Que material os desenhista usam para fazer quadrinhos?
Queria saber quais materiais os artistas usam pra fazer quadrinhos, além do lápis e borracha, tbm queria saber a medidas desses matérias e tais, obrigado desde já
Queria saber quais materiais os artistas usam pra fazer quadrinhos, além do lápis e borracha, tbm queria saber a medidas desses matérias e tais, obrigado desde já
Comments
A primeira coisa de que você precisa é de uma boa lapiseira, como Mitsubishi ou Pentel. Aconselho 0.9, pois é resistente e dá um traço mais natural.
- Grafite 2B, que é macio (existem grafites japoneses 0.9/3B).
- Grafite integral,8B ou mesmo 6B, para sombreamento.
- Borracha, para corrigir erros ou clarear regiões ou colocar pontos ou linhas de luz : a ideal é a da marca mono, japonesa.
- Papel sulfite de 90g. em tamanho A4, (para caber em uma pasta), que também é mais resistente, e já coloque as folhas em uma pasta catálogo (mas você pode usar também tamanho A3, mas precisaria de uma pasta do mesmo tamanho).
- Pasta (catálogo ou mesmo fichário) com plásticos, que funcionará como seu portfolio ( o portfolio é onde o artista guarda seus trabalhos para apresentar aos clientes).
- Pasta de referências (a ela você se refere para ver as soluções que os outros encontraram para o que você for desenhar no momento), onde você vai colocar reproduções de desenhos de outros artistas e fotos de assuntos que você acha que um dia queira desenhar.
Não se esqueça de colocar desenhos e fotos com os mais variados tipos de corpo, roupas, mãos, pés, cores, casas, objetos,etc.
- Canetas pretas de "micro pigmento":
http://www.artcamargo.com.br/product_info.php?prod...
- Um conjunto de bisnagas de tinta aquarela e pincéis macios (a tigre tem uma boa linha chamada Kolinski). Melhor ainda, é uma caneta pincel. Tem algumas marcas que tem caneta hidrográficas pincel, que você pode comprar avulsas ou em estojos. e uma delas é do tipo "Blender", que serve como um esfuminho:
http://www.artcamargo.com.br/index.php?cPath=535_9...
http://www.artcamargo.com.br/product_info.php?cPat...
http://lh3.ggpht.com/_57EpgZWY81g/TBRHAVM1SZI/AAAA...
Isso é o necessário para começar.
Todos esses produtos você encontra com facilidade nas lojas da Liberdade, ou em lojas e sites de Materiais artísticos (como Artcamargo, Michelângelo ou Casa do Artista).
Pode usar vários tipos de grafite,canetas pincel,nanquim,pincel,tinta,vários tipos de caneta...tem muitos materiais mas os mais usados normalmente são esses.
Com base nas pesquisas que fiz, além do lápis e borracha é utilizado:
Canetas nanquim descartáveis ou nanquim com bico de pena. Claro, isso vai depender de como você quer fazer esses quadrinhos e de que tipo de técnica você utiliza, se é com lápis de cor mesmo, canetinhas, digital, nanquim, giz, etc. Tem pessoas que fazer quadrinhos com apenas caneta Bic ou nanquim descartável, digitalizam e está pronto.
Já outras, fazem o esboço com lápis comum ou os non-photo-blue (como os artistas profissionais, por exemplo), finalizam com nanquim e por fim digitalizam. As vezes eles fazem só o traçado com nanquim e colorem digitalmente depois. E ainda tem as que desenham, quadrinizam, e fazem todo o processo com uma mesa digitalizadora, assim ganha-se mais tempo.
Concluindo, você tem total liberdade para fazer como quiser. Os meus eu fiz no lápis, vetorizei e depois colorir digitalmente. Eu pelo menos gosto assim.
Espero ter ajudado.
>Não tinha notado as medidas dos materiais.
Para esboços quase sempre se usa lápis 2B, ou lapiseiras com minhas 2B também.
Nanquim descartável: é legal comprar 0.2, 0.4. Ai vai depender para o que vai precisar. Se vai só contornar e quer traços finos, escolhe as espessuras 0.1 ou 0.2, por ai.
Caso vá colorir e fazer em preto e branco, compre marcadores preto para colorir regiões maiores.
No meu site vou postar todo o meu processo com os desenhos, dede esboçar um personagem até a finalização do desenho em programas digitais, se quiser dar uma olhada depois, é www.loopinverso.com.br
As postagens sobre pintura digital e quadrinização podem demorar umas semanas, mas se quiser guardar o link agradeço