O vinho na biblia representa bebida alcoólica?
Diferente do que muitos pensam, a palavra "VINHO" em nossa tradução biblica representa tanto o vinho alcoolico quanto o suco de uva, afirmar que todo o vinho citado na biblia é alcoolico é um absurdo.
Em passagens como (Jeremias 48:33, Ap 19:15, Is 16:10 ) a palavra chama de vinho o suco puro da uva pisada, mas todos sabem que o vinho alcoolico nao é direto da pisadura mas sim da fermentação, sem contar passagens que constam a expressao "vinho novo" e "vinhos de todas as especies" (Neemias 5:18, Lc 5:38)
Na santa ceia o vinho representa o sague de cristo, que é PURO, SEM CORRUPÇÃO, SEM MISTURA (1Pe 1:18-19), Jesus afirma que o vinho é o "FRUTO DA VIDE", ou seja, NATURAL da videira, com a fermentação ou mistura ele nao é mais natural (Marcos 14:23-25), a biblia afirma que o vinho alcolico é ESCARNECEDOR e ENGANADOR (Pv 20:1, Pv 23:29-35), afirmar que Jesus mandou representar seu sangue com alcool é uma BLASFEMEA...
Jesus nao transformou agua em vinho alcolico, era bebida suficiente para ele e todos embebedaram isso é blasfemea. A palavra nos diz que NAO DEVEMOS fazer nada que leve nosso irmao ao tropeço (Rm 14:20-21), nem devemos olhar para o vinho alcolico (Pv 23:31)
(Habacuque 2:15) "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!"
a uva contem bençãos e nos da saude (Isaias 65:8), mas por influencia maligna ela e outras criações de Deus sao colhidas aos montes para se transformar em bebidas que somente escravizam e destroem milhares de vidas e lares... afirmar que Jesus e seus seguidores faziam parte disto é uma blasfemea.
Update:"Nabosantos" e "Carlos" por que vcs nao justificam os outros trechos que eu citei, pq só se apegaram a um trecho do vinho de cana? nao tem argumentos para as outras passagens? justifiquem o trecho abaixo tambem...
Provérbios 23: 31 "Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente."
Update 3:"Carlos" vc afirma que ha diferença entre apreciar e se embriagar? Me esplique outra coisa, muitos bebem uma tacinha de vinho, sentam ao volante e depois sao flagrados pelo bafometro, aparentemente estao sobrios, mas nao podem dirigir, como fica entao? estariam sobrios para Deus mas estao aptos nem para o homem? me explique
Update 5:"Carlos" estudar teologia nao abre olhos, o espirito santo que nos mostra a verdade (1Co 2:13-14), vc insiste que a biblia da autorização para uma golada mesmo ela afirmando que a embreagues seja uma falta grave? mesmo ela afirmando que o sabio se desvia do mal? (Pv 14:12, Pv 4:14-17, Pv 16:17) que nao devemos tentar a Deus (Mt 4:7) tudo bem nao vou debater mais. admiro sua coragem de nao ter sumido. fique com Deus
Update 7:Nao desconsiderar o que nao conheço? e acaso vc acha que nao estudo as doutrinas biblicas? eu disse que a teologia nao é necessaria? vc esta equivocado, eu disse que somente a teologia nao faz interpretar a biblia. como eu ja havia citado, se quem bebe uma taça de vinho nao pode dirigir estaria apto aos olhos de Deus? e olhe que Deus nem presisa de bafometro. daqui a pouco vai ter gente dizendo: "vou dar somente uma tragadinha de maconha, se eu nao ficar doidao nao tem problema", "roubar moderadamente é aceitavel, o problema é o excesso"
Update 9:"Carlos" tenho conhecimento de teologia pois estudo a mesma, nao estou comparando vinho com roubo, isso é absurdo, eu disse que uma coisa leva a outra. bom se vc afirma que o vinho que Jesus cria fermenta é com vc mesmo, minha visao espiritual nao me mostra isso, note que a fermentação é devido a ação de fungos e bacterias, se vc acha o sangue de Jesus que é PURO foi representado por isso é com vc mesmo ok?
nao interessa se quimicamente so foi possivel em 1800, a palavra diz que pela oração tudo é santificado e purificado (1Tm 4:4-5), as coisas santas fermentam? sao atacadas por bacterias? vc acha que Jesus nao abençoou o vinho antes de beber Carlos? cada um é responsavel por suas decisoes. se vc afirma que tem autorização biblica para tomar uma taça de vinho beba entao. eu nao tenho. e mesmo se tivesse vc acha que eu ia correr esse risco desnecessario que tanto é citado na biblia? estou fora.
