Pretendo adotar um gatinho, mas quais são os primeiros passos?

Nunca tive gatos, portanto não sei como cuidar de um. Queria adotar, mas não faço ideia do que devo fazer primeiro. Não tenho muita grana pra gastar com veterinário, no máx. com uma vacina. E caixa de areia, como funciona? Falem-me TUDO sobre os gatos. Onde ele dorme, o que come, como cuidar da limpeza dos pelos, como fazê-lo ficar em casa/não deixar ele ir pra rua, enfim. ME AJUDEM.

Vale pontos, amores.

Bjus.

Comments

  • Bom, você pediu por uma resposta completa. Comecei a escrever aqui e, quando eu fui enviar, não deu porque era muito comprida. Coloquei a resposta inteira nesse endereço: http://bit.ly/lXilqb ;D

  • Acho que questão de grana não é o problema, pois existem pessoas que pegam os gatos na rua e cuidam bem deles até que outas possam adotá-los. Eles te darão toda a informação do que fazer e se preciso tem veterinários que fazem serviço de graça. Existe em Campinas a AAAC, Associação dos Animais Abandonados de Campinas que cuidam de mais de 600 gatos e 2000 cachorros. Eles tem convênio com veterinários que inclusive castram os animais de graça. Não sei onde vc mora, mas provavelmente deve ter uma Associação que cuida dos animais aí por perto.

    Abraços

  • De fato, se a adoçao for uma opçao, so adote se tiver condiçoes para manter o bicho.

    As vezes sao eles que nos adotam e ai temos que dar um jeito da melhor forma possivel, mas posso te gararantir que e bem dificil e estressante( nao pelo gato, pela falta de verba)

    Com pouco dinheiro,se voce gosta de animais pode ajudar sendo voluntario/a em alguma ong ( de quebra voce aprende com eles) ou doando raçao ou outras coisas para locais e pessoas que precisam

  • Primeiro, se vc mal tem grana pra uma vacina o que vc fará o dia que ele tiver uma diarreia? E se um dia ele cai do telhado e volta com um olho pra fora, o que vc fará? Lamento, mas creio que ter um animal de estimação, seja ele qual for é preciso ter preparo e dinheiro, assim como seu pai, sua mae as vzs precisam de um atendimento medico o gato tambem pode precisar e se vc nao tiver vai deixar ele morrer de dor? Vai abandoná-lo?

    No mais é muito simples, ele logo aprender a usar a caixa de areia, deixe que ele coma e aguarde uns 15 minutos e coloque ele na caixinha, ele ja saberá o que fazer. Ração de qualidade, de a medida correta de acordo com o peso, pq depois que ele fica obeso é dificil faze-lo perder peso. Compre ou faça brinquedos, gatos precisam de exercicio. Deixe tb varios potinhos de agua pela casa, gatos tem muitos problemas urinarios e estimula-los a beber agua ajuda a evitar esses problemas. Dar comida de lata/envelope tb ajuda a manter a hidratação do animal.

    Sao tres vacinas a partir do primeiro mes e uma anual. Tem muito mais, mas acho que isso ta bom de inicio...

  • Os primeiros cuidados são com a alimentação do animal.

    ................................................................................................................

    ALIMENTAÇÃO:

    Para você não ficar em dúvidas, vá pessoalmente a um veterinário e tire suas dúvidas, perguntando que marca de RAÇÃO eles recomendam. É a melhor coisa a fazer.

    *Quantidade:

    A melhor coisa a fazer é distribuir o número de refeições durante o dia. "Quanto mais refeições, melhor, mas em quantidades bem pequenas".

    Obs: A melhor marca de ração, segundo as várias pessoas e veterinários que conheço é a ROYAL CANIN ( custa cerca de R$20,00 o pacote de 1Kg).

    Tem trambém outras marcas muito boas, como a Proplan.

    Os meus comem a Golden

    **Cuidado!!!

    As mais baratos possuem muito MAGNÉSIO e outros minerais que não são bem sintetizados e acabam contribuindo para a formação dos cálculos.

