É a Doutrina da Salvação compatível com a Doutrina da Reencarnação?

Tenho observado que alguns confrades espíritas lêem O Evangelho Segundo o Espiritismo (que é uma interpretação do Evangelho) mas não lêem os quatro Evangelhos do Novo Testamento. Antigo Testamento, nem pensar. Enfim: o Espiritismo é compatível com a Bíblia?

Comments

  • Amigo,

    Pequeno comentário sobre o caráter cristão da Doutrina Espírita

    Entendi bem o sentido do termo compatível.

    Porém, este termo ou idéia é imprópria para se aplicar a doutrinas.

    Veja, algo é incompatível quando ocorre uma reação adversa que impede a co-existência.

    No caso das doutrinas a única reação viria das pessoas.

    Contudo, somente o sectarismo promove atitudes reacionárias.

    A tolerância, a fraternidade abraçam a todos, enxergando atrás das idéias, o lado humano.

    A rigor, todo conhecimento humano de domínio público não pertence a ninguém e pertence a todos.

    As idéias relativas a filosofia, religião e ciências não tem como cercear o acesso.

    Imagine se o Cristo, "que pregava o amai-vos uns aos outros" criaria restrições para esse ou aquele grupo divulgar suas idéias.

    Depois, não há registro em nenhum cartório da sessão de direitos sobre o monopólio do cristianismo.

    Desse modo se o bom senso, a razão e lógica permearem uma doutrina, no caso a Espírita, ela pode se intitular o que quizer.

    Como prega o amor, a bondade, a caridade tal como ensinava Jesus, pode se afirmar como sendo o mais puro cristianismo.

    ..................

    Sobre salvação e reencarnação.

    A questão não é de incompatibilidade, mas interpretação e revelação.

    A Doutrina Salvívica pertence a Paulo.

    Ele imaginou a justificação pela fé, segundo o qual, o Cristo derramou seu sangue para lavar nosso pecado, redimindo-nos.

    A Reencarnação foi confirmada pelos Espíritos.

    A diferença é que Paulo lançou uma tese.

    Quanto ao Espíritos, ao se deixarem tornar visíveis, se comunicarem tornou um FATO a reencarnação.

    O pesquisador Ian Stevenson juntamente com outro cientista Hernani G. Andrade, coletaram dados em caso que apontam para a teoria da reencarnação.

  • Espiritismo não é nem um pouco compatível com a BIBLIA.

    Espiritismo mexe com espíritos de pessoas boas e ruins, ouvindo conselhos, ajudando-os quando necessário e a BIBLIA condena isso. Por isso não têm como ambos andar de mão dada.

  • Fico feliz pela pergunta, pois trata-se de um tema bastante delicado, e também tristre, em ver respostas algumas um pouco enérgicas.

    Amigos e amigas, faz-se necessário que eu faça algumas considerações iniciais. Sou espírita e me encontro em grande necessidade de aprendizado, sendo assim limitado para a melhor colocação. Portanto, peço já desculpas por minhas falhas que, certamente, cometo aqui.

    Afirmo que o espírita é cristão, porque se estuda a trajetória do Messias e de seus apóstolos. Não temos como deus nenhum que não seja o Verdadeiro Criador. Espírita é aquele que utiliza as codificações de Allan Kardec, que utiliza do conhecimento oferecido amorosamente dos espíritos mais instruídos a respeito da lei de causa e efeito e que não nega a contínua necessidade de estudo e aprendizado sobre o Velho Testamento e o Novo Testamento.

    Senhores e e senhoras, acredito na importância de expor que além do espírita, há também o espiritualista. Este segundo busca inicialmente a instrução sobre os efeitos, enquanto que o primeiro também a busca em cima das causas.

    Certo que o estudo espírita iniciou-se com Allan Kardec, que contou com espíritos bondosamente instruídos para a tarefa de codificação. Agora, eu, José Eduardo, por tempo não recebí a responsabilidade de comunicar-me com os espíritos, pois acredito que Deus não me vê devidamente preparado para utilizar deste ofício a favor dos meus semelhantes. Por tempo, sei que para minha correta orientação, junto ao espírito que tiver de me acompanhar, preciso ter cuidado se este vem para guiar-me ou me fazer perder, para semear o amor ou a discórdia, para que eu possa servir ou para que me sirvam. Para isso, basta observar seus frutos, pois uma árvore má não dará bons frutos. Caso eu não obedeça esta orientação, corro sério risco de me ver perdido em orientação que me guiarão ao abismo. Jesus foi tentado por um espírito inferior, e por sua sabedoria reconheceu qual era aquela procedência e não se deixou conduzido.

