O homem também é capaz de criar?

Convenhamos que tudo isso é difícil de ser compreendido e nos deixa realmente confusos. Mais difícil ainda é admitir a possibilidade de se criar vida artificial, com a capacidade de auto-sustentação e reprodução. Sempre ouvimos dizer que só Deus é o Criador de tudo. Será que agora precisamos admitir que o homem também seria capaz de criar algo a partir do nada?

Não é bem assim. Em primeiro lugar porque estamos ainda tratando de bactérias, organismos muito simples; e no caso em questão estamos falando de uma bactéria chamada “mycoplasma genitalium”, cujo genoma foi mapeado, estudado e desmontado, para ser recomposto com outras propriedades. Fazendo uma comparação com o mundo da informática se poderia dizer que foi preparado um software (programa) para uma bactéria cumprir uma tarefa específica, mas até aqui ainda não se sabe como ativar este programa. E como observa o professor de engenharia biomédica de Boston Jim Collins, a ciência ainda está longe de entender o que é a vida e o que a comanda.

De qualquer forma, decisivamente nos encontramos hoje numa situação na qual a tecnologia avança a passos largos, bem mais depressa do que as reflexões de cunho jurídico e ético. Ademais, ao mesmo tempo em que olhamos com esperança para o que se denomina medicina molecular e biologia ambiental, capazes de apagar os efeitos desastrosos de pecados anteriores, uma vez mais, e sempre de novo, nos sentimos perplexos. Isso não só porque estas novas criaturas podem “enlouquecer”, mas porque podem ser programadas para enlouquecerem e passarem a agir perversamente.

Como tantos outros inventos anteriores, todas as descobertas vêm carregadas de uma ambivalência radical: tanto podem ser colocadas a serviço da vida, quanto a serviço da morte. Com uma diferença em relação ao passado: fica cada vez mais claro que as clássicas armas representadas por fuzis, metralhadoras, canhões e tanques só servirão para produzir filmes de terror e para ser guardadas em museus. As verdadeiras armas serão invisíveis e bem mais mortíferas. E as infundadas acusações contra Sadam Hussein, de que possuiria terríveis armas biológicas e bacteriológicas irão se transformar em verdades comprovadas: não no pobre e destruído Iraque, mas em milhares de laboratórios espalhados pelo mundo afora, sempre à espera de receber uma única ordem referente à direção para a qual serão encaminhadas. Ninguém vê, ninguém sente, ninguém sente nenhum odor: simplesmente todos morrem sem causas aparentes.

Comments

  • Sim, assim como destruir.

    Convenhamos que o homem DESTRÓI

    muito mais do que CONSTRÓI.

  • Me desculpe a falta de memória, mas alguma celebridade disse: "No mundo nada se cria tudo se copia".

    Eu acredito é nisso, porque se assim não fosse o homem de criatura passaria a criador. E isso não pode ser assim.

  • Do nada o homem não cria, tem que haver algo para manipular.

  • nossa, a teoria da conspiração! adorei o tópico.

    na minha opinião, sim, no início Deus foi o criador de tudo. e, Deus está presente em tudo! Ele tem acompanhado o trabalho dos homens desde os primórdios da medicina, e a sua evolução. quanto à vida gerada em laboratório, eu vejo como uma evolução médica como qualquer outra, especialmente para casais que não podem ter filhos e graças a essa evolução os tem, e os criam com todo o amor. eles crescerem e se virarem à caminhos diversos depende de seu próprio livre arbítrio, e não de onde foram gerados. a criação de deus não está em células, ou em toda a parte científica da coisa... está na alma.

    quanto às armas biológicas esperando uma ordem.. estás fazendo relação com os bebês criados em laboratórios por 'não serem' criação de Deus?

    eu não concordo. acho que deus dá alma à qualquer criatura. seja ela perfeita, seja ela deficiente, seja ela um óvulo fecundado em um laboratório. todos iguais perante Deus, todos com seus livre arbítrios. a tal ordem, pode ser dada por qualquer um, que escolher o caminho errado.

  • se você ver o que meu vizinho maconheiro cria, vai ficar de cabelo em pé

  • Acho tudo isso maravilhoso, sou fascinado pela ciência e suas descobertas apesar de não ter conhecimento, mas o homem pode até tentar, mas criar mesmo eu acredito que só Deus pode fazer. Como sabemos, o conhecimento humano é muito restrito, por exemplo várias doenças ainda são incuráveis e o homem não consegue fazer nada. Muitas vezes na tentativa de resolver problemas cientista honesto acabam criando a maior confusão porque em suas pesquisas ao invés das descobertas

    ser usada para o bem acabam em mãos erradas e viram armas de guerrras.

  • ...claro que é...ele criou umas estórinhas bíblicas que é pra lá de marraquesh...

  • Essa história que Deus criou o mundo do nada, é história para boi dormir.

Sign In or Register to comment.