    As mais caros possuem pouco ou nem possuem MAGNÉSIO, por isso auxiliam no PH urinário do gato, da pelagem e algumas até contribuem para uma melhor digestão, auxiliando também para evitar o '' vômito de bolas-de-pêlos ".

    O que acontece é que realmente qualquer ração que for mal administrada pode aumentar o risco da ocorrência de CÁLCULOS RENAIS, principalmente nos MACHOS.

    Mas nunca se esqueça de que o fabricante vai querer EMPURRAR sua marca de qualquer jeito.

    Outra coisa que poucas pessoas sabem é que nenhuma ração, ""nenhuma mesmo"" substitui a CARNE na alimentação de um felino.

    Só a carne tem todos os nutrientes sob medida, pois é o alimento natural de todo felino, rico em PROTEÍNA e na medida certa, possui minerais na medida certa, o que não acontece com as rações, que sempre possui muito mais minerais, se comparado à CARNE.

    Outra vantagem da carne é que ela já é HIDRATADA naturalmente, pois a maior porcentagem da carne é a ÁGUA.

    Essas rações enlatadas geralmente possuem conservantes, o que também podem contribuir para o mal funcionamento dos RINS.

    UMA DICA:

    Eu compro a Golden naquele pacote de 10,1kg e sai por R76,00, ou seja, o Kg sai por menos de R$10,00. Quanto maior o pacote, menor será o preço final do produto.

    ...............................................................................................................

    HIGIENE:

    1-Bandejas de Granulado (Caixas de areia):

    O ideal é se ter 2 caixas de areia para cada animal

    Veja este vídeo e tire outras dúvidas:

    http://www.youtube.com/watch?v=kbYKR08zKTA&feature...

    Veja mais dicas nessa outra questão:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak...

    2-Banho:

    Raramente há necessidade de dar banhos em gatos

    As excessões é quando aparecem doenças de pele ou antes de aplicação de produtos para doenças de pele ou parasitas como pulgas e carrapatos.

    .................................................................................................

    ÁGUA:

    Não se esqueça da água: quanto mais vasilhas cheias e espalhadas pela casa melhor.

    A água deve ser trocada diariamente.

    ............................................................................................................

    SEGURANÇA e/ou RESPONSABILIDADE:

    Tanto macho quanto fêmea sai à noite, desde que você deixe que saia, mas eu não me arrisco a soltar os meus, pois sei que os riscos são intermináveis:

    -atropelamento

    -envenenamento

    -doenças

    -pulgas

    -verminoses

    -desaparecimentos

    -ferimentos

    -crias indesejadas, etc.

    Para que isto não aconteça, compre tela e deixe seu gato seguro. Veja algumas dicas

    http://mopibichos.sites.uol.com.br/modelosdetela.h...

    .............................................................................................

    CASTRAÇÃO/ESTERILIZAÇÃO:

    Cuidado!!!

    Outra coisa que contribui para o acúmulo de cálculos nos rins dos gatos MACHOS é a castração.

    Uma vez eu fui num veterinário e perguntei o preço da cirurgia e o veterinário me chamou num canto e me disse para eu pensar bem, pois a castração favorece o acúmulo de cálculos nos gatos MACHOS.

    Com a castração os gatos machos se aliviam menos e isso também contribui para a retenção da urina, um dos principais fatores que contribuem para doenças do trato urinário, com o a SUF(http://www.saudeanimal.com.br/artigo2.htm ).

    Por isso eu recomendo que se evite a castração de gatos, principalmente se for macho.

    ***Lembre-se: Esterilização apenas em último caso

    .................................................................................................

    Para mais dúvidas, veja isto também:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ap...

    Boa sorte com o seu gato.

  • SE VOCÊ JÁ ESTÁ DIZENDO QUE NÃO TEM GRANA PARA CUIDAR CORRETAMENTE ENTÃO É BOM NEM PEGAR O COITADO...

