Que material os desenhista usam para fazer quadrinhos?

Queria saber quais materiais os artistas usam pra fazer quadrinhos, além do lápis e borracha, tbm queria saber a medidas desses matérias e tais, obrigado desde já

Comments

• A primeira coisa de que você precisa é de uma boa lapiseira, como Mitsubishi ou Pentel. Aconselho 0.9, pois é resistente e dá um traço mais natural.

- Grafite 2B, que é macio (existem grafites japoneses 0.9/3B).

- Grafite integral,8B ou mesmo 6B, para sombreamento.

- Borracha, para corrigir erros ou clarear regiões ou colocar pontos ou linhas de luz : a ideal é a da marca mono, japonesa.

- Papel sulfite de 90g. em tamanho A4, (para caber em uma pasta), que também é mais resistente, e já coloque as folhas em uma pasta catálogo (mas você pode usar também tamanho A3, mas precisaria de uma pasta do mesmo tamanho).

- Pasta (catálogo ou mesmo fichário) com plásticos, que funcionará como seu portfolio ( o portfolio é onde o artista guarda seus trabalhos para apresentar aos clientes).

- Pasta de referências (a ela você se refere para ver as soluções que os outros encontraram para o que você for desenhar no momento), onde você vai colocar reproduções de desenhos de outros artistas e fotos de assuntos que você acha que um dia queira desenhar.

Não se esqueça de colocar desenhos e fotos com os mais variados tipos de corpo, roupas, mãos, pés, cores, casas, objetos,etc.

- Canetas pretas de "micro pigmento":

http://www.artcamargo.com.br/product_info.php?prod...

- Um conjunto de bisnagas de tinta aquarela e pincéis macios (a tigre tem uma boa linha chamada Kolinski). Melhor ainda, é uma caneta pincel. Tem algumas marcas que tem caneta hidrográficas pincel, que você pode comprar avulsas ou em estojos. e uma delas é do tipo "Blender", que serve como um esfuminho:

http://www.artcamargo.com.br/index.php?cPath=535_9...

http://www.artcamargo.com.br/product_info.php?cPat...

http://lh3.ggpht.com/_57EpgZWY81g/TBRHAVM1SZI/AAAA...

Isso é o necessário para começar.

Todos esses produtos você encontra com facilidade nas lojas da Liberdade, ou em lojas e sites de Materiais artísticos (como Artcamargo, Michelângelo ou Casa do Artista).

• Pode usar vários tipos de grafite,canetas pincel,nanquim,pincel,tinta,vários tipos de caneta...tem muitos materiais mas os mais usados normalmente são esses.

• Com base nas pesquisas que fiz, além do lápis e borracha é utilizado:

Canetas nanquim descartáveis ou nanquim com bico de pena. Claro, isso vai depender de como você quer fazer esses quadrinhos e de que tipo de técnica você utiliza, se é com lápis de cor mesmo, canetinhas, digital, nanquim, giz, etc. Tem pessoas que fazer quadrinhos com apenas caneta Bic ou nanquim descartável, digitalizam e está pronto.

Já outras, fazem o esboço com lápis comum ou os non-photo-blue (como os artistas profissionais, por exemplo), finalizam com nanquim e por fim digitalizam. As vezes eles fazem só o traçado com nanquim e colorem digitalmente depois. E ainda tem as que desenham, quadrinizam, e fazem todo o processo com uma mesa digitalizadora, assim ganha-se mais tempo.

Concluindo, você tem total liberdade para fazer como quiser. Os meus eu fiz no lápis, vetorizei e depois colorir digitalmente. Eu pelo menos gosto assim.

Espero ter ajudado.

>Não tinha notado as medidas dos materiais.

Para esboços quase sempre se usa lápis 2B, ou lapiseiras com minhas 2B também.

Nanquim descartável: é legal comprar 0.2, 0.4. Ai vai depender para o que vai precisar. Se vai só contornar e quer traços finos, escolhe as espessuras 0.1 ou 0.2, por ai.

Caso vá colorir e fazer em preto e branco, compre marcadores preto para colorir regiões maiores.

No meu site vou postar todo o meu processo com os desenhos, dede esboçar um personagem até a finalização do desenho em programas digitais, se quiser dar uma olhada depois, é www.loopinverso.com.br

As postagens sobre pintura digital e quadrinização podem demorar umas semanas, mas se quiser guardar o link agradeço :)

Sign In or Register to comment.