Banco de horas,e periculosidade?

Trabalho em uma empresa,no regime de escala.

Dependendo da escala,trabalho aos sabados,domingos,e feriados.

Minha duvida é a seguinte,a empresa nao paga hora extra,fica no banco de horas.

eu queria saber se esse trabalho,aos sabados,domingos,e feriados,é pago 100% ou nao?pois a empresa nao paga.

outra duvida é a seguinte,eu trabalho em altura,e com eletricidade 100volts,queria saber se ha periculosidade.

Comments

• José Maria

Domingos e feriados hora a 100%, o artigo 59 da CLT preve suplementação minima de 20% acima

da hora normal para excedentes não superiores a 2 horas em regime normal de trablho. Se esse excedente é continuo na sua jornada de trabalho, ele deve inclusive compor o seu décimo terceiro

e o aviso prévio. Quanto a Periculosidade,

tudo dependo do tempo em que voçe exerce realmente esse trabalho, se durante toda a jornada ou

se determinadas horas, você aí pode requerer o adicional como PENOSO, ou PERICULOSO, previsto em lei, mas isso se você puder comprovar a exposição ao risco, acho que o 100 volts

não lhe da o direito, consulte o ACORDO COLETIVO do seu sindicato. Geralmente o sindicato

fornece um livreto com todos os direitos do trabalhador, inclusive as diferentes funções, você pode

conferir se está fazendo só a sua função ou mais alguma outra, se isto ocorrer você tem de ser remunerado tambem pelo exercício de outra função. Existe em algumas categorias um percentual

de abono a quem trabalha ha mais de 5 anos na mesma empresa, em Telecomunicações era

7%, de repente na sua categoria tem algo assim.

MUITO IMPORTANTE, guarde tudo que comprove suas horas extras, elas podem contar tempo

para sua aposentadoria, e entrar no calculo do valor do benefício, muitos trabalhadores não tem idéia disso.

OUTRA, serviço periculoso ou insalubre, ou penoso, da direito a aposentadoria especial, 25 anos.

• Banco de Horas tem de ser registrado no Ministério do Trabalho, sabe se está ?

Qual o Sindicato ?

Sign In or Register to comment.