Comments
O vinho na bíblia ou o vinho de hoje é bebida alcoólica, que mania miserável de buscar distorce a palavra de Deus para se justificar, se fosse suco seria suco, mas, é vinho e vinho tem álcool.
rsrsrs
Cada argumentação sem sentido.
É, em uma festa de casamento eles estariam servindo "suco de uva". (rsrsrs)
Se fosse assim essa passagem não faria sentido "Jo 2,10 - e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora."
Então se Jesus bebesse vinho ele ficaria embriagado???
Fala sério é cada pastor ensinando cada coisa.
Para o seu conhecimento:
"A história da elaboração do suco de uva começou nos Estados Unidos, na cidade de Vineland, New Jersey, em 1868. Aplicando as idéias de Louis Pasteur na elaboração de uvas Concord, um grupo de religiosos pôde fazer um "vinho não fermentado sacramental" para uso em sua igreja. Tamanho foi o sucesso que, em 1893, o suco de uva era a bebida favorita nos Estados Unidos." - http://itaim-bibi.blogspot.com/2007/11/histria-do-...
Pense antes de defender teses sem fundamento.
--------------------------------------------------------------------------
O pior cego é aquele que não quer ver.
Não há necessidade de justificar os trechos pois como disse, O SUCO DE UVA só foi INVENTADO em 1868, usando um método de não fermentação de Louis Pasteur. Até então NÃO EXISTIA SUCO DE UVA. O que for falado além disso é pura interpretação parcial.
A história fala por sí, além do mais, usamos um trecho onde o próprio Jesus estava presente, então porque falar do AT, onde a cultura e história estão ligadas de tal forma que não dá para separar.
Pergunto. Se eu beber uma taça de vinho estou pecando??? Se eu beber um copo de cerveja estou pecando???
Há uma grande diferença em apreciar e se embriagar. Só se embriaga quem não tem limites.
Como disse. Estude Teologia e história antiga e verá.
----------------------------------------------------------------------------
Não caro colega, não desvalorizo o AT, até porque se fizesse isso estaria negando a palavra como um todo.
A bíblia toda, inclusive o AT tem que ser ESTUDADO a luz da TEOLOGIA e cultura do povo da época. Se pegarmos as passagens em seu sentido cru, vc estará agindo como os antigos povos, onde a lei era, olho por olho...
A teologia e a cultura antiga justifica todo o AT até os atos bárbaros e difíceis de serem entendidos.
Todas as passagens que vc citou são LEIS e conselhos quanto a EMBRIAGUES, já que se vc ESTUDAR a cultura verá que até os anciões, mestres da lei, e judeus comuns faziam o uso de vinho e não HÁ nenhuma lei antiga que proíba o uso. Todas as leis proíbem os excessos.
Não adianta citar passagens sem sentido:
veja - Prov 20,1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.
Vou repetir o ultimo pedaço "todo aquele que por eles é vencido não é sábio."
Prov 23,30 - Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
Veja "Para os que se demoram em beber vinho" (bebem demais durante muito tempo)
Não sei donde vc ira essa de "vinho alcoólico" citando passagens bíblicas. Na sua bíblia traz essa de "vinho alcoólico"???
Eu estou utilizando uma bíblia protestante (Almeida revisada) nestas citações.
veja também - http://www.veritatis.com.br/print/3945
Então dezenas de igrejas evangélicas estão erradas pois utilizam vinho em suas celebrações. Nem entre vcs evangélicos há consenso quanto a esta questão.
Estude teologia que seus olhos se abrirão.
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Colega, eu concordo com vc no que diz respeito a embriaguez.
