Tchaikovsky? Quanto tempo?

comecei os estudos do violino sozinho a 2 semanas e estou tocando musicas bem basicas como gavotte de gossec (livro 1 suzuki, musica 17). respiro musica classica, passo o dia vendo videos, tecnicas, lendo teoria musical para violino, estudando partitura... vou começar as aulas no conservatorio hoje e irei fazer uma pergunta bem ousada a voces. treinando, inicialmente, 4h diarias como estou treinando e progredir para 6h diarias no violino, tendo aulas semanalmente no conservatorio, em quanto tempo conseguirei tocar tchaikovsky? lembro que comecei tardiamente, tenho 17 anos. me digam tambem em quanto tempo estarei a nivel profissional seguindo essa rotina de estudos e se tenho chance de me tornar um solista antes dos 26 anos em uma boa orquestra. nao aceito respostas confortadoras como nunca é tarde e bla bla bla. sejam realistas.

muito obrigado

Comments

• Olá, eu vou colar aqui uma reposta de uma profissional da área pra uma pergunta similar a sua que fizeram aqui já faz um bom tempo. É uma colega da categoria que por algum motivo não frequenta mais o yahoo

"A filosofia Suzuki, conhecida no meio musical parte desse princípio, que assim como a língua materna, independente do grau de dificuldade do dialeto, qualquer criança é capaz de aprender.

Você pode achar que é mais fácil treinar a língua do que uma série de músculos envolvidos no ato de tocar um instrumento, eu penso nisso às vezes. Mas o 'meio', favorece muito mais a aprendizagem da fala do que de outros procedimentos. Aí está a chave...

Mas daí somos levados à outra questão: falar é uma coisa... ser claro, expressar idéias organizadas, ter o 'dom' da retórica é outra...

Independente do treinamento intenso à que se submeta, cada corpo é um indivíduo único e reage de maneira distinta. Como explicar por exemplo, Usain Bolt nos 100 mts rasos? Dizer que os outros treinaram 'menos' ou não estavam em seu melhor dia é no mínimo ingênuo. Ele é diferente, e a ciência o estuda. Da mesma forma os gênios da música, que com 3, 5 anos tocavam os grandes concertos...

Eu acredito sim, que qualquer um pode aprender e nasce com aptidão para tocar qualquer instrumento, mas O QUÊ, ou até que nível ele poderá chegar, isso é determinado por fatores externos e internos que ultrapassam o esforço ou vontade."

Para complementar um comentário de um outro usuário experiente à respeito do assunto:

"(...) é evidente que cada organismo tem qualidade fisiológicas e anatômicas diversas.

Isso é o determinismo evolucionário, o qual explica por que você nunca vai pular mais de 8 metros, pintar um quadro como Da Vinci ou esculpir um bloco de mármore como Rodin, cada macaco no seu galho e nem tudo depende de vontade, estudo e dedicação. Se fosse assim todo mundo tocava violino como Paganinni, piano como Liszt, Cello como Rostropovich..."

Colei essas respostas porque são melhores do que qualquer coisa que eu escreveria aqui pra você. Boa sorte nos estudos, e lembre-se de uma coisa mesmo que você não consiga chegar no nível que almeja, o universo da música clássica é muito grande e dentro dele existem vários estilos e compositores que você vai conhecendo com o passar do tempo e daí em diante você encontrará seu lugar dentro desse universo grandioso e fascinante.

• Não há necessidade de estudar tanto. A aptidão musical já nasce com a pessoa, só se aprimora. Existem pessoas que são muito boas e estudam pouco. E tem aquelas que estudam horas, mas não possuem coordenação motora nem ritmo.

isso é muito relativo.

Não dá pra dizer se você será um solista ou não. Isso depende do seu desempenho natural para a música e não do tempo que você irá estudar.Não tem nada a ver.

Existem pessoas que não precisam de tanto tempo de estudo para tocar Tchaikowsky.

• Pode sim, basta querer. Estude mais pois está estudando muito pouco, não use só o Suzuki tem outros faça adaptações. Eu ganhei um solo da 9. Com menos de dois anos, acredito que depende de você.

Sign In or Register to comment.