Olá gente será que vocês podem me ajudar nessas questões de física,por favor?
Ai vão elas...
Q.1- Um projétil é lançado com velocidade Vo formando um ângulo com um plano horizontal,em uma região onde a aceleração da gravidade é g. O projétil atinge a altura h e retorna ao plano horizontal de lançamento, a distância d do ponto em que foi lançado. Pode-se afirmar que:
a) o alcance d será tanto maior quanto maior for o ângulo
b) no ponto de altura h, a velocidade e a aceleração do projétil são nulas.
c) no ponto de altura h, a velocidade do projétil é nula, mas a sua aceleração não o é.
d) no ponto de altura h, a aceleração do projétil é nula, mas a sua velocidade não o é.
e) nenhuma das afirmativas anteriores é correta
Q.2- Um ultraleve mantém a velocidade de 120 Km/h em relação ao ar, estando o nariz apontando para Leste. Sopra vento do Norte para o Sul com velocidade de 90 Km/h. Nessas condições, podemos afirmar que a velocidade do ultraleve em relação a Terra é:
a) 150 Km/h, na direção Sudeste.
b)30 Km/h na direção Leste.
c)210 km/h na direção Sudoeste
d) 50 km/h na direção Nordeste
e) 210 km/h na direção Sudeste
Comments
Q.1
a) Falsa. O alcance é máximo para o ângulo θ = 45°, portanto menor do que o alcance se θ = 60°, por exemplo.
b) Falsa. Na altura máxima a velocidade é a componente Vox = Vo.cosθ e a aceleração tem módulo g.
c) Falsa. A velocidade é a componente Vox = Vo.cosθ.
d) Falsa. A aceleração tem módulo g e a velocidade é Vox = Vo.cosθ.
Alternativa correta: Letra e.
Q.2
Cálculo da velocidade resultante:
V² = 120² + 90²
V² = 14400 + 8100 = 22500
V = √22500
V = 150 km/h
Opção certa, letra a : 150 Km/h, na direção Sudeste.
Para melhor visualização do exercício, veja a figura:
http://www.flickr.com/photos/40735893@N06/37897460...
Q.1 é a b
todo projétil que é lançado para cima, ele fica com velocidade e aceleração nula no seu ponto mais alto para depois descer
xD
e
não tenho certeza sobre a questão 2 mas,
acho que é b também