    Amigo Tácito, os espíritas não consideram aqueles que seguem as orientações que não se baseiam no espiritismo, como espíritos inferiores. Toda a religião tem uma essência que parte de Deus, portanto é bôa. Nós não buscamos, de forma alguma, a discriminação sobre os demais irmãos, porque perante ao Pai, somos iguais. A categoria em que se basei como "espírito superior ou inferior" tem relação com o grau de comunhão deste espírito com o Criador. Para isso, não há diferença se você é espírita, católico, judeu, do candomblé, vivo ou morto.

    Os vivos são conhecidos como espíritos encarnados e os mortos como desencarnados. O porquê disso é que somos todos espíritos, que desde a concepção, encontramos a carne para animar e assim desempenhar o nosso papel sobre a face da Terra. Quando há a morte, esta morte se dá apenas no corpo, na matéria que nos é palpável, pois o espírito apenas se disvincula deste. Para o espírito, não há morte, não há fim, só a eternidade.

    Este conhecimento pode-se aproveitar no texto que o nosso amigo Roberto nos lembra com relação a visão que alguns apóstolos tiveram, no alto de um monte, na presença de Cristo, de Moséis e Elias, que estavam mortos (mortos no sentido da carne, ou seja, estavam desencarnados). Manifesto minha ousadia em ir um pouco além. Um anjo apareceu para Zacarias e disse que sua esposa dará um filho, que deverá se chamar João, e que este virá com o poder e o espírito de Elias (Lucas, 1, 11 a 17). Jesus explica que João, que está preso, é o Elias que devia voltar (Mateus, 11, 8 a 14). Jesus conversava com Moisés e com Elias, enquanto Pedro, Tiago e João dormiam, que estes despertam passado algum tempo (Lucas, 9, 28 a 32). Jesus afirma que Elias deveria ter vindo e que já veio e que guardessem segredo temporariamente (Marcos, 9, 9 a 13). Os três Apóstolos, que estiveram no monte com Jesus, entederam que era de João Batista que se falava, ao se referir a Elias (Mateus, 17, 12 e 13).

    Amigo Tácito, recorro novamente a palavra para perguntar se O Cristo não teria exposto a pluralidade da existência no que tange Elias e João Batista? Como dois indivíduos poderiam ser ou ter sido um só? Amigo, neste caso o espírito é único e quando este veio, com relação apenas a estas duas existências, primeiro na face da Terra, este recebeu o nome de Elias. Desencarnou e quando encarnou novamente, recebeu o nome de João, o Batista.

    Uma citação isolada seria importante: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tg 2,26)

    Noutro ponto que aponto com relação a reencarnação, está exposta num diálogo entre Jesus e Nicodemos, que este segundo pergunta como é possível nascer denovo, enquanto Cristo retruca dizendo:" És doutor em Israel e ignoras estas coisas!..." (Nicodemos era Judeu...) (João, 3, 1 a 13).

    Amigos, não acreditar nas vidas futuras para nossa purificação, não faz sentido. Todos nós, desde o nascimento até a nossa morte, cometemos erros. Roubo, cobiça, egoí

  • Não. A Bíblia não fala em reencarnação. Não é uma idéia cristã. Fala em ressurreição. Para os cristãos, não há uma segunda chance.

  • Naum! Jesus foi p/ cruz por causa dos nossos pecados, isso naum significa q podemos pecar deliberadamente, o objetivo foi de termos consideração e entender o amor dele por nós! O espiritismo acredita nas reencarnações no sentindo de pagarmos nossos pecados de vidas passadas.

    Mas se Jesus morreu na cruz levando os pecados da humanidade, porque temos que paga-los de novo.

    A reencarnação anula a cruz de Cristo!

  • Não! não são compativeis.

  • A paz de Cristo e o amor de Maria, mãe do meu Senhor – Luc.1,43

    Espiritismo: Fácil refutar - Espírita: Difícil convencer

    1)-O problema de se fazer apostolado com espíritas é que eles são muito orgulhosos, e consideram todos os não-espíritas como "espíritos menos evoluídos".

    2)-Argumentos de católicos, para eles, valem tanto quanto argumentos de crianças. A única coisa que importa para eles são as "revelações dos espíritos superiores", não importando se estas vão ou não contra a lógica, a razão, o bom senso ou até contra a moral e os bons costumes.

    3)-Mas mesmo essas "revelações" são por vezes rejeitadas. Pois o próprio Kardec diz: "não se deve aceitar cegamente tudo o que venha deles (dos espíritos), da mesma forma que não se deve adotar às cegas tudo o que proceda dos homens" (LE, q.222, p.130).

    4)-Doutrinariamente, o espiritismo está baseado em dois pilares: a reencarnação e a necromancia (ou comunicação com os mortos). Racionalmente falando, tudo o que você precisa fazer para convencer um espírita de que ele está numa "barca furada", é provar que esses dois princípios vão contra a razão e contra o que Cristo ensinou (se estivermos tratando de kardecistas). Mas note que eu falei "racionalmente", por que na prática isso somente não adianta.

    Nas citações dos livros do Kardec, vou usar seguintes siglas para referir aos seus livros:

    LE = Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, 79a. edição, 1993.

