Alguém poderia me falar um pouco sobre as raízes aéreas?

Poderiam me ajudar?

Update:

Eu queria uma visão geral sobre elas...

Comments

  • Ana Carolina, tenho uma literatura interessante veja:

    Raízes Aéreas

    1. Raízes escoras: partem do caule e se fixam no solo servindo para a sustentação. Ex.: milho.

    2. Raízes respiratórias: raízes de plantas que se desenvolvem em lugares alagadiços, possuem pequenos furos (pneumatódios) onde ocorre a aeração. Ex.: avicênia.

    3. Raízes tabulares: são raízes achatadas que lembram tábuas, que auxiliam a fixação da planta no solo e possuem poros que permitem a absorção de oxigênio. Ex.: figueiras.

    4. Raízes sugadoras: que aparecem em plantas parasitas e os cipós aparecem em plantas que vivem sobre outras. Ex.: erva-de-passarinho.

    5. Raízes estrangulantes: podem estrangular as plantas em que vivem, neste caso são chamados de mata-paus. Ex.: cipó-mata-pau.

    6. Raízes cinturas: raízes de plantas epífitas, que envolvem o caule suporte, mas sem causar danos. Ex.: orquídeas.

    abs

  • Vou citar um exemplo, na propriedade rural de minha vó materna, existem várias árvores nativas, frutíferas, silvestres, de sombra.

    Pois bem lá em alguns cinamomos era comum os passarinhos fazerem ninhos nas forquilhas e traziam figos de figueiras nativas, para alimentar os filhotes, pois bem caiam algumas sementes e acabavam nascendo onde havia sido o ninho, com isso a planta nascia a uns 10 metros do solo, e ao mesmo tempo que ia crescendo para o alto, as raízes iam descendo até encontrar o solo e se enraizar.

    Minha mãe conta que levava até 2 -3 anos para as raízes chegarem ao solo.

    As árvores estão lá... São enormes, suas copadas são imensas e estão ajudando a natureza.

  • Raízes de arvores que produzem frutos ou flores podem se desenvol-ver no meio terrrestre e aquatico alem de ficarem expostas pendentes no ar ou ne outros vegetais como são chamadas raízes aéreas

    as raizes podem exibir adaptações e funções especializadas dependendo do meio que ela se encontra,apresentando assim formas muito diferentes daquelas comuns tipicas de raizes subterraneas.

    Exemplo:raizes respiratórias , como a planta do mangue ela possue varios poros para trocas gasosas devivo ao terreno "pastoso"

    raizes aéreas de um figueira.etc.

Sign In or Register to comment.