FÍSICA URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!?

Oi gente, então... o meu prof de física me passou um seminario sobre a Gaiola de Faraday pra terça e eu ñ conseguir entender o q é isso. Será q vcs poderiam me ajudar com isso? Ele quer q eu explique sobre essa gaiola de faraday com os seguintes topicos:

*Tempestade (Raio e trovão)

*Tensão elétrica

*Corrente elétrica

*Capacitores.

Sera q vcs poderiam me dizer o q foi cada um desses pelo amor de Deus? Dou 5 estrelas pra qm ajudar!

Comments

• Rafael, bom dia

Vou falar de forma básica mas completa, ok

Raio: Descarga elétrica atmosférica originada pelo excesso de elétrons que geralmente escoam para a terra. Sua tensão pode alcançar a centenas de milhares de volts.

Trovão: Onda de choque causada pela alta temperatura provocada pelo raio, atravessando o ar ionizado.

Tensão elétrica: É a força que impulsiona os elétrons observado na diferença de potencial entre dois corpos, dada em Volts.

Corrente elétrica: É a quantidade de elétrons que atravessam a área transversal de um condutor em uma unidade de tempo. 1 Ampère é aproximadamente 6,29 x 10^19 elétrons que atravessam um condutor em um espaço de tempo de 1 segundo.

Capacitores: É um dispositivo capaz de armazenar energia elétrica, onde suas placas é energizada negativamente e a outra, positivamente, observando o efeito de que cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem.

Gaiola de Faraday: É um dispositivo metálico, mais parecido com uma gaiola, capaz de bloquear os efeitos elétricos causados por descargas elétricas. O fato é que funciona como um aterramento, blindando eletricamente qualquer objeto/matéria que esteja em seu interior.

Resistência do ar ionizado: São necessários 10KV para romper a resistência elétrica de 1 cm de ar ionizado. Calcule agora qual a descarga elétrica de um raio originado de uma núvem dista 1 quilômetro de altura:

1 Km = 1000 metros = 100000 centímetros...

100000 x 10Kv = 1000000000 Volts... Ou seja, 1 bilhão de volts!!!

Forte abraço

• Bom,raio e trovão são fenômenos naturais que ocorre constantemente pelo mundo,basicamente energia solta.

O raio é eletricidade pura que gotículas de gelo nas nuvens acabam se batendo adquerido cargas e mais cargas,até que uma hora,a carga fica tão grande que a resistência do ar a eletricidade,se rompe,normalmente é mais fácil pelo motivo das nuvens deixarem o ar mais humido com isso diminuindo a resistência do ar a eletricidade,fazendo com que o raio saia da nuvem.

O Trovão é apenas a rápida expansão do ar,sendo ouvido apos o relâmpago,pois a energia do relâmpago é mais rápido que a velocidade do som.

Tensão é a voltagem da energia,ou seja a ddp,a diferença de potencial.

Corrente elétrica é a intensidade que a corrente elétrica possui.

Capacitores,são responsáveis por armazenar energias,também servindo como "interruptores" nos postes,quando ocorre algum dano na fiação.

Ja essa gaiola,é simplesmente um condutor que rodeia você,onde é constituída por material que é formado por elétrons que se desprendão mais facilmente do seu núcleo próton.

Basicamente ela é constituída por metal,que como disse tem mais elétrons soltos,por isso assim que uma descarga elétrica for lançada em você,a descarga ira toda para o metal,pois tem mais elétrons soltos la e também nossos corpos são mais resistentes a eletricidade,protegendo o então da descarga elétrica.

Essa gaiola ai,é usada em talvez 100% dos aviões modernos de hoje.

É muito eficaz.

Pense na gaiola como um para raios,

Espero ter ajudado com algo,Abraços o/

Sign In or Register to comment.