Por que as pessoas tem preconceito em aprender teoria musical?
Vejo pessoas que tocam, tem muita prática, e não sabe nada de teoria, boa parte chama acorde de "nota", não sabe a teoria por trás do nome dos acordes, sobre montar acordes desconhecidos e etc. Alguns só ficam lendo cifras, outros até sabem tablaturas mas difícilmente uma partitura mesmo fácil com seminimas.
Alguns acabam treinando bem o ouvido mas não tem noção de teoria musical.
Eu também não sei muito de teoria, pois eu não tenho muito tempo. Mas aprendi o básico, e a falta de teoria musical que não aprendi faz falta para mim. Eu por exemplo estudei só o básico e treinei muito ouvido ouvindo músicas e tocando. Mas partitura eu tenho ainda dificuldade devido a pouca prática.
Entendem onde quero chegar? As pessoas não veem importância da teoria musical, e até eu vejo que a falta que a teoria musical faz na pessoa mas a própria pessoa não entende. Isso eu ví com várias pessoas.
O pior é quando tocam horas e horas e não saem de musiquinhas de acordes, não se interessam por músicas mais complexas e eu vejo em alguma dessas pessoas que se aprenderem teoria elas vão "voar" pois tem potencial.
Bom falei muito, deem suas opniões.
Obrigado.
Update:Não é questão de gosto apenas.
Valorizo todo tipo de habilidade, pois o importante é como o músico "toca "as pessoas com a música.
Mas há aquelas que até fazem isso um pouco, mas algumas são arrogantes.
Toda vez que me perguntavam se eu sabia tocar violão eu sempre dizia "mais ou menos", "estou aprendendo" pois eu sabia onde eu estava e sabia que ainda tinha muito que aprender assim como hoje ainda tenho.
Algumas não são arrogantes, mas não tem noção do que estão fazendo, das falhas.
Comments
Acho que um pouco é da cultura do brasileiro. Sei que vou magoar muita gente com esse comentário, aliás, nem gosto muito de fazer esse comentário, pois fica parecendo a tal "síndrome do vira-latas" que tanto falam que o brasileiro tem ... mas culturalmente o brasileiro é um indivíduo bem acomodado, gosta de resolver tudo no "jeitinho", gosta de "pegar atalho" gosta do "pouco esforço", pensa mais no "fim" do que no "meio", então quando o cara aprende lá uma meia dúzia que acordes, que o vizinho ensinou ele montar, o cara já vai lá no Cifraclub baixa uma porrada de cifras e sai tocando do jeito que tá lá (sem ao menos saber se está certo ou não, sendo que 80 % daquelas cifras da internet estão erradíssimas, se o amigo já viu deve saber do que estou falando) ... só que o cara faz isso e acha que tá arrasando ... tipo, ele acha na cabecinha oca dele que pegou um atalho e "aprendeu" tocar violão sem passar pela "teoria chata" ... E na verdade se torna um músico medíocre e limitado.
Ainda quando é só músico vá lá ... pelo menos não tá pondo a saúde ou a integridade física dos outros em risco ....... o problema é que não são só eles é que são assim. Médicos, advogados, engenheiros, muitos destes tiveram a mesma postura na faculdade, acham que mais importante do que aprender é passar para ter o diploma para ganhar o dinheiro ... e se tornam profissionais medíocres ... mas com dinheiro, que é o que sempre interessou à eles.
Obs: não estou generalizando. Lógico que existem exceções à regra. Mas a regra aqui no Brasil é ser assim, da forma como falei.
Obs2: eu pelo contrário, sempre tentei e tento ir bem a fundo na teoria, para saber realmente tudo. Não me contento em saber pouco. Não sei tudo, lógico, mas me esforço para sempre saber mais e mais de teoria ... pois quem sabe teoria compreende intrinsecamente o que está fazendo.
Eu antes era a mesma coisa, passado 5 anos já tinha muita prática era daqueles que aprendia musicas em poucos minutos e tocava perfeitamente logo a seguir, mas já tava farto de não conseguir evoluir mais na guitarra portanto comecei a tirar aula e vi que tinha muita teoria para aprender, e o pior é que muitas vezes ficava com dificuldades porque nao estava nada habituado, é como voltar ao primeiro ano em que vc agarra numa guitarra, mas mesmo assim eu continuei e hoje tenho de dar graças a isso...
aprender a tocar sozinho é muito bom e vc dessa maneira vai ser sempre um pouco diferente daqueles que aprenderam teoria como todos os outros, mas nao vai conseguir evoluir!
Acho que se pra você faz falta, bora aprender! Agora tem gente q não sabe e estão bem assim mesmo, é de cada pessoa, uns gostam de se aprofundar e outros não.