(Adso de Melk narra) "Ousei, pela primeira e última vez na minha vida, uma conclusão teológica: "Mas como pode existir um ser necessário totalmente entretecido de possÃvel? Que diferença há então entre Deus e o caos primigênio? Afirmar a absoluta onipotência de Deus e sua absoluta disponibilidade a respeito de suas próprias escolhas não equivale e demonstrar que Deus não existe?"
Naquele instante, uma parte dos telhados do dormitório desabou com imenso fragor soprando para o alto nuvem de fagulhas. Uma parte das ovelhas e das cabras, que vagava pelo pátio, passou junto a nós lançando atrozes balidos. Servos em tropel passaram junto a nós, gritando, e quase nos pisaram.
"Há muita confusão aqui", disse Guilherme, "Non in commotione, non in commotione Dominus."
Comments
Deus é conforto humano,um ser imaginário criado pelo homem com um dos objetivos de ser nosso aconchego.
Podemos provar a existências de algo através da razão,ciência,sentidos;logo se Deus está fora disto,ele não existe.
Não é presunção minha achar isto,mas é o que temos hoje.
No século XIV, Guilherme de Occam já dizia que existiriam dois tipos de verdade:
a) Racional ou Filosófica. O homem capta esta verdade mediante a razão e a evidência dos raciocÃnios.
b) Teológica. O homem capta esta verdade mediante a fé, que se rege pela vontade.
Portanto, segundo Occam (que era monge franciscano) Deus existe se essa for a vontade do homem de fé, caso contrário:
(Adso de Melk narra) "Ousei, pela primeira e última vez na minha vida, uma conclusão teológica: "Mas como pode existir um ser necessário totalmente entretecido de possÃvel? Que diferença há então entre Deus e o caos primigênio? Afirmar a absoluta onipotência de Deus e sua absoluta disponibilidade a respeito de suas próprias escolhas não equivale e demonstrar que Deus não existe?"
Guilherme (de Baskerville) fitou-me sem qualquer sentimento a lhe transparecer no rosto, e disse: "Como poderia um sábio continuar comunicando seu saber se respondesse sim à tua pergunta?" Não compreendi o sentido de suas palavras: "Pretendeis dizer", perguntei, "que não haveria mais saber possÃvel e comunicável, se faltasse o próprio critério da verdade, ou então que não poderÃeis mais comunicar aquilo que sabeis porque os outros não vo-lo consentiriam?"
Naquele instante, uma parte dos telhados do dormitório desabou com imenso fragor soprando para o alto nuvem de fagulhas. Uma parte das ovelhas e das cabras, que vagava pelo pátio, passou junto a nós lançando atrozes balidos. Servos em tropel passaram junto a nós, gritando, e quase nos pisaram.
"Há muita confusão aqui", disse Guilherme, "Non in commotione, non in commotione Dominus."
(in "O NOME DA ROSA" de Umberto Eco)
Leia a BÃblia e tire suas próprias conclusões.
Não faça nada que não acredite, isto te tira a essência.
Deus não é uma pessoa, leia mais.
Ah, e "nois" não existe... Isto sim é uma certeza! Rsrs
[]'s
09.05.09
Olha amigão..Deus existe,mas so creio na existencia porque vejo lógica nela...do nada não se faz nada..então o famoso Big bang foi ordenado por deus....umA libélula ter 300 unidades óticas(olhos)pode?somente um Deus mesmo..a natureza feita por deus exata he maravilhosa, mas o homem que faz parte da natureza destrói td..pena somos maus pensantes....amigão veja a perfeicão da natureza e vc vera lógica na existencia de um deus,mas não eh o Deus das religiões discriminatório e ditador
Claro que sim,basta vc crer e verá as maravilhas do Criador!
se vc não acredita que Deus existe?
por que vc reza?
Isto ñ é problema para mim a muito tempo,mas o q fazem c estas 4 letras é problema para mim a muito.
isso é tipo de pergunta de quem é desmiolado
voce não deve ter celebro , não respira, não deve ser feliz, vive por viver ou ate talves nem vive só vegeta
Eu não ia te responder, pq determinados assuntos, eu nem faço questão...mas aà eu voltei e quero só te falar pra observar o mar, as montanhas seculares, os infinitos tipos e espécies de animais e plantas, as cachoeiras, o céu, a lua, estrelas, enfim o universo que nos é possÃvel admirar...vc acha possÃvel deixar de crer num Deus poderoso e único? Eu creio e sou feliz por crer, esta fé me preenche e me ajuda a viver neste mundo cruel e injusto por culpa dos homens e não de Deus, como alguém afirmou. Eu não creio em homens e religiões, pq aà sim há o interesse e a manipulação, mas eu não confundo Deus com tramóias. E quer saber, eu falei demais, mas é isso...Até a próxima.
Pa\a quem crê, existe; para quem não crê, não existe.