Quero ficar noivo, preciso tirar umas (muitas) dúvidas, me ajuda?
Bom, obviamente é a primeira vez que penso em noivar e casar, mas uma coisa de cada vez e tenho muitas dúvidas com relação ao noivado.
Sei que o momento que se fica noivo é quando se faz o pedido de casamento e tenho intenção de usar uma aliança de noivado depois comprar outra pro casamento, me falaram tantas coisas que permaneci na dúvida, conforme abaixo:
- Sei que hoje em dia não tem muita regra nem tradição, então:
Eu também quero usar aliança de noivado, mas a dela tem que ser diferente?
Tem um material específico/próprio? (me falaram em prata)
Tem que gravar o nome nas alianças do noivado?
Tenho que programar o casamento logo depois de noivar ou não há essa urgência?
Sei que são muitas perguntas mas é que vai ser especial pra mim e sei que pra ela vai ser mais ainda! Não sou muito de seguir tradição, mas umas dicas são sempre bem vindas.
Obrigado desde já.
Comments
Alianças: pode ser a mesma ou cada um usa um modelo achar melhor.
Material: para noivado tem que ser ouro amarelo, pois vc estará firmando um compromisso para o casamento.
Gravação nas alianças: normalmente se coloca o nome da noiva na aliança do noivo e vice versa, e a data do noivado.
Programação do casamento: o noivado é o ponto de partida para a preparação do casamento, esse tempo que vão usar para comprar os móveis e utensílios da casa, também o casamento e festa. Quando pensar que vai dar tempo já vai estar encima da hora, se programe e se prepare o quanto antes.
Boa sorte!
Que ela venha ter os mesmo ideais e pensamento que vc, pois terá um casamento abençoado.
Obs: Deus não une pessoas, Ele une propósitos.
Oii Mark ;D
Sobre as alianças, você pode usar a mesma do noivado pra casar, senão vai ter muitos gastos e uma aliança de ouro não é barata (a minha foi 2.500). As alianças tanto podem ser iguais como ser diferente, e a maioria das alianças femininas vem com pedrinhas e as masculinas são lisas!! A aliança em prata não é muito comum em noivado, geralmente usam feitas em ouro mesmo, e quanto gravar os nomes pode sim... só a data deixa pra gravar quando vocês forem se casar!!!
E nesse tempo entre o noivado e o casamento é que você vai organizando os preparativos para o grande dia... geralmente esse tempo demora de 3 meses á 1 ano, mas depende de cada um.
E que Deus abençoe vocês nesse momento tão especial em suas vidas...
Bom, como o pessoal aí já deu as dicas do que se faz atualmente, vou falar do tradicional, aí você mistura do jeito que achar melhor pra ficar mais a cara de vocês dois
Tradicionalmente o anel de noivado é feito de ouro branco ou platina, com brilhantes (geralmente um solitário), e deve custar aproximadamente três meses de salário do noivo (é, antigamente o pessoal não dava mole não, rs). Simboliza o amor eterno do noivo pela noiva.
A aliança que os dois usam iguais (em geral de prata) é anterior ao noivado, uma aliança de compromisso (em geral a aliança de cada um tem o nome do outro gravado e a data de início do namoro), usada na mão direita (o anel de noivado é nessa mão também). Depois do noivado, a ideia é que ambos, durante o tempo de preparação para o casamento, escolham juntos as alianças (afinal, os dois vão usar no dedo pra sempre, os dois têm que gostar do modelo, né?). Alguns dias antes do casamento, o noivo grava a data do casamento na aliança (se o civil e o religioso forem em dias diferentes, você grava a data do casamento religioso) e só, sem nomes.
A tradição manda que a família da noiva ofereça um jantar de noivado para comemorar/se integrar com a família do noivo. O noivo pode dar o anel de noivado durante o jantar ou antes disso, num momento íntimo do casal. Nunca depois.
Não é preciso ter uma data nem um prazo específico em mente para o noivado. A partir dessa data, os noivos estão se preparando para casar e isso pode levar mais ou menos tempo. Por outro lado, não dá pra ficar noivo e continuar como se nada tivesse acontecido, algum planejamento mínimo tem que começar a ocorrer, senão nem faz sentido noivar (começar a procurar a casa, pensar numa data, escolher a igreja, etc.) É um marco na vida do casal onde eles demonstram às famílias a maturidade do relacionamento, a intenção de leva-lo adiante com o casamento e começam a se preparar para isso (já podem, inclusive, receber presentes de casamento para a casa - que costumam ficar na casa da noiva enquanto não houver a casa dos dois).
Como eu disse, esse é o tradicional. Você pode pegar algumas ideias dessas (como o jantar de noivado) e adaptar ao gosto de vocês (transformar em uma festa com os amigos), o importante é que seja especial para os dois!
Ah, algumas tradições interessantes:
- A noiva deve usar, no dia do casamento, algo azul, algo antigo, algo novo e algo emprestado, de forma visível (traz boa sorte no casamento).
- Quando vocês estiverem pra voltar da lua-de-mel e começar a vida juntos na casa dos dois, um casal, escolhido por vocês por serem felizes no casamento deles, deve arrumar a cama em que vocês vão dormir (tem que ser no mesmo dia em que vocês vão estreia-la). Garante a felicidade conjugal.
- Tradicionalmente, o pai da noiva paga o casamento e o do noivo a casa. O noivo paga a lua-de-mel e a noiva o enxoval (falei que antigamente a vida não era fácil, rs).
- Deve-se colocar um pouco de açúcar no buquê ou nas luvas da noiva pra que ela seja uma esposa "doce".
É isso, muitas felicidades pra você e sua futura noiva!
Aproveitem pra curtir muito, porque planejar o casamento pode acabar em briga mas pode ser muito divertido também, é só levar com bom humor as diferenças!
Tudo de bom pra vocês!
Primeiro: é bem melhor vc comprar uma aliança bem bonita e depois usa la p o dia do casamento, pois é só trocar de mao,e hj em dia a maioria dos casais fazem isso, pq nao compensa vc ficar comprando aliança de ouro p depois deixar guardada, se depois quando vc for casar e a aliança estiver meio arranhada ou sem brilho é só levar aonde vc comprou q eles limpam e pole a aliança e fica parecendo novinha e linda novamente.
A aliança dela nao tem q ser diferente tem q ser igual a sua, mas tem alguns modelos q a unica diferença é q a da noiva tem uma pedrinha, mas nem sao todos os modelos, dependendo do modelo as alianças sao identicas( eu sou noiva e a minha é igual a do meu noivo).
A aliança de noivado tem q ser de ouro, nao compre de prata, pois de prata é aliança de compromisso.
Sim é sempre bom gravar os nomes, só nao ponha data nehuma, manda por data no dia em q vcs forem se casar.
Ai depende de vc, tem gente q espera um ano p casar outros ficam varios anos noivos, ai depende do seu dinheiro e vontade de casar, tenho uma amiga q esta noiva a 6 anos e ainda nao casou, ela e o noivo estao comprando tudo certinho primeiro p depois nao ter dor de cabeça, estao arrumando a casa deles p quando for casar esta tudo certinho. Espero ter lhe ajudado, boa sorte! (um detalhe quando vc for comprar sua aliança, é melhor vc comprar em loja q ja fabrica as alianças, pois sai bem mais barato)
ishhhh