O HOMEM tem um LIVRE ARBITRIO? suas ATITUDES tem consequências MORAIS?

O homem que foi criado a imagem e semelhança de DEus, possui, corpo uma mente, um coração e uma vontade, a mente lhe permite pensar racionalmente, o coração lher permite sentir, diferentemente de um robo ou uma maquina.

Afinal, o homem tem livre arbitrio? pode fazer qualquer escolhas certa ou erradas e sem consequencias morais?

Comments

• FRANÇA - mais que vencedor

Todas as nossas escolhas,

TEM Consequências MORAIS.

Deus nos fez absolutamente livres

e com o maravilhoso poder de escolha.

Esta atual vida, é um teste

fundamental para a VIDA que

nos ESTÁ reservada e garantida

graças aos méritos de Jesus Cristo.

Este atual estágio, é chamado

de santificação. A SANTIFICAÇÃO

É UM PROCESSO, é a LUTA DIÁRIA,

é a luta da fé. VENCEMOS, ÀS VEZES

somosDERROTADOS,RECONHECEMOS

nossos erros,somos novamente regenerados.

Desta maneira, estamos NOS

habilitando para a VIDA FUTURA.

Sem provações,não há oportunidade

de CRESCIMENTO e desenvolvimento.

Temos o universo inteiro ao nosso LADO.

Desejo-lhe, uma

execelente semana.

Mas os que esperam no

Senhor renovarão as suas

forças; subirão com asas como

águias; correrão, e não se cansarão;

andarão, e não se fatigarão. Isaias 40:31

PARABÉNS PELA PERGUNTA.

• eu acredito que existe o livre arbítrio e s consequecias...

• Boa pergunta França.

Jeová Deus criou o homem com liberdade de escolha, podemos fazer o que bem entendemos, no entanto as consequências serão o fruto da nossa escolha.

Deus embora nos dê o livre arbítrio se preocupa com a nossa escolha ele nos aconselha a seguir um caminho correto para que possamos ser bem sucedidos na vida, ele nos orienta a lhe servir e o adorar.

Notamos que no mundo a maioria das pessoas não querem saber de viver conforme as orientações de Deus que estão contidas na bíblia e o resultado são famílias destruidas, doenças adiquiridas por causa do vícios e outros males resultantes por não querer saber das orientações do nosso criador.

Deus sendo o nosso criador sabe o que é melhor para todos nós, veja alguns textos que comprova isso.

Deuteronômio 30:19,20 "Deveras tomo os céus e a terra por testemunhas contra vós, de que pus diante de ti a vida e a morte e tens de escolher a vida para ficar vivo, tu e tua descendência, amando a Jeová teu Deus, escutando a sua voz e apegando-te a ele, pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias..."

Embora ele nos dá liberdade de escolha, mas nos orienta a escolher o caminho correto.

Jesus também mencionou em Matheus 4:4 "O homem não pode viver somente de pão, mas de toda a pronunciação procedente da boca de jeová"

A bíblia é o nosso guia de instrução para que possamos viver bem tanto neste mundo quanto ao que virá quando o reino de Deus for estabelecido na terra ao qual Jesus reinará para solucionar os problemas da humanidade.

Abraço.

• Livre Arbítrio é escolher o caminho de Deus ou não...

Livre Arbítrio é uma vontade gerada por uma determinada escolha.

Agora pergunto, O homem no seu estado natural deseja Deus? Ama a Deus? Quer ir para o céu? Não, não, e não. Toda a inclinação do homem natural é pecado. "a inclinação da carne é inimizade contra Deus" Ele odeia a Deus e ama o pecado. Quando tem que escolher, o que escolhe? O pecado. Isto é livre-arbítrio? Seria se ele estivesse totalmente livre de preferências ou de inclinações. Mas não esta', portanto "não há quem faça o bem" Rm 3.11. Nenhum!

Se o homem fosse livre não precisaria ser libertado. Mas ficamos escravos de Satanás com a queda. Nascemos servos do pecado (Rm 6:16). Assim nem nosso arbítrio é livre pois, sendo inimigos de Deus por natureza, como escolheríamos a Deus?