    LM = Livro dos Médiuns, Instituto de Difusão Espírita, 20a. edição, 1987.

    GEN = O Gênesis, Ed. Lake, tradução da 1a edição comemorativa dos 30o. aniversário dessa obra, 1966.

    5)-Reencarnação:Diz Kardec no Livro dos Espíritos: "adotamos a opinião da pluralidade das existências, não só porque ela nos veio dos Espíritos, mas porque nos pareceu a mais lógica" (LE, q.222, p. 129).

    6)-Além disso, ele afirma que "a reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição" (ESE, cap. IV, no.4, p.69), e que "ela foi confirmada por Jesus e pelos profetas, de maneira formal. Donde se segue que negar a reencarnação é renegar as palavras de Cristo" (

  • Não !!!!

  • Olhe, todos os verdadeiros espíritas já leram e conhecem o Novo Testamento, o qual ensina Os maravilhosos "Ensinamentos" e Os maravilhosos "Exemplos" dO Magnânimo MESTRE e Senhor Jesus... O Antigo Testamento por se tratar dos ensinamentos de Moisés, não interessa aos espíritas... O espiritismo - no que tange ou se refere aos ensinamentos e aos exemplos dados por Jesus é totalmente compatível e idêntico à bíblia... Entretanto, na bíblia existem muitos outros ensinamentos que não são aceitos pela Doutrina Espírita porque, para nós espíritas, são sem lógica e sem o mínimo fundamento... AGORA PRESTE ATENÇÃO: na bíblia se relata que quando Jesus foi à noite com mais dois apóstolos ao Monte Tabor, Ele lá chegando, deixou os apóstolos e se ajoelhou mais adiante e conversou com os espíritos de Elias e de Moisés - os quais apareceram para Jesus resplandescentes de intensa LUZ... Jesus também resplandecia de intensa LUZ... Os próprios apóstolos relatam isso na SUA bíblia... Eu lhe pergunto: vc ainda duvida que existem espíritos?? Vc ainda duvida do espiritismo?? Vc ainda duvida da reencarnação?? Se duvida, então vc não acredita na SUA própria bíblia...

    Leia livros espíritas.... Estude.... Analise.... Reflita....

    Boa sorte!!!!

  • O espíritismo não é cristão para inicio de conversa. Mas até ai não quer dizer que não se utiliza dos ensinamentos deixados no evangelho, pelo contrário, os tem como ponto de ensinamento religioso.

    Assim como no evangelho há lindos ensinamentos, há também nas escrituras judaícas, budistas, islãmicas etc.

    Tudo que possa contribuir para a evolução do homem, melhorar seu desenvolvimento moral, familiar e uni-lo ao Criador, deve ser exaltado e estudado.

    O espíritismo cabe em três categorias:

    Religioso - Filosofico e ciêntifico.

    Pelo contrário, existe muitos espíritas como eu que estudam a Tanach (não existe velho testamento). A tanach foi escrita por judeus para judeus.

    O conceito Velho testamente e novo testamento é um conceito totalmente cristão e pagão, nada do que D'us nos deu é antiquadro e ultrapassado, lembre-se disso!!! Então não existe velho testamento como se um novo o substituisse.

    Jesus nasceu judeu, cresceu judeu, foi circuncizado e morreu sendo judeu. Ser judeu não é somente nascer entre o povo, mas praticar a religião.

    Muitos acham que os que nascem em Israel é judeu, pelo contrário, há muitos cristãos e islãmicos em Israel e nem por isso é judeu.

    Ser judeu, é praticar a religião judaica. Judaísmo não é patria, é sim, religião.

    Na Tanach em HEBRAICO podemos enxergar claramente as passagens que nos mostra os principios do Guilgul Neshamot, ou seja, reencarnação como no ocidente é dito.

    JAMAIS os judeus poderiam ou poderão ter uma fé fora de seu pilar, a TORÁ. Qualquer crença fora desse pilar é ilógico, anti judaismo e herege. Então os judeus não são burros de não conhecer suas próprias escrituras, ainda há mais de 4.500 anos.

    E foram a eles que D'us o Criador transmitiu no Monte Sinai as leis escritas, as leis orais e a Torá. A nenhum povo mais.

    ==============================================

    Tá vendo, já recebi 2 negativos. Mas é assim mesmo aqui no YR, ou se fala o que realmente quer ouvir, ou recebe negativo.

    Se estudar profundamente as escrituras, verás que o conceito de salvação está mais para o cristianismo e seu sistema de conversão do que para uma verdade nas escrituras judaícas.

    A começar que, o messias judaico não vem para salvar nínguem, isso é a maior invenção da igreja. Só quem realmente estuda as escrituras entende isso. NÃO EXISTE NO JUDAÍSMO O MESSIAS QUE VEM PARA SALVAR!!!

    Abraços

Sign In or Register to comment.