Respirar fundo => tontura?

As vezes sinto um pequeno cansaço e uma leve falta de ar, quando respiro fundo e/ou prendo a respiração por uns 5 segundos + ou -, me sinto bem melhor, mas depois começa uma sensação de tontura e parece que vou perder a consciência, daí tenho que soltar o ar antes que aconteça. Qual poderia ser a causa? Por que essa tontura? É normal?

Obs.: Graças a Deus nunca desmaiei na minha vida, nem mesmo por causa disso, mas tenho medo que aconteça. Não é sempre que tenho isso, mas é frequente, geralmente quando tô cançado.

Obs 2: sem piadas, ok! Serão denunciadas!!!

Comments

  • Qto ao seu questionamento, posso discorrer o seguinte.

    a fisiologia pulmonar.

    respiramos no máximo 500 ml de ar atmosférico, (isso em pulmão de um atléta ok), e temps mais 3000 ml de reserva expiratória, portanto a capacitade vital e de 3500 ml, essa ultima denominamos de uma inspiração forçada, ok. mas se gastarmos esses 3500 ml de ar atmosferico, temos mais 1100 ml de reserva expiratória um montante de 1200 ml, totalizando então um capacidade total pulmonar de 5.800 ml, esse 1200 ml, em caso fisiologico nao e utilizado, e se qdo utilizado é pq é patlogico, como pneumonias, trombos etc.

    No entanto qdo respiramos o ar atmosferico respiramos entre varios elementos naõ importantes restando com fundamental importancia o O2 oxigenio, CO2 dixiodo de carbono, e H+ hidrogenio.

    geeralmente temos de 12 a 16 respirações por minuto, e nesse tempo a cada minuto então percorrer pelas vias aeras no maximo 500 ml, ok

    e se ele nao estiver em proporção de 40% de O2 e 45%CO2 no sangue venoso, e 100% de O2 e 40% CO2 no sangue arterial, em um canal denominado de espaço morto, esse local ocrre a hematose as trocas gasosas, ou seja a transformação do sangue venoso rico em CO2 e pobre em O2, para sangue arterial onde deve ser rico em O2 e pobre em CO2, ha transtornos que direcionan-se diretamnete no cérebro, esse fenomeno denomina-se de hipercapneia, ou seja ha acumlos de CO2 no cérebro, ocasionado então as tonturas.

    dos elemntos quimicos os quais respiramos apenas o CO2 transpassa a barreira hematoencefálica, e em associação ao H que juntou-se a H2O transforma-se HCO3, bicarbonato, isso faz ocorrer a acidose respiatroria, mas em su caso aparente ser a associação de várias particulas de CO2 de transformam-se em um gás e aloja-se diretamente no cérebro, oasionando então uma hipercapnia, que um dos sintomas são tonturas.

    entretanto vc ao passar as respiarar nomalmente essas tonturas devem amenizar ate desaparecerem, isso então significa que seu espaço morto esta correto e o Shunt, sangue purifivado, sangue arterial, vai para o coração, em sua proporção correta.

    pouco dificil mas tentei esclarificar o máximo possivel.

    entretanto se essa situação acontecer com mais frequencias e indicado a realização de gasometria, ai voce deve procurar seu medico e contar os fatos existentes.

    boa sorte

  • colesterol altissimo causa isto.

    solução:

    dieta a base de frutas e legumes urgente em sete dias vai passar.

    sem frituras e sem manteigas, queijos, margaridas, biscoitos

    um litro de suco de melancia por dia sem açucar com adocante.

    prender a respiraçãoa é a pior coisa.pode causar um desmaio.

    caminha é o melhor a fazer.

    não é melhor ir ao medico e fazer os exmes?

    melhoras.

    bjs

  • por esses sintomas "cansaço e uma leve falta de ar" pode ser asma, procure um médico o mais rápido possível para se tratar (Pneumologia ou Alergologia)

  • vc é viciado em oxigenio, em excesso causa tonturas.

Sign In or Register to comment.