"Toda doença é imaginária, mas os sintomas são reais...?
Dizia Molière em sua peça " O Doente Imaginário" (1673), uma crítica mordaz aos médicos que mantinham seus pacientes doentes para fins lucrativos...
Será mesmo qe isso é verdade ????
Abraços!!!!!!!!!!!!!
Uma resenha...
http://pt.shvoong.com/books/play/1656599-doente-im...
Update:Audrey, querida
Desculpar o que??
Vc desenvolveu de maneira brilhante...como sempre
Somatizar problemas em formas palpáveis são mecanismos mais comuns de defesa do que pensamos
A psicóloga Malice que não me deixe mentir sozinho...rsrsrsrsrs
Beijossssssssss
Comments
Oi!!!
Querido amigo...
Muito boa essa resenha!!!!!!!
E muito verdadeira!!!
Eu acredito que muitas pessoas sejam capazes de inventar doenças e que de fato elas acabem se tornando reais, pelo simples fato de quererem estar doentes!!!
A mente pode pregar peças em nós muito fortes!!!!
Na história, ele inventava tantas doenças que já não raciocinava e não percebia o que estava acontecendo ao seu redor...os médicos oportunistas...a segunda mulher com más intenções com sua filhas e ambicionando seu dinheiro... ele ,desejando passar por cima dos sentimentos da filha...só para ter um médico na família,e por ai vai!!!!!
Essa loucura toda em crer que estava doente, e que precisava a toda hora de medicação, com certeza acabaria com ele...assim é hoje em dia.
Eu acredito em doenças psicológicas e são bem reais seus sintomas...a mente comanda o corpo!!!
Estive em um hospital, visitando a filha de uma amiga minha, ela teve ao nascer uma paralisia cerebral, hoje com oito anos a doença avança,mas o seu psicológico está agindo contra ela e fazendo sua doença avançar demais...é muito triste...
No quarto ao lado, havia uma criança com dez anos , perfeita...mas de um dia para outro acordou cega...e já não movimentava nenhum músculo...estava lá inerte...tudo fruto do psicológico...
No outro quarto...um bebê de um ano e dez meses desenvolveu doenças cardio-respiratórias, devido aos maus tratos dos pais,melhor dizendo,falta de afeto,de atenção..de amor ,essa criança reagiu contra ela mesma...pegou toda sua decepção e focou em seu organismo...é uma loucura!!!!
Passei um dia lá... e vi uma realidade triste e casualmente eram crianças onde as doenças eram reais ...mas que o seu psicológico armou para elas...como lidar com isso, como vencer essa doença sem curar a mente?Como ajudá-las?
Meu sentimento era...se pudesse teria trazido esse bebê, para casa, pois estava para adoção, eu a pegava no colo ela se acarinhava toda, aqueles olhinhos tristonhos,tão pequenina e tão sofrida...me senti impotente...deve ser esse sentimento que os médicos sentem ao se deparar com essas doenças ...lógico que há medicação,mas até achar o que tratar na mente ,pode causar danos irreversíveis!!!!!
Desculpe o texto!!!!!
Beijos
Prezado,
Acreditar que tal hipótese poderia ser verdade, seria o mesmo que acreditar que advogados criam dificuldades para vender facilidades.
Mutatis mutantis, veja essa caso:
Quantos advogados são necessários para trocar uma lâmpada?
Não se sabe, mas o contrato seria algo mais ou menos assim:
O primeiro contratante, também conhecido como “Advogado”, e o segundo contratante, também conhecido como “Lâmpada”, dão por certo e concordam com os termos do seguinte contrato, pelo qual a segunda parte (Lâmpada) se obriga a ser removida de sua posição atual, como conseqüência de sua inaptidão para cumprir contrato anteriormente realizado entre estas partes, i.e., a iluminação da área que começa da porta da frente (norte), atravessando o corredor de entrada, terminando na área próxima ao living, delimitada pelo começo do carpete, sendo que qualquer excesso de iluminação corre por conta da segunda parte (Lâmpada), não cabendo quaisquer ônus para a primeira parte (Advogado), caso não haja sua autorização expressa.
Esta transação de remoção inclui os seguintes itens, embora não se limite a eles:
1. O primeiro contratante (Advogado) deve, por meio de uma cadeira, escada ou outro meio de elevação, segurar o segundo contratante (Lâmpada) e rotacioná-la em sentido horário - este ponto sendo inegociável.
