Como consigo encenar uma promotora de justiça?
Pessoal, tenho um trabalho no colégio sobre a obra "Antígona", de Sófocles, mas, no caso, o livro foi escrito por "Marie-Thérèse Davidson" com o título "ANTÍGONA, a rebelde". É uma releitura um pouco simplificada, com termos mais atuais mas que conta exatamente a mesma história.
Ao invés dos comentários sobre o livro, em meu colégio teremos que fazer um julgamento da Antígona, com dezenove alunos tendo os respectivos cargos na atuação:
Juiz-1
Promotora(eu)-1
Policiais e Guardas que prenderam Antígona-2
Júri-7
Testemunhas-5
Escrivão-1
Advogado de defesa-1
Ré(Antígona)-1
"Povão", público-todos os outros 11 alunos
Eu sou a promotora, e a professora deixou fazer falas, trazer figurino e alguma coisa que possa ajudar para transformar a sala de aula em um tribunal.
Eu combinei com o garoto que vai ser o advogado de defesa para que nós dois chamássemos cinco pessoas cada um, eu chamando 3 testemunhas e 2 pessoas da plateia e ele o contrário(2testemunhas e 3pessoas da platéia).
Queria que alguém me desse uma dica, tipo, como me referir ao Juiz, ao juri... Para onde me movimentar, que termos usar, que argumentos...
Só para deixar claro, o que eu já fiz foi: criar o figurino, com uma maleta preta e uma prancheta, e fazer isso:
Bom dia. Estou aqui para acusar a ré Antígona e pretendo leva-la à pena de ser empanada viva ( - Senhora Promotora, a pena é ser emparedada viva/Oh, sim, me desculpe. Bem, pretendo levá-la à pena de ser emparedada viva...) por meio de provas, testemunhos e relatórios oficiais. Acuso a ré de desobedecer à lei decretada publicamente por nosso nobre rei Creonte, soberano de Tebas. O fato, todos sabem: no meio da noite, a ré se rebelou contra as leis da cidade e, furtivamente, sepultou o traidor e infame já morto Polinices, contra o decreto do soberano. Peço permissão ao Meritíssimo para chamar a primeira testemunha.