Retas e Equações?

O ponto A(− 4,3) é vértice de um

quadrado em que uma diagonal está contida na reta

5x − y + 7 = 0. A equação da reta suporte da outra

diagonal é - DESENVOLVA

A) 5x − y − 7 = 0

B) x + 5y +11 = 0

C) x − 5y − 7 = 0

D) x + 5y −11 = 0

E) x + 5y − 7 = 0

Comments

  • Note que A não é um ponto da diagonal que está contida na reta dada, pois (-4,3) não satisfaz a equação dada. Desse modo temos um ponto onde a reta procurada passa. (se eu estivesse fazendo uma prova e caisse essa questão minha primeira ação seria de testar o ponto (-4,3) nas alternativas e acharia letra D) ). bom .. não estou fazendo a prova, então estou procurando uma reta perpendicular à reta dada que passa pelo ponto (-4, 3).

    Dada a reta r: Ax+By+C = 0 as retas perpendiculares a r são do tipo Bx - Ay + D = 0, portanto minha reta é do tipo:

    x + 5y + D = 0. Como A pertence a essa reta, temos que:

    (-4) + 5*(3)+ D = 0, ou seja D = - 11 e a reta procurada é x + 5y - 11 = 0 (que se encontra (não imprevisívelmente) na letra D.

    []'s MP

  • Aplicando o ponto A(-4 ,3) na equação dada ,

    5x − y + 7 =0

    -20-3+7=-16 , como A não pertence a esta reta , A ´vai pertencer a equação da outra diagonal

    Escrevendo a equação dada na forma reduzida

    y=5x+7 , verificamos que seu coeficiente m1 angular é

    m1=5

    A reta suporte da outra diagonal , de coeficiente angular m2 é perpendicular a reta dada, portanto para satisfazer esta condição de retas perpendiculares teremos que ter

    m1 .m2=-1 , logo

    m2= -1/5

    A outra reta tem equação da forma

    y=-x/5+k , como passa por A(-4,3)

    3=4/5+k

    k=3-4/5=(15-4)/5=11/5

    então

    y=-x/5+11/5

    5y=-x+11

    x+5y-11=0

    Resp

    D) x + 5y −11 = 0

    Prova

    esta equação deve passa por A(-4,3)

    -4+15-11=+11-11=0 , de acordo

  • eu resolvi de outra forma... pouca mais extensa...

    com a equação dada eu coloquei valores de x e depois y sendo zero. encontrei então dois pontos (-7/5,0) e (0,7)

    em seguida achei o valor de m através de y-yo=m(x-xo), como a reta suporte é perpendicular à essa reta, é só inverter e alterar o sinal do valor encontrado de m.

    m=-1/5, esse eh o valor de m para a reta pedida, agora é jogar na fórmula da equação fundamental da reta citada a cima, junto com os valores do ponto A.

    fiz dessa forma e levei menos de 2 minutos.

Sign In or Register to comment.