Biologia: Entre o núcleo e o citoplasma...?
Pessoal, preciso que vocês me ajudem nessa questão de biologia, da parte de Citologia:
No intercambio de substancias entre nucleo e citoplasma, estão diretamente implicados os:
a)cromossomos (acho que não é essa)
b)nucleolos (acho que não é essa)
c)poros da carioteca (estou em duvida nessa)
d)ribossomos ( estou em duvida nessa)
10 pontos a melhor resposta!!
Comments
C) Poros da carioteca, que é por onde as substâncias passam, tanto de fora pra dentro, quanto de dentro pra fora..
apenas complementando:
http://morpheus.fmrp.usp.br/biocell/carioteca.htm
os ribossomos nao tem ligação com o transporte pela membrana nuclear..as substancias entram e saem por difusão ativa e passiva, veja o conteúdo do site desse link que eu colei na resposta..
abraços..
Letra D
D pois os ribossomos originam-se nas células eucariotas do nucléolo, e podem ser encontrados espalhados no citoplasma ,presos uns aos outros por um fita de RNAm formando polissomas (também chamados de polirribossomas), ou grudados nas membranas de uma estrutura chamada retÃculo endoplasmático (formando assim o retÃculo endoplasmático rugoso ou granular). Já nas células procariotas são encontradas livres no citoplasma,onde tem sua origem. Neste tipo de célula, elas são criadas à partir de proteÃnas e RNA ribossômico especÃficos, por um processo de auto-construção, ou seja, os ribossomos |procariontes, constroem-se sozinhos à partir de seus componentes.
O ribossoma é formado principalmente (mais ou menos 60% da massa total) por (Flagelo ribossomático) e cerca de 50 tipos diferentes de proteÃnas. Tem uma grande e uma pequena subunidade, sendo a grande formada de 49 proteÃnas + 3 NA s e a pequena por 33 proteÃnas + 1 trA.
As proteÃnas produzidas pelos polirribossomas geralmente permanecem dentro da célula para uso interno, já as enzimas que serão expelidas, são produzidas pelos ribossomas aderidos à parede do retÃculo endoplasmático. As enzimas são inseridas dentro dele, armazenadas em vesÃculas que são transportadas para o complexo de golgi, onde são "empacotadas" e enviadas para fora da célula. São produzidos no complexo de Golgi.
Na subunidade maior, existem duas regiões onde ocorre o contato direto com o RNAt: são chamadas SÃtio A (Aminoacil) onde ocorre a chegada do RNAt e SÃtio P (Peptidil) onde são formadas as ligações peptÃdicas pela junção entre os aminoácidos de ambos os sÃtios.
A ação dos ribossomos na tradução se divide em: iniciação (AUG - códon de inÃcio), alongamento (fatores de alongamento) e finalização (códons de parada - Stop).
O ribossomo é funcional apenas quando suas subunidades estão unidas. Após a construção de cada proteÃna, as subunidades se desprendem do RNAm e se separam.
acho que seja a letra (d)
(d)
Os ribossomos originam-se nas células eucariotas do nucléolo, e podem ser encontrados espalhados no citoplasma ,presos uns aos outros por um fita de RNAm formando polissomas (também chamados de polirribossomas), ou grudados nas membranas de uma estrutura chamada retÃculo endoplasmático (formando assim o retÃculo endoplasmático rugoso ou granular). Já nas células procariotas são encontradas livres no citoplasma,onde tem sua origem. Neste tipo de célula, elas são criadas à partir de proteÃnas e RNA ribossômico especÃficos, por um processo de auto-construção, ou seja, os ribossomos |procariontes, constroem-se sozinhos à partir de seus componentes.
Pode ter certeza.