esteriótipos e sociedade...?

a sociedade cria estereótipos parta aqueles que são fortes, ou simplesmente são discriminados, como a inteligência demais pode ser banalizado na sociedade, em quanto a ignorância e a falta de conteúdo são parabenizadas, no passado, os brasileiros faziam boa musica, jogavam bem futebol, até os bandidos eram mais perigosos e competentes, o que fez o brasil se tornar o pais do "sexo"? e o que fez que o mundo olhasse para o brasileiro e julgasse preguiçoso, malandro e ignorante? e o que fez com que as pessoas julgassem ou se classificasem porestereótiposs? elas estão perdendo sua personalidade individualista e limitando-se a uma classe social, um exemplo é o por que de um cara que gosta de musica clássicaa, quando ouve rock"mesmo lá no fundo gostando" é hipócrita a ponto de dizer que outros estilos de musica não o agradam. comentem se tiveram a paciência de ler até aqui rsrs.

Update:

TYLER, muito boa sua resposta, e seus pontos de vista, realmente, tudo condiz com o que vemos na sociedade, infelizmente são a maioria, e infelizmente eles votam e consomem, talvez a maioria descubra depois que invés de assegurar um futuro melhor, estão mais preocupados com os "amigos" do facebook, eu mesmo tenho um amigo, e noto suas mudanças depois dele ter criado sua conta no facebook, a mente livre se foi, e agora qualquer coisa que cai nos ouvidos da nova geração é chupado para dentro de seus valores, é como as menininhas que querem sair com caras de moto para se mostrar para as amiguinhas e acabam gravidas, tomara que as crianças de hoje não sejam nosso futuro, só discordo um pouco com sua frase final, mas isso é questão de ponto de vista pessoal. obrigado por sua resposta.

Comments

  • Joel! Boa pergunta!

    Vou tentar deixar minha opinião do pouco que entendo sobre o que questionou, confesso não dominar muitos questionamentos como muitos, mas tenho meu direito de me expressar. Vamos à pergunta! Penso que: De forma objetiva, podemos definir o preconceito como uma atitude hostil... Ou negativa para com determinado grupo, baseada em generalizações deformadas ou incompletas. Esta generalização (ou representação mental) é chamada "estereótipo" e significa atribuir características pessoais ou motivos idênticos a qualquer pessoa de um grupo, independentemente da variação individual existente entre os membros deste. Os estereótipos são ao mesmo tempo a causa e a conseqüência do preconceito e ambos (estereótipo e preconceito) geram discriminação contra o grupo alvo, apesar de poder haver discriminação independente destes dois fatores. Bem observe no que se refere à discriminação, esta pode ir desde um tratamento diferenciado, passando por expressões verbais hostis e de desprezo, chegando ou não a atos manifestos de agressividade. Em outras palavras, podemos dizer que o preconceito é uma atitude que englobaria três componentes: o afeto (sentimentos ou emoções em relação a um grupo de indivíduos), a ser breve (os estereótipos) e o comportamento (a discriminação). Exemplo: distingue entre dois tipos de discriminação: quente e fria. Discriminação quente: seria aquela baseada em repulsa, ressentimento, hostilidade e raiva, comum, por exemplo, entre religiosos fundamentalistas, e indivíduos com traços autoritários. A discriminação fria, por sua vez, é freqüentemente baseada em: "estereótipos" relativos aos interesses, conhecimentos e motivações de um membro do grupo minoritário. Exemplos deste fenômeno podem ser encontrados em muitos casos de: discriminação trabalhista, cultural, status financeiro, cor, e etc... Onde determinados indivíduos não são contratados ou deixam de fazer parte de um grupo diferente em que eles convivem. Só é complicado para os que se deixam levar pelas opiniões de outras no intuito de serem agradáveis e aceitas em um grupo social, sem medirem as possíveis consequências de suas escolhas hoje. Diria que: Só tem uma palavra para definir e concluir minha opinião que é, falta de personalidade e fraqueza em decidir por si mesmo.

    Bjkas de Paz!

  • Creio que o consumismo teve um papel importante nessa imagem do Brasil como sendo um país do sexo, futebol e carnaval.

