uma gata pode aprender com o macho a comer os filhotes?

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas minha gata já teve três ninhadas. Na primeira os filhotinhos nasceram bem. Um deles morreu (começou com uma inflamação no olho) e os outros foram adotados. Na segunda ninhada algum bicho comeu os filhotes. Acho que pode ter sido um macho, porque três gatos estavam rondando a casa perto do dia que aconteceu (e já li que o macho pode comer os filhotes, mais provável que a fêmea). Mas na terceira ninhada tenho certeza que ela que comeu, porque não havia outros gatos por perto e ela estava com a barriga bem cheia.

Ela pode ter aprendido isso com o que aconteceu com a ninhada anterior? Porque os gatinhos não pareciam ter defeito algum..

Comments

  • Verônica,

    Esse distúrbio acontece com algumas fêmeas,a medicina veterinária ainda não encontrou a causa exata desta questão,porém,acreditamos se tratar de um disturbio emocional no qual a gata fica extremamente insegura e ansiosa ao ver os filhotes e isso faz com que ela queira coloca-los para dentro dela novamente de alguma maneira.

    Geralmente animais com este transtorno são encaminhados para a castração a fim de que não ocorra uma nova cria,e cajo haja,os filhotes devem ser retirados do alcance dela imediatamente e alimentados por outra gata ou alimento artificial para gatos recém nascidos (sucedâneo).

    Espero ter ajudado.

    Alline_medvet.

  • existem muitas causas para isso.. entre elas:

    - péssimo instinto materno : algumas fêmeas não tem o instinto materno apurado e fazem isso.. ou deitam em cima, deixam morrer de fome...

    - estresse : se a mãe estiver sobre forte estresse ou se sentir ameaçada ela mata a cria

    - doenças : muitas vezes não percebemos doenças nos filhotes.. a mãe pode detectar isso na hora do nascimento e matar os filhotes

    - falta de nutrientes : pode parecer cruel... mas, a falta de nutrientes associada a um baixo instinto materno leva a mãe a comer os filhotes.

  • NÃO E ISSO E DOS HAMISTER

  • }.. Normalmente os animais procuram um lugar tranqüilo para ter sua crias, se isso não aconteceu pode ter acontecido isso, outra coisa muito importante que muitas pessoas não sabem, não se pode pegar os filhotes antes de 20 dias em alguns casos até 3 meses, pois as mães rejeitam os animais quando sentem cheiro de pessoas.

    Por isso se deve por uma caixa para os animais terem suas crias e evitar pegar os filhotes neste período, pense e lembre se isso não aconteceu, alguém pode ter brincado com o filhotes e a mãe rejeita os filhos te ate mesmo matando.

    espero te-lo ajudado

  • talvez ela percebeu que os filhotinhos ia morrer por que estava doentes e comeu eles para acabar com seu sofrimento

Sign In or Register to comment.