Como é a linguagem literária da modernidade?

Importante relacionar as modernidades estética e social

Update:

Eu não quiz dizer modernidade como atualidade, eu, na verdade, quiz dizer MODERNIDADE como MODERNISMO, fase literária.

Desculpe se não me fiz entender direito

Comments

• LINGUAGEM COLOQUIAL

A linguagem da modernidade tanto na estética quanto na vida social apresenta um anticonvencionalismo temático, e inovação dos conteúdos que encontra correspondência tb nesta linguagem. Além das inovações técnicas, a linguagem torna-se coloquial, espontânea, mesclando expressões da língua culta com termos populares, o estilo elevado com o estilo vulgar. Há uma forte aproximação com a fala, isto é, com a oralidade. Assim, liberto da escrita nobre, o artista volta-se para uma forma prosaica de dizer, feita de palavras simples e que, inclusive, admite erros gramaticais, conforme Oswald de Andrade preconiza no Manifesto da Poesia Pau Brasil, de 1824:

A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros.

Ele próprio ironiza esta questão em Vício na fala:

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

Também Manuel Bandeira admite a contribuição da linguagem popular:

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros

Vinha da boca do povo na língua errada do povo

Língua certa do povo

Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil (...)

Todas as palavras são permitidas. Vinicius de Moraes, em dado poema, chama a mulher amada de "grandessíssima filha de uma vaca". Do mesmo Vinícius, quem não lembra Poema enjoadinho:

Filhos...Filhos?

Melhor não tê-los!

Mas se não temos

Como sabê-lo

Se não os temos

Que de consulta

Quando silêncio

Como os queremos! (...)

E então começa

a aporrinhação

cocô está branco

cocô está preto

Bebeu amoníaco

Comeu botão

Filhos? Filhos

melhor não tê-los (...)

Filhos são o demo

Melhor não tê-los

Mas se não os temos

Como sabê-lo? (...)

• A linguagem de hoje procura usar palavras simples e objetivas, de forma que até as pessoas menos estudadas compreendam o conteúdo (antigamente, os livros eram para as restritas elites de nobres, sacerdotes e escribas).

Há o jogo de palavras, mas não como antigamente, que a linguagem era mais rebuscada e regrada. A linguagem de hoje está mais livre e "solta".

Os autores procuram se expressar de modo claro e objetivo, fazendo a linguagem escrita aproximar-se da falada, e, geralmente, desejam denunciar a realidade como ela é, nua e crua. A escrita atual não se destina apenas a um reduzido grupo.

Sign In or Register to comment.