Por que os padres sabem que é pecado a idolatria e nao explicam isso aos catolicos:?

1 Coríntios 6.10

Não erreis: nem os devassos, nem os IDÓLATRAS, nem os adúlteros, nem enfeminados,[.....] herdarao o Reino de Deus.

Comments

• Colega, primeiro porque os católicos não se interessam e nem respeitam a Bíblia!!!! Segundo, imagine o prejuízo na arrecação que a ICR teria se parasse de vender seus "santos"?!!! Os padres sabem que a idolatria ou se dirigir a qualquer imagem é abominação aos olhos de Deus,

mas se os católicos não ligam para esse pecado mortal, você acha que os padres vão ligar?!!! Eles dizem que veneram, como se não fosse sinônimo!!!! Deixe eles adorarem a seus "santos", o pior cego é aquele que não quer enxergar!!!!Cada um dará conta a Deus, individualmente, e muitos ouvirão: " APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, NÃO VOS CONHEÇO!!!"

NÃO TENHO RELIGIÃO, TENHO JESUS!!!!!

• Eles tbem não explicam que a igreja não é a "Casa de Deus" - o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta. (Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 48)

E nem que não precisam ir na igreja - Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.(João capítulo 14, versículo 23)

Taaaalvez pq se eles souberem, não apareçam mais na igreja e sem "fiéis"...sem dízimo....

• Por que nos dicionários as palavras Adorar e Venerar significam as mesmas coisas?

Infelizmente os dicionários comuns de portugues confundem veneração com adoração; mas os dicionários de teologia, que buscam a origem da palavra no grego, a distinguem muito bem. Adorar vem do grego "latria", dai temos idolatria (adorar idolos). Venerar vem de dulia (respeitar); o culto dos santos é de dulia e não de latria. Acontece que os protestantes são fracos em semântica. Paz e bem a todos.

Até aonde é pecado e aonde está escrito na biblia que adorar imagem é pecado?

Para tirar essas suas duvidas sugiro a leitura do nosso livro "Intercessão dos Santos - imagens e reliquias"

No livro do Êxodo 20,4-5 Deus parece proibir o uso de imagens. Mas porquê essa proibição? Porque podiam ser ocasião a que o povo de Israel as adorassem, como faziam os povos vizinhos dados à idolatria. Os israelitas tendiam a imitar gestos religiosos pagãos e, por isso, muitas vezes cairam na idolatria. Deus queria incutir o conceito de Javé, mostrando que o Senhor era diferente dos deuses dos outros povos.

Tomadas as cautelas contra o perigo da idolatria, Deus não somente permitiu, mas até mandou que se fizessem imagens sagradas. Veja:

* Ex 25,17-22 - Deus manda Moisés colocar 2 querubins de ouro na Arca da Aiança, onde Javé falava com seu povo.

* 1Rs 6,23-28 - No Templo construído por Salomão foram colocados querubins de madeira junto à Arca da Aliança. E as paredes do templo tinha imagens de querubins. Tudo feito com ordem de Deus, conforme vemos em 1Cr 22,6-13, e em Ex 31,1-11.

* 1Rs 7,25.29 - No Templo de Salomão havia também bois de metal, leões, touros e querubins.

* Nm 21,8-9 - Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze, e quem olhasse para ela seria salvo.

No século III, encontramos sinagogas da Palestina com pinturas e figuras humanas. A sinagoga de Dura-Europos, na Babilônia, tinha a representação de Moisés, Abraão e outros.

As antigas catacumbas cristãs apresentavam imagens bíblicas. Noé salvo do diluvio, Daniel na cova dos leões, o Peixe que simbolizava o Cristo e muitas outras.

A veneração que a Igreja presta às imagens, só é válida na medida em que é oferecida indiretamente àqueles que as imagens representam.

Veja alguns depoimentos sobre o uso das imagens:

- "Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, por essa imagem, a quem se dirige as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os iletrados. Por essas imagens, aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler" (Papa São Gregório Magno).

- "Quanto mais os fiéis contemplarem essas representações, mais serão levados a recordar-se dos modelos originais. Uma veneração respeitosa sem que isto seja adoração, pois esta só convém, segundo a nossa fé, a Deus." (Concílio de Nicéia II).

"Ninguém é tão simples e iletrado que possa desculpar-se de não saber como viver retamente, quando tem diante de si na imagem do Crucificado, um livro ilustrado, escrito, de forma clara e legível, em que todas as virtudes são aprovadas e todos os vícios reprovados." (Jean Gerson).

- "Outrora Deus invisível, nunca era representado. Mas agora que Deus se manifestou na carne e habitou entre os homens, eu represento o "visível" de Deus. Não adoro a matéria, mas o Criador da matéria." (ib I.16).

• acho que é para vender imagens ...tbm não entendo porque os pastores sabem que é pecado extorquir fieis em forma de dizimo e não dizem isso .....

• Talvez porque a idolatria maior esteja fora da igreja católica, nos que fazem estes tipos ai de pergunta.

Não sou católica.

Então..................

• Eu acho que eles sabem muitas outras coisas e não falam...

• Acho que vc tá um pouco por fora do assunto. Na Igreja Católica não há idolatria!

• Denovo? Hahahahaha...

• Eles dizem que não adoram as imagens que é só um meio de se achegar a Deus com uma imagem física.

È mui difícil.

• E daí ????? O que vc tem a ver com isso ???

Sign In or Register to comment.