Como é definida por Karl Marx o estado?
Pessoa tenho q entrega um trabalho q contem algumas pergunta e a punica q eu nao axo é essa..
Alguem pode me ajudar???
Agradeço desde jah!!!
Pessoa tenho q entrega um trabalho q contem algumas pergunta e a punica q eu nao axo é essa..
Alguem pode me ajudar???
Agradeço desde jah!!!
Comments
Marx entendia o Estado Burguês como uma instituição a serviço da classe dominante, ou seja, a burguesia. O Estado gerado pelo modo de produção capitalista visa, na teoria de Marx, validar a exploração da mais-valia "legalmente" e manter a lei de propriedade privada. Para isso, conta com aparatos de diversos tipos, como a política, os tribunais e as forças da repressão, como o exército e as polícias. Portanto, tendo isso em mente, Marx quer dizer com o trecho que o Estado é uma instituição a serviço da burguesia, para manter, validar e proteger seus interesses, que nada mais são que o lucro, a propriedade e a exploração do trabalho assalariado
Uma vez que o Estado é a forma, no interior da qual os indivÃduos de uma classe dominante fazem prevalecer seus interesses comuns e toda a sociedade burguesa de uma época se reune, resulta que todas as instituições comuns são intermediadas pelo Estado, adquirindo uma forma polÃtica. Daà decorre a ilusão de que a lei se basearia na vontade e, com efeito, na vontade livre, destacada de sua base real. De modo semelhante, reduz-se, então, novamente o Direito à lei.
O Estado é uma relação definida, mantida entre homens, uma relação de dominação e subordinação, uma relação mantida entre classes.
Marx concebia o Estado como uma expressão polÃtica de uma categoria socio-econômica : a sociedade de classes.
O Estado surge como sendo o resultado da divisão da sociedade em classes e, tal quais as classes, é filho legÃtimo do desenvolvimento econômico da sociedade.
O Estado não é nem um "filho ilegÃtimo" nem uma entidade, imposta sobre a sociedade, a partir de "fora".
Não é nem um reflexo, nem uma realização de uma razão, nem tampouco uma idéia moral : é um reflexo e uma realização de uma sociedade de classes.
Possui uma natureza de classe.
Sendo um produto da sociedade de classe, o Estado é a sua organização.