É normal uma pessoa se sentir assim?
Eu tenho 18 anos e sempre tive um pouco de fobia de me socializar. Quando eu era criança eu preferia brincar sozinho do que brincar em grupo com outras crianças.
Durante o ensino fundamental eu não costumava fazer amizades e tive poucos amigos.
Eu só comecei a me socializar mais e conversar mais durante o ensino médio.
Eu me surpreendi quando eu me vi fazendo amizades com pessoas normais sem elas quererem se afastar de mim por eu ser "estranho demais".
Eu estudei a minha vida toda em escola pública, terminei o ensino médio com 17 anos e já entrei direto numa universidade pública (na ufabc) pra fazer engenharia de materiais.
Eu não tenho mais problemas com essa questão social. Desde que eu entrei na faculdade, praticamente ninguém percebeu nada de estranho no meu comportamento. Talvez porque eu fui aprendendo a "ser normal". Inclusive eu tenho muitos amigos e vou em todas as festas da faculdade.
Mesmo assim eu ainda sinto uma necessidade de passar um tempo sozinho, principalmente depois de me socializar.
Por ser meio antissocial, eu comecei a estudar alemão pela internet com 14 anos e hoje eu já falo quase fluente. Inclusive ano que vem eu vou pra Alemanha pelo ciências sem fronteiras.
Numa tentativa de entender melhor cabeça das pessoas, eu já passei pela fase de beber e de usar drogas. E eu continuo sentindo uma necessidade de passar uma parte do tempo sozinho. Depois de sair de uma situação social eu preciso "recompensar" ficando sozinho.
Update:Quando eu era criança minha mãe sempre pegou no meu pé falando que eu precisava ter mais amigos, que eu precisava conversar mais e parar de ficar o tempo todo isolado do resto do mundo.
Comments
Esqueci de adicionar:
Eu diria que todos com um grau de introversao mais forte se sentem assim, pois "o mundo é de quem tem atitude" e "quem não chora não mama" - pois o mundo é dos extrovertidos.
A sociedade preza quem tem boas qualidades de comunicação e quem gosta de socializar.
E enquanto mima os extrovertidos, faz bullying conosco.
----
Isso é completamente normal e até benéfico para introvertidos, como eu e você.
Não pense que você é um sociopata ou algo do tipo, essas "mascaras" são do dia a dia, que a gente aprende a usar.
A introversao não e uma doença, síndrome nem nada do tipo, faz parte da construção da personalidade do individuo, assim como a extroversão.
Infelizmente ela não e de muito uso numa era onde a comunicação reina rampante.
Continue sendo você, pois não ha nenhum problema contigo (que eu percebo, ao menos)