Será que posso estar com Câncer Intestinal?
Bom, primeiramente quero dizer que tenho 15 anos de idade. (Faço 16 em Outubro).
Nunca fui de evacuar 1 vez por dia.. meu intestino nunca funcionou como um reloginho.. Sempre ia dia sim, dia não.. as vezes de 2 em 2 dias e minhas fezes sempre saíram normais.. Sempre consistentes.. nunca fui de beber muita água também.
Mas aí, de Fevereiro (2009) pra cá (Aproximadamente na última semana do mês), vim notando certas irregularidades com meu sistema digestivo... Fiquei uma semana sem evacuar do nada e resolvi ler algumas coisas na internet para me ajudar. Li sobre intestino preso, preguiçoso até que achei um artigo falando sobre Câncer Intestinal, que desconhecia antes.. e fui buscando mais notícias sobre a doença... Li os sintomas e comecei a ficar preocupado...
No começo eu estava, além de ficar sem evacuar por 1 semana, com uma sensação de que o estômago estava cheio mesmo sem comer nada, dores na barriga e etc... Passei a tomar Activia mas não adiantou muito.. eu ficava sempre indo ao banheiro de vez em quando pra ver se fazia alguma coisa... e nas raras vezes que eu conseguia.. As fezes saíam pastosas, as vezes saia como fosse diarréia, e com uma bolinhas ao redor... Resolvi procurar os médicos que tratavam do problema..
Fui ao Gastroenterologista, e contei tudo que estava acontecendo...
Na primeira vez, a médica disse que não era nada demais, disse para eu beber mais água, comer mais fibras, continuar com o Activia e chegou a passar até um supositório.
Alguns sintomas passaram, os que ainda me preocupavam era o habito do intestino que nao estava funcionando normalmente.. eu não estava mais sentindo vontade de evacuar.. e quando eu ia no banheiro pra ver se saía alguma coisa, as fezes continuavam saindo com bolinhas em volta.
Fui ao gastro pela segunda vez, contei tudo isso e ele me passou um exame de sangue (não me lembro qual era, mas acho que tinha a ver com intestino, é claro).
(Abril) Fui com o resultado dos exames de sangue e ele me disse que estava tudo normal, e como a médica disse, ele falou pra eu não me preocupar pq não era nada demais.. E me passou um exame de fezes para ter certeza de que não era nada.
Mas até agora não fiz o exame.. e o único problema que está me deixando preocupado é o fato do meu intestino não estar mais dando o "alerta" da hora de evacuar. Não sei se vocês me entendem, mas o intestino dá um "aviso" dizendo a hora que devemos ir ao banheiro.. Pois é, meu intestino não está mas dando esse alerta.. como se estivesse parado de funcionar... Estou pra fazer o exame de fezes ainda.
Gostaria que algum gastro aqui ou clínico, enfermeiros etc.. ou alguém que ja teve esse problema ou parentes que ja tiverem pudessem responder três perguntas..
O exame de fezes pode detectar alguma coisa relacionada com o câncer? E na minha idade já posso ter esse tipo de problema? E o que pode ser isso que eu tenho? Obrigado... Vocês vão tirar um peso das minhas costas respondendo isso e me dando dicas..
Update:Mais uma coisa.. O Gastroenterologista disse que não era preciso que eu fizesse uma coloscopia, pois o exame era "pesado" demais pra um garoto da minha idade.
Comments
Vá a outro gastro porque exame de sangue ou de fezes não dá para ver totalmente o que você tem. Só a coloscopia que você faz dormindo, e que não tem nada de pesado porque é um exame rápido e indolor, dá para ver através de uma microcâmera tudo o que você tem no intestino e no reto. Mas existem outras doenças neurológicas que afetam o intestino também. Mas não desista, se está te encomodando, tem que descobrir a causa. Realmente você é muito novinho para ter câncer de intestino, mas tem que ver o que é. Abraços.
Se vc quer ficar livre da dúvida converse com o médico, ele pode pedir um exame de sangue para ver se ter células cancerÃgenas.
Provavelmente é outra coisa, e com o exame q vc irá fazer agora eles acham a resposta.
Fique calmo, e esta história de que o intestino não dá sinal é pq é preguiçoso, continue tomando o iogurte, há outras coisas que vc pode fazer tb como comer fibras.
Bjs
Para um garoto de quinze anos digitar palavras dificeis e um ótimo texto como este,para mim é um fenômeno.Você deveria de ser escritor,estou te mandando um link,talvez lhe seja útil. abraços.