Religião é crença, instituição ou sentimento?

Aos q responderem com a classica resposta decorada- RELIGIÃO É RELIGARE - favor explicar o significado e exemplificar.

Lembrte-se q estamos tratando de estabelecer um conceito para religião. Para tal pode servir um sinõnimo. No entanto, dizer simplesmente q religião é religare, em nada explica.

Comments

  • Amigo,

    Vejo a religião como instituição e também como filosofia pela qual expressamos a religiosidade humana.

    Considere a religião como o cristianismo, p.e. É um patrimônio da humanidade.

    As instituições religiosas organizam-se em torno desta idéia, neste caso pode ser ou ter contornos de uma instituição particular como o caso clássico do Reino Universal de Edir (digo) de deus.

    Quanto a religiosidade ela pode existir invidividualmente, sem necessidade da adesão a uma instituição.Neste caso trata-se da vivência, do cultivo próprio de quem valoriza o ser humano como seu próximo e alimenta a idéia de que sua essência é um espírito e vive com o pensamento da eternidade.

    A religiosidade faz parte das idéias inatas (congênita) que pode evoluir para uma crença ou descrença conforme a cultura ou as experiências religiosas de cada um.

  • Religião é religare.

    Heuiaheiuaheiauehai. Eu sou má.

    Acho que religião é o nome de determinada crença que é compartilhada por muitos. Como há o islamismo, o cristianismo e o judaísmo. No entanto, é possível ter uma crença sem haver uma religião - embora não o contrário. Como os deístas, e budistas, que eu diria que possuem uma filosofia e uma crença, mas não uma religião.

    Instituição seria a Igreja, como a cristã do Vaticano, ou aquela do "padre que eu não lembro o nome mas muita gente do YR fala que rouba dos crentes".

    O sentimento é a fé, que é necessária à crença, que é necessária à religião. Nesse caso não estou contando aqueles que frequentam alguma igreja, mas não acreditam (nem sei se existe alguém assim).

  • Religião é Consolo para os Tolos; Desfalque para os Incautos e Enrriquecimento para os Velhacos.

    Vida longa & próspera !

    http://thesoundcheck.files.wordpress.com/2009/05/s...

    \\//_

  • Religião é crer em Deus principalmente e nas coisas que o soberano criou como o amor, a fé, a respeitar as pessoas e ao meio ambiente com os seus seres vivos. Tem lugar para todos.

  • instituição...

  • Não, é doidice mesmo.

  • Religare vem do latim "re-ligare", que significa "ligar com", “ligar novamente”, restabelecer a ligação perdida com o mundo que nos cerca ou com o nosso interior.

    Pra mim religião só atrapalha.

    Religião = política

  • É empreendimento.

  • Religião é Jesus Cristo.

Sign In or Register to comment.