A Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.
Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.
O etnógrafo observa básicamente as diferenças entre as sociedades, na proposição de Mauss em seu Manual de Etnografia, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais. Deve-se descrever e analisar toda a vida social de um povo e um lugar, observa principalmente o que esse povo diz de si mesmo e o modo como identifica seus participantes.
Na prática o estudo da etnologia acompanhou a expansão do mundo europeu para o oriente, África, Austrália, Américas e Oceania. No início, confundia-se com o estudo das raças e dos povos conquistados, aliás a divisão humana nas raças que conhecemos foi uma invenção dos europeus que estudavam a desigualdade das raças para justificar seus objetivos colonizadores.
Atualmente a etnografia é um dos mais importantes recursos contra o racismo e a hegemonia cultural na medida em que estabelece os meios de realizar uma crítica ao etnocentrismo. Estudos etnográficos tem recuperado saberes e técnicas dos povos ditos primitivos como formas de (etno) conhecimento nas mais diversas áreas como biologia (etnobiologia); farmacologia e botânica (plantas medicinais); engenharia (de barcos, pontes, casas etc.) psicologia, medicina etc. Nesse último campo há uma integração entre técnica (tecne) e saber (episteme) que vem sendo denominada por antropologia médica e/ou estudos dos sistemas etnomédicos e xamanismo.
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A Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.
Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.
O etnógrafo observa básicamente as diferenças entre as sociedades, na proposição de Mauss em seu Manual de Etnografia, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais. Deve-se descrever e analisar toda a vida social de um povo e um lugar, observa principalmente o que esse povo diz de si mesmo e o modo como identifica seus participantes.
Na prática o estudo da etnologia acompanhou a expansão do mundo europeu para o oriente, África, Austrália, Américas e Oceania. No início, confundia-se com o estudo das raças e dos povos conquistados, aliás a divisão humana nas raças que conhecemos foi uma invenção dos europeus que estudavam a desigualdade das raças para justificar seus objetivos colonizadores.
Atualmente a etnografia é um dos mais importantes recursos contra o racismo e a hegemonia cultural na medida em que estabelece os meios de realizar uma crítica ao etnocentrismo. Estudos etnográficos tem recuperado saberes e técnicas dos povos ditos primitivos como formas de (etno) conhecimento nas mais diversas áreas como biologia (etnobiologia); farmacologia e botânica (plantas medicinais); engenharia (de barcos, pontes, casas etc.) psicologia, medicina etc. Nesse último campo há uma integração entre técnica (tecne) e saber (episteme) que vem sendo denominada por antropologia médica e/ou estudos dos sistemas etnomédicos e xamanismo.
Boa sorte!
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...
A Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analÃtica e comparativa das culturas.
Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das caracterÃsticas de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de lÃngua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.
O etnógrafo observa básicamente as diferenças entre as sociedades, na proposição de Mauss em seu Manual de Etnografia, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais. Deve-se descrever e analisar toda a vida social de um povo e um lugar, observa principalmente o que esse povo diz de si mesmo e o modo como identifica seus participantes.
Na prática o estudo da etnologia acompanhou a expansão do mundo europeu para o oriente, Ãfrica, Austrália, Américas e Oceania. No inÃcio, confundia-se com o estudo das raças e dos povos conquistados, aliás a divisão humana nas raças que conhecemos foi uma invenção dos europeus que estudavam a desigualdade das raças para justificar seus objetivos colonizadores.
Atualmente a etnografia é um dos mais importantes recursos contra o racismo e a hegemonia cultural na medida em que estabelece os meios de realizar uma crÃtica ao etnocentrismo. Estudos etnográficos tem recuperado saberes e técnicas dos povos ditos primitivos como formas de (etno) conhecimento nas mais diversas áreas como biologia (etnobiologia); farmacologia e botânica (plantas medicinais); engenharia (de barcos, pontes, casas etc.) psicologia, medicina etc. Nesse último campo há uma integração entre técnica (tecne) e saber (episteme) que vem sendo denominada por antropologia médica e/ou estudos dos sistemas etnomédicos e xamanismo.
Ou:
Hoje numerosos antropólogos operam em meio urbano, e não em lugares ermos. à fácil imaginar, portanto, que entre os citadinos, costumados à modernidade da época do audiovisual, do computador pessoal, da Internet, do telefone celular, etc., apenas as técnicas de investigação "modernas" -, sondagens de opinião, questionários muito sofisticados, testes, etc. - seriam adequadas para estruturar os conhecimentos. A etnologia, portanto, com suas práticas artesanais de um outro tempo e aplicadas a um outro universo, seria um método ultrapassado, "arcaico". No entanto, a etnologia encontra muitos usos em nossas sociedades. Para citar apenas alguns, há pesquisas consagradas a grupos religiosos pertencentes à s grandes religiões universais, bem como a grupos ditos "sectários", e isto nos centros urbanos como nas periferias. Há pesquisas sobre vilas e seus problemas, por exemplo, a adoção, tal qual é praticada nas favelas, tanto nos Estados Unidos como no Brasil (Fonseca, 1993, 1995); aliás, neste último paÃs, a etnologia na cidade sempre conviveu com a dos povos indÃgenas das regiões interioranas. Na França os etnólogos se atrasaram um pouco neste âmbito, mas de lá para cá eles se recompuseram: a etnologia dos empreendimentos e das práticas em torno do esporte (notadamente o futebol), etc. já são especialidades reconhecidas. Poderia, também, lembrar os trabalhos de Yves Delaporte sobre os entomologistas parisienses (Delaporte, 1987, p. 229-245), mas haveria ainda várias outras temáticas a mencionar.
De um ponto de vista epistemológico, será que essa evolução da etnologia é tão surpreendente? Na verdade, as técnicas de base da etnologia - observação participante e entrevista qualitativa - não são aproximações "artÃsticas e subjetivistas", como querem os desconstrucionistas. Praticadas rigorosa e conscientemente, elas me parecem responder a critérios epistemológicos válidos - e me refiro aqui sobretudo aos trabalhos de Jean Piaget.
A pesquisa etnológica de campo é essencialmente fundada na ação do sujeito-pesquisador. Ora, uma boa pesquisa é plenamente fiel à lógica operatória do sujeito no domÃnio do conhecimento, com processos de equilÃbrio cognitivo "... por compensações ativas do sujeito em resposta à s transformações perturbadoras" (Piaget, 1967, p. 1141). Com efeito, na pesquisa artesanal da etnologia, trata-se precisamente de reagir à quilo que o terreno permite descobrir.
Espero ter ajudado!!!!!!!