Resolvam essa charada:?
Você está diante de duas portas, uma vai para o céu, a outra para o inferno. E existem dois guardiães. Um só responde mentira, o outro só a verdade. Você não sabe qual deles fala a verdade ou a mentira, nem sabe qual a porta que vai para o céu. Pergunta! Formule uma única pergunta a um dos dois guardiães de forma que possa descobrir qual a porta que vai para o céu. Obs: os guardiães só respondem com sim ou não.
Comments
naum sei mas vc podia me respoder pq eu fiqui curiosa!!!!
Faria a seguinte pergunta para qualquer um dos guardiães :
- Se eu perguntar para aquele outro guardião se esta porta leva ao céu , ele me dirá sim ou não?
A porta correta será sempre a oposta da resposta do guardião .
Ex : Se por acaso eu fizer esta pergunta para o guardião que só fala a verdade. Ele dirá o que o outro vai responder e o outro só fala mentira , portanto Céu será a porta oposta a resposta .
Se por acaso eu fizer esta pergunta para o guardião que só fala mentira . Ele vai mentir a resposta do outro , portanto a porta será a oposta da resposta .
Bjs
Eu faria a seguinte pergunta, para os quardiões:
"qual é a porta que vocês guarda" como o guardião que fala a verdade, iria realmente apontar a que guarda, em quanto o guardião da mentira iria indica a porta que ele não guardava por ser mentiroso, pois não fala a verdade, ai eu saberia que a porta do ceu era aqueles que os dois ao mesmo tempo indicou.
...
Você pergunta para QUALQUER guardião:
- Se você fosse o OUTRO guardião, qual seria a porta que você diria que à A DO CÃU ?
Como o guardião do céu é o único referencial FIXO da equação ( SEMPRE fala a verdade) e o do inferno é um referencial duplo (PODE ou NÃO falar a verdade), dessa maneira você isola a resposta fazendo com que ambos se fixem no referencial da VERDADE:
Guardião do bem vai pensar: "Eu só falo a verdade, mesmo eu me colocando no lugar do guardião do mal, eu PODERIA ESCOLHER entre mentir ou falar a verdade, portanto vou falar a verdade, é a da direita."
Guardião do mal vai pensar: "Eu POSSO ESCOLHER entre falar a verdade ou mentir, mas se eu fosse o guardião do bem, EU TERIA QUE DIZER A VERDADE, então é a da direita."
Hahaha!
Sem resposta para essa pergunta...