2. Após encontrar o ponto em que o segundo contratante (Lâmpada) se separa de um terceiro alheio a este contrato (Bocal), a primeira parte (Advogado) passa a ter a opção de dispor da segunda (Lâmpada), colocando-a na situação que lhe aprouver, nos limites da legislação federal, estadual e municipal.
3. Uma vez efetivada a separação e a acomodação da segunda parte (Lâmpada), a primeira parte (Advogado) tem a opção de iniciar a instalação de uma quarta parte (Nova Lâmpada). Esta instalação deve ocorrer de acordo com um procedimento semelhante e inverso ao descrito na cláusula primeira deste instrumento, sendo importante observar que o sentido de rotação deve ser no sentido anti-horário - sendo este ponto também inegociável.
4. As cláusulas acima podem ser ou não realizadas, ao alvedrio da primeira parte (Advogado), ou por terceiros autorizados por ele através de instrumento legalmente reconhecido, sendo as dúvidas resolvidas no sentido de maior proveito para a quinta parte envolvida, também conhecida como “Escritório de Advocacia”.
Saudações.
"Quando se crê, a mente procura meios de fazer."
Tudo o que a mente consciente aceita como verdadeiro, a mente subconsciente produz como realidade, evento e circunstância. Dessa forma; refletimos, como espelhos aquilo que nós mesmos emitimos porque sempre entramos na freqüência dos pensamentos predominantes, conscientes ou inconscientes, que retivermos em nossa consciência.
Ao dar sentimento ao pensamento, alimentamos a semente e damos a energia e o solo propÃcio capaz de fazê-la germinar, crescer, florescer e frutificar a seu tempo. Então; desse ponto de vista não seria correto afirmar que atraÃmos o que pensamos e sim: atraÃmos o que estamos sentindo.
Desejar uma coisa e sentir outra pode reforçar o sentimento e produzir conseqüências desastrosas. Por exemplo: ao pensar em adquirir saúde, motivado por um temor da doença, acarreta-se um sentimento negativo que provavelmente atrairá doenças, já que o poder da emoção é muito maior que a força do pensamento ou do desejo.
Dê ao mundo aquilo que queira receber em sua experiência. A Lei do Retorno é uma constante no universo. O princÃpio e o fim são a mesma coisa, já diziam os antigos mÃsticos. Inicie em sua vida agora a ativação consciente de uma corrente de energias positivas que o Universo o retribuirá, infalivelmente. A sÃntese da motivação consiste em alinhar-se a fatores positivos, gerando fluxos energéticos que atraiam para o seu corpo vital tudo o que é bom, belo e justo.
Beijinhos!!!!
Isso faz sentido sim.... é interessante como têm surgido novas doenças ultimamente....sempre aparecem novas moléstias e tals....
O engraçado é que muitas vezes essas doenças aparecem quase junto de sua "cura"...
Tratamentos carÃssimos, medicamentos especÃficos, vacinas, etc... tudo isso gera lucro... ninguem se preocupa com a CURA de verdade... e mais!! O mais interessante é como tem gente que muitas vezes procuram esssa doenças, gsotam de viver dependendo de medicamentos,,,
Acho que a mente humana é capaz de coisas tão "absurdas" que a própria razão bloqueia a sua capacidade... o poder da nossa mente é capaz de aniquilar nosso corpo com um cancer devastador... mas ao mesmo tempo é capaz de curar só com o poder da fé...
Acho que temos muito que evoluir no ponto de vista mental e espiritual, pq do ponto de vista técnológico acho que já ta chegando no limite...
bjs
(imprimi a tese para ler no banheiro heheheh)
Cara pálida, raciocine com o Grande Chefe:
O homem já pisou na lua e ainda sofre de gripe.
Se acabassem definitivamente com a gripe quanto dinheiro as industrias de remedios iriam perder?
Quantos milhares de remedinhos pra gripe e resfriados existem? Já pensou ninguem precidar mais deles, que rombo financeiro faria nos laboratórios?
Isso se chamar "máfia"...
Ok?
Hadouken e desligo.
Não precisa se preocupar mais
para essa doenças, estamos vendendo
Churros recheados com doce mel e limão, decorados com delicioso churrasquinho de gato siames e com entrega gratuita, se não gostar a voadeira vai pegar...FUI!!
De médicos e monstros, todos nós temos um pouco!
hehehe sou praticamente hiponcondrÃaco...
queria tanto que a doença do dengue fosse imaginária...
bom, mas os sintomas, pelo menos, a gente já sabe que são reais.
logo, coitado do Molière que morreu tossindo!!!!
Acho que em PsiquiatrÃa sim, muitas vezes.