Quais as classes sociais Representados pela Umbanda e pelo Espiritismo ?

Fiquei impressionado com as citações de Robson Pinheiro, um médium mineiro da cidade de Contagem, onde mantém a Sociedade Espírita Everilda Batista, psicografa livros, faz palestras, administra workshops (o famoso "Entremediuns"), trabalha com kirliangrafia, terapias bioenergéticas e, recentemente, anda até mesmo fazendo algumas sessões que dizem ser de Umbanda por lá.

Enfim, um médium "multimídia", cheio de "poderes", que desde o lançamento do livro "Tambores de Angola" vêm tendo uma visibilidade no meio umbandista, ovacionado por adeptos e até mesmo tendo seus livros usados como doutrina em muitos Terreiros ditos de Umbanda.

Segundo ele, a umbanda, com seus pretos velhos, foi desenvolvida para atender aos mais ignorantes e pobres da época

É Jesus sempre “dando a oportunidade a todos”

Muitos pretos velhos são Espíritos de muita luz, que vem com seu falar simples e de muita sabedoria.

Mas, segundo ele, umbandistas cometeram o erro e começaram praticar os rituais, do candomblé, e assim muitos pretos velhos iluminados se afastaram.

Mas já existem vários centros de Umbanda que estão estudando o “Evangelho”, para poder com a simplicidade beneficiar a muitos.

Segundo ele, a doutrina Espírita, codificada por Kardec, é uma doutrina destinada aos intelectuais ricos, de muito estudo, que hoje já amparam aos pobres com creches e asilos

Fonte ( s ) : Livro de Robson Pinheiro

É isso Mesmo que eu entendi ? Por favor, Tirem minhas dúvidas

Umbanda é para Pobre e Espiritismo é para Ricos ?

Com a palavra as pessoas Abrangidas na pergunta e aqueles que se dispuserem comentar

Todas as respostas serão bem vindas

Update:

Valéria Pit Bul - Sua existência já é uma riqueza, suas palavras tesouro, sua sabedoria adorno.

Update 3:

Veluca, não estou definindo Nada - Quero Aprender, por isso leio e faço as perguntas aos que professam o proposto, foi o que fiz agora

Update 5:

Madame, que isso ?

Não perguntei no sentido pejorativo, já fiz minhas colocações e estou perguntando a respeito dos SEGUIDORES e não dos Orientadores

Comments

  • Conheço Robson Pinheiro pessoalmente, e digo com paz no coração que isto que se afirmou não procede e está um tanto distorcido.Ele foi criado na Igreja Evangélica e graças aos profundo conhecimentos do Evangelho de Cristo o Robson realiza um trabalho transformador no meio espírita e com positivas consequencias no meio umbandistas.

    A Umbanda segundo os livro Tambores de Angola foi organizado segundo as determinações de DEUS para atender os mais simples, os de pouca cultura acadêmica já que o espiritismo era para muitos do povo brasilerio do sec XIX muito erudito, muito rebuscado, muito dificil de entender, coisa de generais, médicos, juízes, etc

    Umbanda é o mesmo espiritismo, mas de pé no chão, atenderia e atende tanto o doutor quanto ao analfabeto, o rico e o pobre, o santo e o pecador.

    Quanto ao erro de umbandista praticarem rituais de candomblé, não procede, no livro trata de médium que descambaram para magia negra e a vingança. Isto na Umbanda significa a queda do médium pois não condiz com os ensinamentos de amor e perdão de Cristo-Oxalá.

    Na minha casa de umbanda, tem cientista do Programa Espacial Brasileiro, psicoterapeutas, engenheiros da Rede Globo e tem gente humilde, com o primário, mas que é respeitado como irmãos e tem cargo espirituais como mãe pequena, etc.

    Umbanda e Espiritismo são diferente, mas não são desiguais, mas cada um é cada um.

  • Se ele disse isso mesmo é : ou um ignorante de carteirinha, ou sou eu que estou na religião errada, sou espírita e pobre pobre pobre de marré marré marré. afff.....

  • O Daniel disse tudo. Eu só acho que o Robson é um médium que está um pouco fascinado com o sucesso que teve. Acho que ele podia ser mais comedido em sua superexposição.

    Por outro lado, os livros têm mensagens boas, mas ele é um pouco desrespeitoso com o Candomblé. Não gosto desse preconceito de Umbandistas contra Candomblecistas, assim como tb não gosto do preconceito de Espíritas com Umbandistas. Temos que nos respeitar, se quisermos respeito.

  • Acredito que no inicio tenha realmente essa era a intenção, pois a Umbanda foi criada para receber aqueles que não eram bem vindos ao espiritismo (kardec).

