Vocês já perceberam que as palavras mudam o significado drasticamente conforme a época?
Vou dar dois exemplos: VIÄDO e CRACK.
Bom, se hoje eu chegar pra você e falar que eu vi um viädo fumando crack, você obviamente entenderá que eu vi um homossexual se drogando, certo?
Mas, se nós estivéssemos em 2000, há 13 anos atrás, e eu dissesse essa mesma frase "eu vi um viädo fumando crack", você provavelmente ficaria boiando. Seria uma afirmação totalmente sem sentido e sem qualquer relevância.
O que você provavelmente iria entender é isso:
Que eu vi um quadrúpede veado fumando um jogador de futebol.
Bom, isso acontece porque em 2000, a palavra veado só tinha o significado daquele animal mamífero de chifres que a gente conhece. Chamar um homem de veado/viädo naquela época seria o mesmo que chamar alguém de avestruz, girafa, leão ou qualquer outro animal, ou seja, não tinha qualquer significado. Há 13 anos atrás, o único jeito de se referir a gays era chamando-os de "homossexuais" ou simplesmente "gays", já que "veado" ainda não tinha significado homossexual.
A primeira vez que um gay foi chamado de "veado" no Brasil ocorreu em 2002, quando um homem comparou um homem homossexual com o animal veado, pois aquele vira um veado deitado junto com outro macho em um zoológico.
A partir de 2003, o termo "veado" ou "viädo" tornou-se popular em todo o Brasil.
Quanto ao crack, apesar de ser uma droga devastadora, também temos a palavra "craque", que significa alguém que faz determinado trabalho com prática e eficiência, sendo majoritariamente utilizada para jogadores de futebol de grande sucesso.
A droga crack só foi inventada ou descoberta no ano de 2008 por traficantes do Rio, que misturaram cocaína com outras substâncias. Em outras palavras, é uma droga "bebê". Até 2007, ninguém fazia ideia do que o crack poderia vir a ser.
Então, esses são exemplos de palavras que surgiram na década de 2000.
Também há outros exemplos, como "dar" e "comer", que muitas vezes são utilizadas com referência a relações sexuais, desde 2004.
E vocês, se lembram de algumas outras?
Comments
Se esse texto for de sua autoria eu preciso dizer, voce é um ótimo escritor!
Sabe organizar um texto, tem futuro. É claro que faltou escrever sobre a fonte da informação, porque, cara, aonde que ce soube disso? O.o
"A primeira vez que um gay foi chamado de "veado" no Brasil ocorreu em 2002" C-como? Quem foi o sensitivo que encontrou o sujeito?