    Então se cria uma impressão de que aquilo que é mais consumido é melhor. Consequentemente aparece o modismo. ''Se todo mundo gosta, então preciso gostar...''.

    Antigamente as pessoas eram mais centradas. O foco delas era sempre a família e emprego, todos baseados numa visão tradicionalista. As pessoas eram apegadas à família e aos valores antigos (honra, ética blablabla).

    Hoje as pessoas estão muito dependentes emocionalmente da aprovação alheia. O foco foi desviado para quantos anos vou perder minha virgindade, quantos eu pegarei na balada, quantos amigos eu tenho no facebook ou o que os outros acham de mim se eu não fizer isso.

    Os homens atuais estão ''moderninhos'', frouxos, covardes e inseguros, afinal o apego deles como eu já mencionei estão centrados em futilidades. Mas ao mesmo tempo ele é bombardeado com informações de que ''todo mundo é cool...'', ''todo mundo é liferuler...'', ''todo jovem deve beijar muuuuuito...'' etc.

    Mesmo não se enquadrando nesse perfil ele precisa passar uma imagem de que é bem resolvido e esclarecido. Então cria-se uma confusão mental. Tá feita a atual geração, que vive em função do ego, da aprovação alheia, de futilidades, de insegurança e ausência de um propósito maior.

    A vida é muito mais do que isso. Aliás, a vida de cada um é muito insignificante comparada ao tamanho (desconhecido) do Universo. Talvez nós não passamos de um NADA.

    ________

    Nem eu concordo 100% com o último parágrafo. Tenho muito ainda o que aprender sobre o que é a vida. É um aprendizado constante e que não tem fim. ''Só sei que nada sei...''

    Abraços...

  • Olá,

    Você levantou uma questão interessante, pois a maioria da massa pensante, ou que se dispõe a tentar fazê-lo, já questionou estes esteriótipos da nossa sociedade.

    Já faz um tempo que percebi que o esteriótipo tem a função de manter o comodismo. Começa na escola, quando os "expertos" começam a se achar melhor do que os "nerds", mas , no fundo, é só uma forma, idiota, na minha opinião, de agirem para se livrarem dos compromissos. Além disso, digo: "politico é tudo ladrão", e o assunto acabou. "Votemos em branco!"

    Ainda tenho vários amigos que me olham como se eu fosse um débil mental, quando digo que não bebo. São vários esteriótipos e, sinceramente, acho todos eles ridículos. Mas a mente, não critica, acredita nisso. E o mais irritante, passa para as próximas gerações.

    Quanto ao gosto musical , particularmente, fico um pouco intrigado com o quanto as pessoas odeiam esta nova geração de música. O objetivo delas é o entretenimento, em detrimento a melodia. Excelentes para as pessoas se divertirem em grupo. Mas as pessoas usam vários adjetivos para denegri-las e a quem as ouve.

    Todo país tem os seus problema e, ao contrário que o seu texto sugere, não acredito em tamanho pessimismo. O Brasil melhorou bastante, apesar dos grandes problemas que temos. Mas ignore isso, pois como podemos ter certeza se nós dois estamos fazendo afirmações especulativas sobre esse ponto? ^.^

    Como havia dito, os esteriótipos, alguns deles, obviamente, surgem como uma forma das pessoas sustentarem o seu comodismo, a sua preguiça. Há bastante gente assim, então, o sistema se sustenta. Como diria os sábios, querido, ignorância é uma benção e felizes são os míopes!

    Até a próxima. Grande abraço!

  • Com toda a evolução rápida e com a Globalição, o Brasil evoluiu,mas ,muitas vezes, mostrando um lado negativo,que ,felizmente, só existe na mente de poucos brasileiros.

    Abraços

  • Os esteriótipos servem para facilitar e tornar mais rápida nossa "leitura" e identificação dos "atores sociais", das pessoas do cotidiano. Tornando mais segura nossa análise e crítica da realidade e menos "perigoso" o enfrentamento (da realidade). Acho que é isso, Joel.

  • A sociedade evolui, nem sempre pra melhor, mas sempre evolui!

Sign In or Register to comment.