Por que é que as religiões são injustas: fé, consciência e razão?

Não acham que a posição tão fixada das religiões torna perfeitamente ambígua o valor da justiça ao nome da qual agem? Será que é justo julgar sempre da mesma maneira? será que o julgamento certo pode estar sempre já implícito em escrituras? Se existisse uma verdade absoluta, não deveria ser única entre as religiões, e uni-las em vez de as partidizar?

Os desacordos entre pessoas e religiões nascem da diferença de princípios. Mas o que faz destes princípios credíveis? E o que é que é mais apelativo na fé do que na simples consciência? Estou convencida, como muitos outros, de que a essência do homem, exclusiva a este animal, vem-lhe de apenas duas coisas: da consciência e da razão. Em que é que a fé é "melhor" do que a consciência? e como é que a fé pode ultrapassar os níveis elementares da consciência sem se apoiar na razão? Opiniões há muitas, mas apenas do confronto racional delas e da disposição de exercer o nosso espírito crítico segundo as regras da civilização (respeito, arguentação por passos lógicos (causa/consquência, absurdo etc) é que a verdade pode emergir (Sócrates). E assim confronto não é o mesmo que insulta e negação.

Não seria muito mais justo julgarmo-nos e regirmo-nos pelas qualidades da consciencia e razão que temos em comum, em vez de nos basearmos cada um naquilo em que temos fé?

Comments

  • " se tiver fé, ainda que seja do tamanho de um grão de mostada, diras àquela árvore, arranca-te e planta-te no mar. e ela lhe obedecerá".

  • Pq e uma coisa criada pelo homem.

    JESUS não deixou religião alguma,mais sim o caminho para a vida eterna através dELE.

    João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

    abraço

  • Desolée Anna je ne comprends pas cette langue. Merci de ne plus m' ecrire. je ne parle que français ok!

    bye!

  • Não existe nada injusto.

    []'s

  • não acho injustas não, pelo menos aminha não é injusta, é maravilhosa.

  • 1º Religião não tem razão.

Sign In or Register to comment.