Você já deixou de ajudar uma pessoa porque isso iria, provavelmente, lhe prejudicar?
Ou sempre coloca os interesses alheios acima dos seus?
P.S.: Pergunta baseada no conto "O caso da vara", de Machado de Assis.
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/caso.htm...
Desde já, agradeço as respostas!
Comments
Pequena irmã estelar,
Antes de responder por mim, em verdade, em verdade vos digo que Damião jamais colocou o interesse alheio acima dos seus.
Damião primeiro mostra-se um tolo, pois só um tolo renunciaria a chance de "evitar desilusão, maldade, desencantamentos tão constantes na nossa vida" dedicando-se ao estudo das coisas divinas num seminário.
Depois, Damião prova-se covarde ao buscar nas barras de uma saia quem dobrasse o fraco espírito de seu padrinho que, em seu lugar, enfrentaria a fúria paterna.
Mas, por fim, Damião revela sua tinhosa natureza, não foi pena que sentiu da negrinha, mas sim vaidade porque "ela rira por achar-lhe graça", queria apenas agradecer à platéia.
(Pequena irmã, seria ingenuidade de minha parte lembrar que o machado de Assis cortava sem piedade o que deveria descobrir o leitor por si mesmo?)
Damião percebe que "Sinhá Rita, com a cara em fogo e os olhos esbugalhados" instando pela vara não queria simplesmente aplicar um castigo, mas sim buscava o prazer.
E quem favores deve, não nega prazeres ao credor. Tampouco cultua o orgulho de flertar com a platéia se seu mecenas o proibe.
Estrelinha, crês na transmigração das almas?
Pois saiba que, pelo menos na literatura, isso existe.
Já não conhecestes a reencarnação de Sinhá Rita?
http://www.bancodeescola.com/negrinha.htm
Quanto à mim...
Perguntas se já sacrifiquei alguma coisa por alguém ou uma causa?
Se já me calei diante da injustiça, mesmo tomando para mim a pena?
Que achas?
Pax Vobiscum.
Acredito, ou melhor, dizendo nós do Clã acreditamos que a necessidade de muitos sobrepuja a necessidade de um!
Cara Jú,
Excelentissíma pergunta,meus parabéns.
Vamos à luta..rs
Bem,
Juliana,
Eu não me familiarizo muito com este tal de "caso da vara", o que será que o cara pensava quando escrevia aquilo??,rsrsrsrsrsrs
Falando sério..rs
Querida,
Presto ajuda à todos que uma vez puderiam precisar.
Já tive casos em quê, está ajuda foi prejudicial à mim.
Mas não guardo remorsos, nem muito menos desaforos.
Sabe?!..
Sempre quando objetivamos um socorro há alguém..
Temos como objetivo cuidar da pessoa..
Por pior que seja seu estado,psiquíco-metal.
Juramos penitência, e estar ao lado "daquele(a)' aconteça o que acontecer.
_
Junto a ti-Família Lima
Quero estar sempre junto, perto de você
Como o ar, que estou sempre a respirar
Junto, perto como a flor a terra o lugar...
E o perfume que te faz sonhar...
Como o céu e o azul do mar
Uma imagem em teu olhar
A luz do sol, a tocar, o teu corpo... inteirinho,
Quero estar sempre junto, perto de você
Como o ar que estou sempre a respirar
Junto perto como a flor e a terra o lugar...
....E o perfume que te faz sonhar...
Como o céu e o azul do mar,
Uma imagem em teu olhar
A luz do sol, a tocar, o teu corpo... inteirinho,
Quero ser canção (tão linda)
Sussurrada em seu ouvido
E soar (soar)
Sem licença ter pedido
E você... sem ter chance de evitar
O dia inteiro a me cantar,
Quero ser o mar (e o vento)
Tempestade e trovão
Ser a brisa (suave)
Chuva calma de verão
Ser o rio, cachoeira, água pura e cristalina
Te sentir mulher menina...
Quero ser o mar (o vento)
Tempestade e trovão
Ser a brisa (suave)
Chuva calma de verão
Ser o rio, cachoeira, água pura e cristalina
Te sentir mulher menina...
O dia inteiro a me cantar.
Beijos,querida!.
Tenho, na família, uma pessoa que gosto muito e é carente financeiramente.Sempre quis ajudar com cesta básica e até mesmo pagando algumas continhas, mas o problema é que, se faço isto um mês , no mês seguinte ela cobra como se já fosse uma obrigação minha.E pior, começa a colocar tudo que precisa para ver se eu banco.É do tipo que se der a mão vai querer o braço.Infelizmente optei por não ajudar para não me prejudicar.
Vamos lá.. mostrando nosso lado egoísta. (verdadeiro)
Depende muito da pessoa flor,
já fiz sim, não muitas vezes.
A maioria das pessoas se colocam em primeiro lugar, isso é bom, às vezes. Pois ficar sempre para tras, esquecida de si mesma não é tão bom..
bjinho
Não. já ajudei e ajudo financeiramente e na maioria das vezes me prejudica muito. Mas vendo alguém em pior situação o amor ao próximo fala mais alto.
Só ajudo se isso não for me prejudicar, porque para ajudar alguém tenho que ter condições e se me prejudicar não poderei ajudar mais.
sim...sempre ajudei sem esperar retorno porque acredito que a verdadeira religião, ação , doação é o que você faz com amor.....de coração. beijos a todos.
Se for pra me prejudicar é melhor não doar!
acho que doar não é pra ser prejudicado,acho que até o mais necessitados doa,pode ser o que for de modo geral.
☆ ..Essa situação ainda não aconteceu comigo..
agora se posso ajudar, se estiver ao meu alcance eu faço..
mas também.. não vou fazer algo impossível..
...