Quantos kg de N-P2O5-K2O tem no adubo 10-30-12?
Quantos kg de N-P2O5-K20 tem um adubo formulado 10-30-12, contendo MAP(10%N e 50%P2O5), Sulfato de Amônio(20% N) e Cloreto de potássio (60% K20).
Não consegui calcular aqui...
Aproveitando a questão, a maior proporção que existe de adubos formulados é 30? Tipo, 30-30-30 é o adubo mais ''carregado'' que existe?
Outra pergunta; Existe formulação de adubo onde fecha a porcentagem dos elementos, não necessitando de enchimento com material inertil para completar a porcentagem?
Agradeço,
Abraços.
Update:A principio no 10-30-12 tem 10% de N, 30% de P2O5 e 12% de K20, mas quantos Kg de MAP, Sulfato de Amonio e Cloreto de potássio, tem nesse adubo?
A minha grande dúvida em relação a pergunta é sobre a proporção de nitrogênio, pois este vem de 2 fontes nesse caso; do MAP (que também é fonte de P2O5) e do Sulfato de amônio...
Fazendo a regra de três não dá pra chegar a um resultado correto, não fecha, somente no caso do K20, que como está sozinho, fornecendo somente K20 (1 fonte), dá certo, ou seja;
100kg de cloreto de potássio ----- 60%K20
X------12% do formulado
X=20kg de KCl no adubo (ou 12kg de K20)
Porém se fizer esse calculo para os outros elementos, não dá certo...
Comments
Bom, o que o Jean disse eu não sabia, mas acho que esta certo. Não sei o quanto maximo um adubo pode ser carregado, mas sei que o minimo permitido dever ser a soma dos valores NPK maior ou igual a 24. Por exemplo, um 2-10-10 não pode ser comercializado, pois a soma dá 22. Já se for 4-10-10 pode, pois a soma dá 24.
Sobre a sua terceira pergunta, dá pra descobrir com regra de tres:
a quantidade de cloreto você já descobriu.
100kg de cloreto de potássio ----- 60%K20
X------12% do formulado
X=20kg de KCl no adubo (ou 12kg de K20)
veja as outras:
MAP
100kg de MAP--------50% de P2O5
X----------------------------30% que tem no formulado
X=60 kg de MAP
100kg de MAP------10% de N
60kg de MAP--------X
X=6% de N em 60 kg de MAP
até aqui voce ja descobriu que de 100kg de formulado tem 20kg de KCl + 60kg de MAP com os 30% de P + 6% de nitrogenio, então voce tem 80kg de formulado, falta 20 e voce precisa de 4% de N que falta, OK?
Este 4% de N é suprido completando os 20kg do formulado que falta com sulfato de amonio:
100kg de sulfato-----20% de N
X---------------------------4%
X=20kg de sulfato de amonio
Resultado final
60kg de MAP-----30% de P + 6% de N
20kg de KCl-------12% de K
20kg de sulfato---4% de N
Total: 100kg de formulado com 10-30-12
Este formulado é um dos casos onde não necessita de enchimento, como voce perguntou, por isso o calculo é um pouquinho mais complicado.
A princípio tem 10 kg de nitrogênio, 30 kg de fósforo e 12 kg de potássio, dependendo do processo utilizado.
Não existe uma "formulação máxima" para o adubo químico. Tem alguns com esses números bem alto, como o super-simples, por exemplo, que tem 60 pontos.
Em relação a outra pergunta, para se ter 100% de um componente do adubo o material deve ser totalmente puro. É praticamente a rocha intacta. Não se comercializa este tipo de adubo por que a capacidade de dissolução é menor e o adubo tem que passar por vários processos químicos para receber o micro-nutrientes.
Espero ter ajudado.