Falta de ventilação no CPU pode causar travadas em jogos online?
Bom,troquei o estabilizador do meu PC há alguns dias,e quando liguei o PC pela primeira vez depois disso,descobri que havia um erro na ventilação no CPU,apareceu na tela "CPU Fan error",mesmo assim continuei e liguei o meu PC,e quando fui entrar em um jogo,descobri que ele estava travado demais,os fps(frames per second)não passavam de 30,(no meu pc,eles sempre chegam a 60 até 100)e depois de um tempo jogando,o meu PC desligou.Liguei ele de novo e o que apareceu na tela foi " CPU Over Temperature Error".
Me ajude quem puder,preciso de informações
Comments
parece superaquecimento, parece claro isso. acontece quando o pc usa o processador intensamente, o cooler nao consegue resfria-lo e assim o pc desliga para evitar maiores danos.
o ideal se tiver conhecimento é abrir o pc e ver como esta o cooler. se esta funcionando quando o pc é ligado, se esta sujo (normalmente esse é o problema, cooler entupido de poeira), pode ser a pasta termica do processador que esta ressecada tendo assim que troca-la.
para saber se é a temperatura, o ideal é monitora-la e saber se, quando o pc desliga, ela esta alta. tem varios programas na internet que vc pode baixar e monitorar.
alguns processadores aguentam em uso intenso até 90º sem ter danos, outros 80º. vc pode pesquisa tbm na net sobre isso, só pegar o modelo do seu processador. diria que processador em uso intenso, como jogos por exemplo, batendo 80º ou picos de 90º graus são até aceitaveis. mas em uso cotidiano nunca.