    Já nos dias atuais as coisas mudaram, dentro da umbanda existe a mesma diversidade que há em qualquer religião, atendemos pessoas de todas as classes, bem como temos mediuns oriundos de todas elas, desde faxineiras a médicos e juízes.

    Não existe preconceito muito menos discriminação dentro da Umbanda, todos são bem vindos.

    AXE

  • Enio,

    Infelizmente ainda existe muito preconceito em relação à Umbanda nos movimentos Espírita e Espiritualistas, quando eu era Kardecista, quase fui execrado por meus amigos espíritas por freqüentar giras de Umbanda.

    Não existe dúvida de que a instituição da Umbanda (a única religião verdadeiramente brasileira) seja uma reação a excessiva ''intelectualização'' do Kardecismo, em detrimento do ritual.

    A Umbanda é na verdade um sincretismo entre Catolicismo, Espiritismo e Candomblé, mas com seu modo de ver e atuar próprios.

    Atualmente a religão Umbandista está atraindo membros de diferentes níveis sociais, inclusive pessoas das classes média e alta e bem escolarizadas.

    A Umbanda consegue resgatar o que existe de mais belo na religião: o simbolismo, os arquétipos e o ritual.

    A religiosidade se torna eficaz para o crente a partir do momento em que ele enxerga sua beleza e enche sua experiência de significações, algo que o Espiritismo negligencia, em sua busca naufragada pelo ''status'' de filosofia e ciência.

  • Ai que dó de mim sabe aquela expressão: vendendo o almoço pra garantir a janta? eu to vendendo o almoço e a janta pra garantir alguma coisa, e sou espírita rs.

    Abraços

  • Caro amigo, não defina uma doutrina ou religião pelos seus seguidores, mas pelo que ela prega. Espíritos evoluídos não escolhem lugar, eles se aproximam de médiuns bem intencionados e com muito amor no coração para dar conforto aos seus irmãos, seja em um centro espírita ou em um terreiro de umbanda.

  • Acho que é do Chico Xavier uma frase que dizia algo como "em estrada de terra você anda melhor com carro de boi".

    A questão nem é a de riqueza ou intelectualidade. É de entendimento mesmo. Certas pessoas necessitam de imagens fortes para entender certos conceitos. Outras se acontentam com definições abstratas.

    Se por exemplo eu tive uma doença específica e quero explicá-la para a minha faxineira, eu tenho que utilizar de um vocabulário diferente do que eu usaria para explicar para a minha chefe. Nem porisso a minha explicação tem será correta para uma, e incorreta para a outra. Mas se eu não adequar o meu modo de comunicação ao receptor, ou ele não entende a minha mensagem, ou ele deixa de me escutar.

    Tê

  • O meu amigo Daniel já lhe deu uma excelente resposta, não tenho nada a acrescentar. Só te digo uma coisa, acho as obras de Robson Pinheiro excelentes e de fácil etendimento. Já li livros de Umbanda que não consegui entender e acabaram se tornando chatos pra mim. No terreiro que eu frequento você vai encontrar pessoas de todas as classes sociais, desde faxineiros até médicos.

    Bjs.

  • Você encontra maiores informações sobre a Doutrina Espírita nos sites abaixo:

    http://www.omensageiro.com.br/doutrina/

    http://momento.com.br/pt/index.php

    http://www.sej.org.br/livros.html

    Presença de espírito e caridade

    É a sra. Emory Howes, uma americana, quem conta:

    “Minha mãe era uma pessoa extremamente bondosa. Uma vez, estando nós à mesa do jantar, ela nos mostrou o que é realmente a bondade. Coisa temida por nós era a visita anual do velho afinador de piano, porque ela gaguejava muito e, invariavelmente, acontecia ficar ele para uma refeição. Minha mãe nos dissera que nunca deveríamos rir, por mais que o Sr. M. gaguejasse. Todos nós, as cinco crianças, tínhamos a melhor vontade de seguir as suas instruções, mas a atmosfera se ia tornando mais e mais tensa cada vez que ele ficava suspenso numa sílaba. Percebendo que estávamos ao ponto de estourar em risadas insopitáveis, quando o Sr. M., pediu o “v...v...v (que nunca chegou a ser vinagre), minha mãe veio ao nosso socorro com esta exclamação: “Vejam, meninos! Vejam só o que eu fiz. Pus açúcar no picadinho de Richard...”

    O riso rompeu facilmente, explodindo de cinco pequenas criaturas. Assim, com isso, ela nos ensinou que os elementos da bondade são, não apenas um sentimento resplandecente e caloroso, mas, também, espírito e imaginação, usados com rapidez e habilidade!”

    (Autor desconhecido)

    http://poemasdepaz.blogspot.com/2008_04_19_archive...

Sign In or Register to comment.