Quem pode então reverter tal inclinação? Deus pode. E Ele escolheu fazer isto comigo por uma razão que só Ele conhece, e que só a Ele resultará em glória. Aí entra a tão massacrada eleição (Rm 4, Ef 1, etc). Massacrada pois quando você aceita que só pode ser salvo por ter sido eleito isso não deixa nenhuma margem para o homem se gloriar.

• Não fazemos escolhas todos os dias de nossas vidas?

E não temos que arcar com as consequências?

Como seria admissível liberdade sem responsabilidade?

Sem consequências não há livre arbítrio, já que sem livre arbítrio não há méritos ou culpas de nada.

Sem livre arbítrio seríamos nada mais que robôs programados e sem vontade.

Paz e Luz!

• ´Qualquer atitude, palavras e até pensamentos tem consequências.

O tal "livre arbítrio" é mais uma palavrinha pra dizer que somos donos do próprio nariz, mas infelizmente, conseuqncias, exitem mesmo!

• Cada um tem a sua própria visão do que é certo ou errado...aí que a coisa complica....Só vai sofrer ou,perceber,as consequencias morais que conhecer.

• Nós temos o livre arbítrio para agir. Mas todas as nossas ações boas ou más sempre retornam para nós mesmos.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”GL 6:7

“Eu” contra “Eu”

Quando o Homem, ainda jovem, desejou cometer o primeiro desatino, aproximou-se o Bom-Senso e observou-lhe:

-Detém-te! Porque te confias assim ao mal?

O interpelado, porém, respondeu orgulhoso:

-Eu quero.

Passando, mais tarde à condição de perdulário e adotando a extravagância e a loucura por normas de viver, apareceu a Ponderação e aconselhou-o:

-Pára! Porque te consagras, desse modo, ao gasto inconseqüente?

Ele, contudo, esclareceu, jactancioso:

-Eu posso.

Mais tarde, mobilizando os outros, a serviço da própria insensatez, recebeu a visita da Humildade, que lhe rogou piedosa:

-Reflete! Porque não te compadeces e ajudas caridosamente aos mais fracos e ignorantes?

O infeliz, todavia, redargüiu, colérico:

-Eu mando.

Absorvendo imensos recursos, inutilmente, quando poderia beneficiar a coletividade, abeirou-se dele o Amor e pediu:

-Modifica-te! Sê caridoso! Como podes reter o rio das oportunidades sem socorrer o campo das necessidades alheias?

E o mísero informou:

-Eu ordeno.

Praticando atos condenáveis que o levaram ao pelourinho da desaprovação pública, a Justiça acercou-se dele e recomendou:

-Não prossigas! Não te dói ferir tanta gente?

O infortunado, entretanto, acentuou, implacável:

-Eu exijo.

E assim viveu o Homem, acreditando-se o centro do Universo, reclamando, oprimindo e dominando, sem ouvir as sugestões das virtudes que iluminam a Terra, até que um dia, a Morte o procurou e lhe impôs a entrega do corpo físico. O desditoso, entendendo a gravidade do acontecimento, prosternou-se diante dela e considerou:

-Morte, porque me buscas?

-Eu quero – disse ela.

Porque me constranges a aceitar-te? – gemeu, triste.

Eu posso – retrucou a visitante.

Como podes atacar-me deste modo?

Eu mando.

Que poderes te movem?

Eu ordeno.

Defender-me-ei contra ti – clamou o Homem, desesperado – duelarei e receberás a minha maldição!... Mas a Morte sorriu, imperturbável, e afirmou:

Eu exijo!

E, na luta do “eu” contra “eu”, conduziu-o à casa da Verdade para maiores lições.

(Francisco Cândido Xavier – extraído do Livro: Contos e Apólogos)

http://poemasdepaz.blogspot.com/2008_04_19_archive...

• Como esta na biblia. Deus deu o livre arbitrio para o homem, este o usa como quer, mas naum pode fugir das consequencias de seus atos, q no dia do juizo final serão postos em pauta...

• Depedendo das escolhas (sejam sábias ou tolas) sim!! Tem consequências morais! O que conta é as escolhas que fazemos ,pois depedendo delas,podemos ajudar ou prejudicar a nós e a outros!

O livre-arbítrio não pode ser usado como desculpa pra fazermos o que quer,sem medir as consequências! Toda ação provoca uma reação..seja boa ou má!

Sign In or Register to comment.