Como os historiadores conseguem identificar o que é verdade e o que é onirismo nos relatos antigos ?
Por exemplo, quando pegam um texto de "Tácito Suetônio", um "Plínio o Velho", "Platão" etc, como sabem que o que estão relatando no texto é verdade ou onirismo da mente do relatante ?
Pois por exemplo, o relato de Atlântida, de Platão, é tido como onirismo, mas alguns relatos de Plínio, o Velho, são considerados como verdades históricas.
Qual o critério utilizado ?
Comments
Eu só posso dizer/comentar sobre isso quanto aos relatos bíblicos. Mas, talvez o que vou dizer possa lhe auxiliar.
Quando alguém relata algo a imagem no cérebro de cada pessoa é independente. Por exemplo, se eu disser "Eva deu um figo para Adão", existem "n" possibilidades de imaginar uma fruta de formato, cor, tamanho, pedaços, inteiro, com folha, com ramo, tudo diferente. Cada um tem uma imagem no cérebro. E os que conhecem fruta tem o leque de possibilidades aumentado, porque pode ser um figo muito doce, por exemplo com um pingo de mel em sua base, até um figo para fazer doce, etc... E se trata apenas de um tipo de fruta, o figo. Como eu sei que o que Moisés falou e o que Isaías falou são coincidentes, ou seja, da mesma fonte, não são sonhos, invenção ou onirismo como você diz? Pelo simples fato de que a imagem que Moisés tem é a mesma imagem que outro profeta tem do mesmo fruto. Os profetas da bíblia, para seu conhecimento, tinham as mesmas imagens das coisas, tanto a intelectual/celeste como a física/terrestre. Esse é o detalhe. Na verdade o mais importante é a imagem intelectual, a figurada. Por exemplo, quando eles falavam "PEDRA" significava também um princípio, um mandamento. "OUVIR" é entender, "VER" é discernir, "ANDAR" ou os pés, para "raciocinar". As mãos são os teus pensamentos. Essa figuração é igual em todos os profetas bíblicos, de Moisés a Jesus.
Obviamente que existe o "pulo do gato" que permite reconhecer o falso profeta e da qual infelizmente não podemos falar. Todos os que se apresentaram depois de Jesus, de todas as religiões são falsos, mentirosos. Nenhum deles sequer conhece a boa notícia que Jesus deixou no mundo que é "E TODOS SERÃO ENSINADOS POR DEUS".!!
Nenhum relato é tido como verdadeiro se não houverem evidências externas e concordantes.
Sabe, bella....o pace que passei dentro do espiritismo, transformou gradualmente meus conceitos em relação á vida. Hj praticamente, não tenho nenhuma ambição em relação ás obter objetos materiais. Evidentemente que tmb necessito do mínimo para sobreviver, entretanto não fico desesperado tentando alcançar o impossível, como vejo muitos fazendo, chegando ao ponto de desprezar os sagrados vales morais e ainda corrompem sua alma e dignidade, em troca de muito pouco. Cada um é responsável por seus próprios atos e qd ultrapassarmos á fronteira do corpo físico, iremos prestar conta ás potências celestiais de td o que fizemos, em relação a nosso próximo, qd estávamos vivos. Não quero desperdiçar a minha possibility, por isso, o tesouro que tento acumular é justamente de ordem ethical. Somente o conhecimento da verdade, pode liberta-nos, das trevas da ignorância. Bonfindi, bella BRUXO