quanto gasta pra por um turbo 0,3~0,4 de pressão no meu ford ka 1.6 2009?

pra uso diario, uma coisa simples...

viso chegar nos 140~150cv e 20~22 de torque...

quanto gastaria???

queria saber se força muito pra uso diario?

Comments

  • nao compensa vai quebrar.

  • bom, vamos lá.

    no caso se tratando de um motor 1.6, temos uma reserva de torque moderada.

    por exemplo, o motor do Ká entrega o torque máximo de 16 kgfm a 4200 rpms, uma rotação de média a elevada, desse modo não se sente tanta falta de força e baixa rotação, possibilitando a utilização de um turbocompressor maior, que vai entregar mais força e não perder a eficiência tão cedo.

    digamos um .50, no entanto a eficiência desse compressor será relativamente baixa em rotações mais baixas, ou seja, o turbo não consegue encher o motor tão cedo.

    exigindo que vc pise mais para sentir a força da turbina.

    criando um carro turbo clássico, bom de dar umas aceleradas, mas não sendo forte em baixa.

    caso vc queira um carro forte em baixas e médias rotações, assim, um carro que vc pisa e ele vai embora.

    o que é ideal para o dia a dia, um turbo bem pequeno deve ser usado, digamos um .36 pulsativo, por exemplo.

    assim temos uma abrupta geração de torque em rotações mais baixas, deixando o carro realmente bem mais disposto para um ambiente urbano e principalmente, rodoviário.

    no entanto a eficiência do compressor é restrita em alta rotação, ou seja, o turbo não consegue suprir o motor e alta rotação, geralmente apresentando a tendencia de manter a potencia em curva estável e diminuir consideravelmente o torque a medida que a rotação sobe.

    assim o carro se mantem, mas não acelera com vigor.

    mesmo assim, não chega a incomodar em uma utilização normal, pois por se tratar de um motor de pequeno porte, sua faixa de potencia máxima é bem alta, nesse caso 110 cv a exatos 5500 rpms, ou seja, mesmo depois do turbo "morrer" a potencia vai manter o carro, embora tenha certa dificuldade de para aumentar a velocidade, como se ele voltasse a ser original, o que não deixa de ser satisfatório quando em alta rotação.

    quanto a questão de estragar o motor, tudo depende da taxa de compressão, não do turbo em si.

    quando se induz pressão em um motor, temos o aumento da taxa de compressão.

    basicamente a taxa é um valor que considera o volume ar comprimido nos cilindros.

    por exemplo, uma taxa de 12:1, significa que o volume do ar foi reduzido em 12, levando em conta o tamanho, ou seja temos 12 vezes mais ar do que caberia se esse não estivesse comprimido.

    só que como eu disse lá no começo, quando vc turbina um motor, vc esta forçando mais ar do que caberia, ou seja ele já esta comprimido e ainda vai sofrer mais uma compressão, a dos pistões, ai o aumento da taxa e isso pode literalmente arrancar o cabeçote do motor.

    muitos metem um turbo com 2,5 kg em um carro com 12,5:1 de taxa e acham ruim que o motor foi pro pau cedo.

    nesses caso, aumentou a pressão, diminua a taxa, é simples.

    bom, agora levando em conta o seu carro.

    ele é flex e a taxa é acima de 12:1 com certeza, inclusive já é alta para um turbo de uso urbano, mas esta dentro do forças que o motor pode suportar, limitando a pressão para o MAXIMO de 0,8.

    vc disse que pretende usar uma pressão de 0,3 a 0,4, ai nesse caso chegamos a um ponto onde a preparação por força induzida pode se tornar desnecessária.

    pois vamos considerar que com 0,4 temos um aumento TEÓRICO de 40 % que se traduz em um REAL de cerca de 30 %.

    o que levaria a potencia para mais ou menos 140 cv e o torque para cerca de 20 kgfm e isso levando em conta que será preciso investir de 2.500 a 4.000 reais.

    ou seja é um investimento relativamente alto para um resultado mediano que qualquer preparação aspirada mais simples e barata não teria dificuldades de alcançar.

    alem disso, seu motor aguenta pressões de até cerca de 0,8 sem precisar utilizar pistões forjados e bielas especias.

    nesse caso eu ajustaria a pressão para cerca de 0,6.

    uma pressão bem razoável e dentro dos limites estruturais do motor.

    desse modo temos um aumento TEÓRICO de 60% que se traduz em um real de mais ou menos 45%

    assim dos 110 cv originais para mais ou menos 160 cv.

    entretanto para a instalação do turbocompressor é necessária uma reprogramação do sistema de injeção e a utilização de bicos injetores de maior vazão, os do astra flex, bastaram, alem de um novo sistema de escape e a retirada do catalizador, o que por sua vez vai aumentar um pouco a potencia original levando a potencia total para cerca de 170 a 180 cv.

    quanto ao torque, este vai dos 16 kgfm originais para cerca de 25 kgfm, o que é muito bom.

    e digo, valores de um turbo .50, que supre melhor em alta.

    caso vc queira a força em baixa que eu mencionei e utiliza o turbo .36, considere valores ligeiramente mais baixos.

    o investimento total deve ficar na casa dos 3.000 a 4.500 dependendo do valor das peças e do trabalho dos profissionais envolvidos.

    ah, lembre-se, o seu carro deixa de ser flex e vc deve usar somente álcool, alem disso caso vc more em SP, seu carro não passará no controlar (inspeção veicular)

  • Cara, na minha loja fica em 4.000 reais, e divido em algumas vezes.

    Pois, não precisa de forjar nada, o motor original aguenta.

    Mas acho que chega a no máximo 20 de torque.

    Com 150 cv, precisa de substituir os bicos pelos de vectra, ou de astra.

    Colocar uma bomba de combustível melhor.

    E uma turbina T2, ou .42

    Nesse projeto, eu deixo o carro no ponto de pegar e sair andando, por 4 mil reais.

    Não força muito para uso diário, pois se rodar com o pé tranqüilo, o carro é quase a mesma coisa, aí se subir a mais de 3 mil RPM, você vê a diferença gigante que dá.

    Mas o carro aguenta tranqüilo, já que não força nada quando está em marcha lenta.

    Mas o consumo vai mudar um pouco.

    com o pé tranqüilo 9 km/l na cidade, e 11 na estrada.

    Andando com o pé mais afundado, 7 km/l na cidade e 9 na estrada.

    Trabalho com preparação automotiva, Turbo, suspensões e iluminação.

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