sobre xerox de documentos do imóvel na mão do corretor?

Gente, temos um imóvel a vender com herdeiros. Um dos herdeiros me apresentou a um corretor autônomo e me pediu para ficar com cópias da escritura, cópia do iptu, e nada consta do cartório que registrou o imóvel na época. Como eu sou meeiro e também herdeiro, estou com medo que este meu irmão junto com o corretor, altere ou falsifique no cartório dados do registro, ou proceda de maneira irregular nesta possível venda. A minha pergunta é! É NORMALO CORRETOR PEDIR TAIS DOCUMENTOS PARA VENDER UM IMÓVEL? Preciso desta resposta urgente, pois ainda não assinei nada, e sou o inventariante, a partilha já saiu, mas ainda não foi registrada em cartório. antecipadamente, obrigado

Comments

  • Boa tarde, olha pode tirar essas suas duvidas da sua cabeça, não tem como falsificar nada, disso que voce está preocupado, qualquer corretor pode ter esses documento em mão, inclusive pode entregar até propria escritura original que ele não terá como fazer nada, nem voce pra vender com a escritura na mão voce não consegue vender, tem que tirar um certidão atualizada pra vender, pois bem voltando não precise se preocupar com isso, caso precise de maiores informação estou a disposição, pode entrar no meu site http://www.patrickeleandro.com/ Imóveis a venda em Goiania, entre e pegue meu telefone se voce quizer, obrigado!

  • Ola, se voce fosse adquirir um imovel atraves de um corretor ou mesmo direto com o proprietario, voce gostaria de ver ou nao a documentacao do imovel e do proprietario? Pois bem, essas copias sao para provar junto ao propenso comprador a origem e situacao juridica do imovel, nao precisa ficar com medo, essa e uma pratica normal nesse ramo, mesmo porque, sem a assinatura dos herdeiros e proprietarios, na se realiza neunhum tipo de transacao no imovel, abracos e boa sorte.

  • Orizobel, Vamos por artes:

    Sim, é normal o corretor pedir tais documentos, verificar e em alguns casos acaba devolvendo e em utros precisa deles a todo momento ( ainda mais q eh inventario) Eu mesma tenho varios documentos comigo e nem por isso tenho como passar a propriedade p o meu nome.

    Mesmo q seu irmao e este corretor (se é corretor mesmo, com numero de CRECI) quizessem fazer alguma coisa, tb nãopoderiam, é VC o inventariante, ou seja , responde por tudo e todos e sem vc fica dificil qq coisa, mesmo q a partilha ainda não esteja registrada em cartório, qualquer pessoa q puxe o nome do espolio vai achar o inventario...

    Vc é inventariante, meeiro e heerdeiro? Se é meeiro, é por q já era dono de 50 % antes do falecimento de alguem, portanto mais um motivo p nao se preocupar (mesmo com as bobagens q disseram acima) afinal vc TB consta na ecsritura como dono (por isso é meeiro)

    É o inventariante? - É vc q presta contas oprtanto mais uma vez está seguro.

    Engraçado é vc desconfiar do corretor e não desconfiar do irmaozinho/herdeiro...Por q o profissional é q estaria com más intenções e nao VCS? (so penso mal de algo, quando isso tb passa pela minha cabeça, ne?)

    Enfim, faça avaliação, contate outros coretores inclusive dando as condições do imovel e boa venda.

  • Não vejo problema algum no fato do Corretor lhe pedir cópias dos documentos. Sem falar que ele NADA poderá fazer contra você.

  • Cópias simples não tem valor em cartório se você for herdeiro somente com procuração publica ou sua assinatura com firma reconhecida, eles poderiam vender o imoveis dizendo que você concorda, se tem tantas duvidas consulte um corretor de sua confiança em sigilo qualquer coisa não venda este imovel até saber se foi bom para todas as partes.Ok

  • As copias solicitadas são apenas para certificar-se de que o imóvel encontra-se em situação legal. Não precisa ficar com o corretor após ele anotar os dados que precisa.

    Se a sua dúvida é tão grande assim quanto a honestidade de ambos, procure outro corretor. Ligue para uma imobiliária e diga da sua intenção de vender o imóvel aproveitando para perguntar o que é necessário para efetuar a venda.

  • registre o mais rapido possivel o inventario e não assine nada que não tenha certeza do que faz.junto ao registro de imoveis é muito dificil

    ocorrer uma falsificação.

  • Não é nem um pouco normal, muito cuidado com a intenção deles. Claro que apenas com as cópias, legamente eles não podem fazer nada com relação a sua propriedade. Mas muita coisa ilegal acontece "por baixo dos panos" nesse país, e nesse caso você teria que abrir um processo e passar por toda aquela dor de cabeça. O melhor mesmo é evitar tudo isso.

Sign In or Register to comment.