Em MOMENTO algum eu defendi o embriagado, até porque a pessoa sai fora de si e comete atos que depois se arrepende. Eu por exemplo não bebo NADA. Não gosto de bebidas alcoólicas. Pra não dizer que não bebo, bebo uma taça de champanhe em festas, bebo um copo de cerveja quando estou em um churrasco e esta muito calor e bebe uma taça de vinho uma ou duas vezes ao ano.
Pergunto. Vc se embriaga ou qualquer pessoa se embriaga em uma taça pequena de vinho???
DIGO EMBRIAGA (perde a razão)
É isso que a bíblia condena, a embriaguez, a falta de controle dos seus atos.
Quanto a teologia, a teologia não é a revelação, concordo com vc, mas ela é um instrumento deixado por DEUS que nos auxilia no entender da palavra ante os fatos culturais e sociais da época.
MUITAS igrejas evangélicas EXIGEM que seus pastores sejam formados em teologia
As maiores igrejas evangélicas fazem uso da teologia para justificar suas posições.
A teologia é importante pois fatos foram estudados por uma comissão de pastores. Veja bem, não foi um, foram vários. A teologia une o estudo da palavra, a história, o social e a filosofia - então não desconsidere aquilo que não conhece, ok
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia
Abraços
--------------------------------------------------------------------------------
teologia ;e teologia, estudo da bíblia é estudo da bíblia. Não tem nada a ver uma coisa com a oura, mas é obvio que para se estudar teologia vc tem que estudar a bíblia A LUZ DA CULTURA, HISTÓRIA E FILOSOFIA.
Primeiro, não tem nada a ver comparar roubo com bebida. Não faça isso, pois não mostra inteligência. Apesar de não concordar com sua postura e com suas ideologias, o admiro por responder, do jeito que vc acha.
Vc esta confundindo. O bafômetro admite até 0,3 ml alcool no sangue, o que daria um copo de cerveja ou uma taça de vinho pequena. Ninguém aqui falou em tomar uma garrafa.
Pense um pouco. Porque Deus proíbe?????
Proíbe porque o álcool "desfoca" os sentidos e leva o ser humano a cometar atos contrários a palavra.
Continuo dizendo. Vc conhece alguém que com um copo de cerveja ou meia taça de vinho venha a fazer coisas fora de controle????
O fato de consumir não é pecado, o fato de consumir em excesso é.
Me explique, o que vc acha das outras igrejas evangélicas que admitem o álcool em suas celebrações???
Outra coisa, quimicamente, não existia vinho sem fermentação. Essa técnica foi desenvolvida em meados de 1800.
É claro que Jesus podia fazer o que ele quisesse, isso é inquestionável. mas veja que o único momento em que ele criou o vinho foi nas bodas de Caná.
O primeiro vinho, que acabou nas bodas era alcoólico, pois mais uma vez, não existia o processo de produção sem fermentação.
Outro momento que o vinho foi utilizado foi na ceia do senhor. Neste momento o vinho também chega pronto.
Estude história do vinho e história do suco de uva (processo sem fermentação) e vc verá a disparidade histórica entre os dois.
São fatos científicos inquestionáveis.
Abraços
num sei, acho que não, né!
eu acredito que naqueles tempos (ou naqueles lugares) nao existia a cana de acucar para se extrair o alcool. portanto o vinho nao era considerado alcoolico.
não, representa o sangue de deus, que deve estar presente em todas essas ocasiões citadas acima
Sim (abraços
Sim, caso contrário seria citado na bíblia suco de uva.
Em poucas palavras quero dizer duas coisas...
Quando foi inventado o alcool? Antes de Nóe? Noé plantou uma vinha e se embebedou,perdeu a cabeça e ficou nú... e foi carregado bebado nas costas(Genesis 9:20-29).
O vinho sem alcool "ferra" se tomado em grande quantia...
O vinho com alcool nao é o mesmo que nós evangelicos tomamos na Ceia...
As passagens bíblicas que falam contra o vinho sao um alerta sobre o exagero da tal bebida...
Bom,essa é a minha forma individual de pensar...
Grande abraço!
Afs vc se preocupa com coisas tão pequenas.