Magoei muito uma pessoa que gosto, como faço para lidar com meu remorso?
Sou um cara muito voluntarioso e inflexível (e a cada dia tento mudar isso). Nunca fui muito carinhoso com ninguém, e mesmo ela sendo a pessoa com quem eu sou mais carinhoso, para ela era pouco. O maior problema é que qdo tomo uma posição na vida, passo por cima de tudo para mante-la, magoando as pessoas ao meu redor. Alem disso sou extremamente sincero, o que, acredite em mim, é um grande defeito. Resumindo, ela guardou todas essas coisas que eu fiz, e de repente acabou o relaciomento dizendo que eu não gostava o bastante dela, que eu a estava a magoando, que queria acabar antes de ter raiva de mim. No inicio fiquei furioso, pq eu gosto muito dela sim. Não conseguia entender pq ela tinha terminado, nunca a trai, e sempre tentei fazer de tudo para ela ser feliz. Achei que era enrolação dela, e havia outro motivo. Mas depois de refletir um pouco, vi que algumas atitudes minhas a magoaram muito. Se eu pudesse voltar, eu não seria tão inflexível, mas agora é tarde. Agora eu entendo o porque dela acabar comigo, e ate acho que ela ficará melhor sem mim. Mas não consigo tirar esse peso da consciência de ter magoado tanto uma pessoa que amo muito. Ela é a pessoa mais compreensiva, mais generosa que conheço, e não me perdoou de ter feito ela sofrer. Sofro todo dia pensando nas coisas que fiz, e não me dava conta. Não sei como lidar com essa culpa. algum conselho?
Update:Obrigada pelas respostas!Um exemplo das coisas que fiz: teve a colação de grau dela. Eu n fui nem p minha colação, pq acho um saco, mas acabei indo p dela p n magoa-la (mesmo tando c febre), pq é importante p ela. Já fui s vontade de ir, e aguentei por 2h a familia dela me sacaneando. No final, na hora de tirar a foto, um pessoal lá começou a brigar c a familia dela dizendo q eles tinham furado fila, e começaram a disputar o lugar na fila. Eu simplesmente me afastei. Sei q era mto importante para ela tirar a foto cmg, mas por algum motivo não fui. Vi de longe, a carinha dela aflita me procurando na mutidão, e nesses 10s não tomei a iniciativa de ir. Não sei s pq tava **** de ter ido, ou pq não me dou c a familia, ou pq achava q eles tinham furado fila.A familia ficou chocada cmg, e ela extremamente magoada.Ñ me custava nada ter ido, mas na hora...Esse tipo de coisa q eu faço´me faz ser um cretino, mas na hora n penso direito...eu to tentando mudar, mas o processo é lento...
Comments
Boa tarde Joaquim, por tudo que você escreveu em sua pergunta, acredito que você só consegue tirar esse peso do seu coração se conversar com ela e pedir desculpas.
Deixe o orgulho de lado e abra seu coração, sem medo do que possa acontecer. Só assim você ficará mais aliviado, tanto no coração quanto na consciência. Faça isso por você e por ela também.
Beijocas e boa sorte!
.
Sendo do jeito que és, fizeste um bem a ela, se mostrando como verdadeiramente és. Certamente ela vai encontrar alguém à altura dela. O que vc pode fazer é telefonar e pedir desculpas, se ela vai aceitar, não sei.
Querido, vc quer a realidade....não importa para as pessoas o que nós sentimos, e sim o que fazemos por elas...até pq é ``fácil fala e difícil fazer``...dizer que ama, qualquer cafajeste diz isso (ñ refiro-me a vc, é força de expressão)...é o que fazemos é o que conta....estar consciente é o 1º passo...muitos passam pela vida, dando ``murros em ponta de faca`` e mesmo sangrando, não echergam a própria dor que causaram em si mesmos...a vez agora é dela...se vc acha que vale a pena pra vc...vá e faça o necessário...mas não pra vc, e sim pra ela....o amor pede remissão, humildade, tolerância e paciência....Boa sorte.
Reconhecer um erro, que é egoista, soberbo e inflexível, não é coisa fácil, não. Mas quando se consegue, é mais que meio caminho andado. E parece que você está chegando lá. Quando se magoa a pessoa amada, é preciso descer ao vale da humilhação, se arrepender, pedir perdão a Deus e à pessoa magoada. E dar tempo para que ela note que realmente vc está arrependido e disposto a mudar. Comigo também já aconteceu e eu venci assim. Lembra da oração do Pai nosso, ensinada por Jesus, na questão ao perdão? Ponha em prática; e daí vá ao Salmo 40 e espere com paciência. Ela vai voltar.
O que vc fez,esá feito não tem voltar atrás.Apenas peça desculpa e toque o barco para frente. Você jamais conseguirá ser outra pessoa. Outras pessoas entrarão em sua vida e cedo ou mais tarde, tudo acontecerá novamente. Peça desculpas e toque o barco para frente e da proxima vez preste mais atenção no seu comportamento. Você não será autentico consigo mesmo, mas tente ser mais calmo.
infelizmente tem coisas que a gent so consegue passar por cima com o tempo, mas se vc ta tao angustiado assim poxa procura ela e desabafa e pede ela pra te perdoar, fale td q está preso no seu coração, eu acho que vai te ajudar e ajudar ela tbm a superar td isso... mas depois vcs precisam de um tempo pra td "ñ ser mais lembrado" e quem sabe vcs voltarem.... porque o q naum da eh p se relacionar com uma pessoa com mágoas... ok?? espero ter te ajudado pois ja passei por algo parecido ok?
bjx... boa sorte!!!
Difícil sua situação, meu amigo. Você parece ser uma pessoa inteligente e muito bem situado na vida.
Tudo o que você disse sobre você parecem ser boas coisas. O maior problema é que temos que ser, como vc disse, flexíveis e saber medir quando tal característica que normalmente é boa, pode passar a ser prejudicial.
Como você parece ser uma pessoa muito sincera e demonstra gostar muito dessa pessoa, chego a duvidar se a culpa realmente foi sua ou se vocês tem personalidades conflitantes, e ambos não conseguiriam se entender.
Caso a culpa seja sua, ainda assim acho que vc deveria parar e pensar se vc faz mal sendo assim, afinal, nós somos como somos e muitas características não conseguimos mudar. Não poderia ela ter sido um pouco mais flexível contigo também? Ou será que vc realmente fez algo exagerado? só você pode saber.
A melhor saída seria você tentar sentar com calma para conversar com ela olhando nos olhos. Tentar falar tudo que vc sente e mostrar que é verdade. Se ainda assim ela não quiser você de volta, ao menos vc estará em paz consigo e com sua consciência.
O mais importante é sermos sinceros conosco e com os outros. Após isso vc estará livre para viver sua vida e talvez tentar gostar de uma outra pessoa.
Um Abraço e boa sorte!
Peça desculpas para a pessoa que você magoou, e depois esqueça o caso, ficar se culpando só piora as coisas... e em hipótese alguma repita do erro!
beijos
Nossa cara...igualzinho o q estou passando, mas no meu caso eu fui a humilhada né, terminei ontem com ele, e não quero mais saber mesmo, sofri muito e consigo viver sem ele...Mas eu te aconselho a esquecer mesmo, segue tua vida e procure pensar bem antes de falar ou fazer...é perdendo q se aprende, e vivendo tbm...bjs
peça desculpas, se perdoe tambem.
seja gentil, carinhoso, atencioso . . e procure ser tranquilo, desespero nao ajuda em nada..
Conversa e continue melhorando o teu ser..