    ANIMAIS DEPENDEM DA GENTE PARA COMER, VIVER E TER SAUDE...

    SE PRETENDE TER UM GATO E DAR AQUELAS RAÇÕES BEM PORCARIA, DE 2,00 O KILO... NEM PEGUE!!!

    GATOS PRECISAM DE BOAS RAÇÕES, VERMIFUGOS A CADA 4 MESES, GRANULADO SANITÁRIO TROCADO E LIMPO DIARIAMENTE, ÁGUA FILTRADA E FRESCA 2 X POR DIA, VACINAS ANUAIS, E ISSO SE DER A SORTE DELE NUNCA FICAR DOENTE E PRECISAR DE VETERINARIOS...

    PENSE MELHOR E VEJA SE REALMENTE VC TEM CONDIÇÕES DE TER UM ANIMAL AGORA...

  • voce tem que ter cuidado com os gatos alem de meio bravos eles dependem de mto carinho e afeto

    o gato quando chega a sua casa ele fica meio arisco e com medo por causa da casa nova,mais com um tempo ele se acostuma

    se vc nao ser carinho para ele ele pode ficar mto bravo e pode arranhar sua familia e ate pode ir em bora

    nao esqueça de vacinar ele (incluindo vacina pra raiva)se for femea e vc nao quiser que ela tenha filhotes,depois do 6 meses de idade vc podera opera-la,ou vc podera vacina-la com uma vacina que dura 3 meses para ela nao engravidar

    tome conta do seu gato nao deixe ele sair para a rua pq as pessoas podem dar comida com veneno ah ele

    de comida ah ele 3 veses ao dia(cafe da manha,almoço,jantar)

    o resto vc vai saber sozinha

    nao esqueça de dar mto carinho ah ele ^^

  • oiiiii,apesar de ter so 11 anos quando era menor cheguei a ter 22 gatos. o primeiro passo e você escolher se vai querer ter um gato adotado ou comprado em um pet shop (a minha é adotada) você mora em apartamento ou casa? se você morar em casa pode deixar ele sair um pouquinho mais se você mora em apartamento não deixeo sair em questão da caixa de areia ele precisa ser acostumado desde pequenininho a coleira também,existem uns exprei que você passa aonde quer que seu gato não faça xi xi no começo eu usei isso com a minha gata se você tiver outros bichos de estimarão cuidado eles podem sentir ciúmes de atenção a eles também minha gata chama lilica e tem 7 anos seguindo as dicas seu gato vai ser feliz você também pode comprar brinquedos,caminhas,roupinhas e acessórios para o seu gato mais acostume ele desde pequeno BJ

  • primeiro vc tem que dar ração a ele, e agua nunca de leite pois o coco dele sai molho dar bastante carinho que assim de mostra que vc a ama muito! e na questão da Área existe uma área especifica para gatos vc compra ela coloca em um lugar baixo que ele possa subir e coloque seu gato(a) em cima da área !

    Sempre coloque os dedos em cima da orelha de seu gato(a) para ver se ele esta com frio se estiver gelada ele esta com hiportemia é so agasalhar bem ele que já vai ter passado lembre-se não prenda seu gato no meio das cobertas !

    os gatos gosta muito de brincar com bolas por exemplo amostra uma bola para ele e ele corre atras para morde !

  • Eu tenho que concordar com a Kitty...se vc não tem grana é melhor não ter bicho. Porque querendo ou não, ele adoece, se machuca. Gatos tem com frequencia problemas urinarios, então algumas rações não são indicadas. Se o vet indicar a melhor ração que custa 58 reais e vem 1,8 quilos vc pode comprar??

    Tenho duas gatas adotadas, ambas tiveram insuficiencia renal, comem ração cara e fazem ultrassom semestral. Isso sai caro mas elas vivem bem, felizes e pulando pela casa..

    Só adote se puder dispor de pelo menos 100 reais por mes com seu gatinho. Menos do que isso vc não tem como arcar com uma emergencia..

Sign In or Register to comment.