O Referencial Curricular p as séries iniciais dão dicas de como trabalhar com crianças de acordo com a idade e vc pode pesquisar em sites de educação na net e só acessar o google.
a uoleducação é bom. revista nova escola... e outros que tem até planos prontos e vc pode pesquisar e fazer o seu próprio plano... o que é mais interessante...
Luzimara Comunidade do orkut :prazer de ensinar com Luzimara
PROJETO PLANTAS
JUSTIFICATIVA:
No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das "verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
A partir da história “João Pé de Feijão” plantamos e cultivamos nosso feijão, e fizemos grandes descobertas com sua geminação. 16 mar Luzimara
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Quais são as partes das plantas?
Porque elas têm raízes?
O que elas comem?
Elas tomam água?
Como elas crescem?
OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Pesquisar em livros, , revistas e jornais, formas e cores trabalhadas no projeto;
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Expressar-se;
Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;
MATEMÁTICA:
Seqüenciar fatos;
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc 16 mar Luzimara
NATUREZA E SOCIEDADE:
Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
Contato com pequenos animais e plantas;
Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.
ARTES VISUAIS:
Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
Manipular sementes para colagens;
Dramatizar trechos dos contos de fadas;
Iniciar recortes livres com tesoura;
Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
SÓCIO AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;
Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
Conhecer regras de sociedade;
Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações; 16 mar Luzimara
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com mobilidade;
Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos Movimentos:
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
Modelar livremente com massinhas e argila;
Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
MÚSICA:
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
vc poderia fazer brincadeiras educativas, pintura, vc pode dar um sulfite A4 e pede pros pequenushos não colarem linhas, bolinhas de papel pequenas, rabiscar (pintar) o desenho... assim, eles ganham coordenação, jeito pra eles escreverem num futuro próximo.
uu'
espero que eu tenha ajudado, eu nunca entrei nesse tema de "pré-escola" aqui no YR, e somente disse oque eu lembro que fazia, e oque vejo nos meus trabalhos do maternal.
oi, tambem sou professora e vc pode contar comigo sempre!
vamos lá .Em primeiro lugar vc precisa ter uma seqüencia como conteudo : nele vc colocará o q vc vai trabalhar com sua turma,2º Objetivo: Aki vc irá relatar o q vc pretende alcançar dos seus alunos.3ºestrategia: agora vc vai relatar o vc fará na sua aula , como seu s alunos são pequenos sugiro q vc comece com uma história ou especulando como foi o dia deles ou procurando saber o eles gostariam de fazer hoje ? assim alem d vc saber como buscar o interesse dos alunos vc tambem irá desenvolver a criatividade deles.4º avaliação nesse quisito vc irá definir como avaliará seus alunos. E por ultimo vc colocará o tempo q irá usar.ñ esqueça de envolver varias brincadeiras, criatividade e muita sucata.bjus!
Comments
Vou dar um exemplo bem simples!!!
Atividade: Boliche
Público Alvo: crianças de 3 anos
Duração: 40 minutos
Objetivos:
- Estimular a contagem oral;
- Obter noções de quantidade;
- Reconhecer cores.
Desenvolvimento: é um jogo de boliche comum onde as crianças terão que contar, coletivamente, os pinos derrubados e suas cores.
Avaliação: envolvimento do aluno na brincadeira.
Aqui tem planos de aulas mais elaborados! Vale a pena conferir!
http://www.vivenciapedagogica.com.br/planoseprojet...
O Referencial Curricular p as séries iniciais dão dicas de como trabalhar com crianças de acordo com a idade e vc pode pesquisar em sites de educação na net e só acessar o google.
a uoleducação é bom. revista nova escola... e outros que tem até planos prontos e vc pode pesquisar e fazer o seu próprio plano... o que é mais interessante...
Luzimara Comunidade do orkut :prazer de ensinar com Luzimara
PROJETO PLANTAS
JUSTIFICATIVA:
No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das "verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
A partir da história “João Pé de Feijão” plantamos e cultivamos nosso feijão, e fizemos grandes descobertas com sua geminação. 16 mar Luzimara
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Quais são as partes das plantas?
Porque elas têm raízes?
O que elas comem?
Elas tomam água?
Como elas crescem?
OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Pesquisar em livros, , revistas e jornais, formas e cores trabalhadas no projeto;
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Expressar-se;
Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;
MATEMÁTICA:
Seqüenciar fatos;
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc 16 mar Luzimara
NATUREZA E SOCIEDADE:
Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
Contato com pequenos animais e plantas;
Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.
ARTES VISUAIS:
Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
Manipular sementes para colagens;
Dramatizar trechos dos contos de fadas;
Iniciar recortes livres com tesoura;
Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
SÓCIO AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;
Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
Conhecer regras de sociedade;
Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações; 16 mar Luzimara
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com mobilidade;
Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos Movimentos:
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
Modelar livremente com massinhas e argila;
Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
MÚSICA:
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participar
ATIVIDADES PREVISTAS:
Plantar Feijão;
Observar o crescimento das plantas;
Conhecer vegetais;
Escutar histórias;
vc poderia fazer brincadeiras educativas, pintura, vc pode dar um sulfite A4 e pede pros pequenushos não colarem linhas, bolinhas de papel pequenas, rabiscar (pintar) o desenho... assim, eles ganham coordenação, jeito pra eles escreverem num futuro próximo.
uu'
espero que eu tenha ajudado, eu nunca entrei nesse tema de "pré-escola" aqui no YR, e somente disse oque eu lembro que fazia, e oque vejo nos meus trabalhos do maternal.
oi, tambem sou professora e vc pode contar comigo sempre!
vamos lá .Em primeiro lugar vc precisa ter uma seqüencia como conteudo : nele vc colocará o q vc vai trabalhar com sua turma,2º Objetivo: Aki vc irá relatar o q vc pretende alcançar dos seus alunos.3ºestrategia: agora vc vai relatar o vc fará na sua aula , como seu s alunos são pequenos sugiro q vc comece com uma história ou especulando como foi o dia deles ou procurando saber o eles gostariam de fazer hoje ? assim alem d vc saber como buscar o interesse dos alunos vc tambem irá desenvolver a criatividade deles.4º avaliação nesse quisito vc irá definir como avaliará seus alunos. E por ultimo vc colocará o tempo q irá usar.ñ esqueça de envolver varias brincadeiras, criatividade e muita sucata.bjus!