Classifique os verbos quanto a predicação e seus complementos.?
a) As vezes encontro-me feliz
b)Agradou ao chefe o novo funcionário
c) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação .
d)Depois da dificílima viagem, o homem ficara satisfeito?
e) Ainda há criança sem escola
Alguem podia me explicar como que se faz isso ?
Comments
a) As vezes encontro-me feliz
b)Agradou ao chefe o novo funcionário
c) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação .
d)Depois da dificílima viagem, o homem ficara satisfeito?
e) Ainda há criança sem escola.
Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Há verbos que exigem complementos outros não. Conforme o seu complemento o verbo receberá uma denominação.
No exercício A o verbo 'encontrar' indica um estado em que eu me encontro. Quando o verbo indica estado, característica vamos estar diantede um verbo de ligação, ou seja, talverbo não indicaação. Os principais verbos de ligação são ser, estar,permanecer, continuar, ficar. O importante na análise dotipo de verbo é vc ler a oração toda para ver se ele está indicando algo em relação ao sujeito. No caso da letra A, o sujeito é oculto.
A) Verbo de ligação
Esta oração está na ordem inversa. Colocando na ordem direta fica:
O novo funcionário agradou ao chefe.
O novo funcionário agradou AO .................. Observe que o verbo 'agradou' precisa de um complemento e como o complemento exige a preposição AO, tal complemento é chamado de OBJETO INDIRETO.. Todas às vezes que o verbo exigir um complemento com preposição (DE, EM, COM, AO etc ) dizemosque esseverbo éverbo transitivo indireto Completando aoração temos:
ordemdireta: O novo funcionário agradou (ao chefe.)
Agradou: verbo transitivo indireto.
C) Observe que a locução verbal 'ficou sabendo'equivalea 'soube' pretéritoperfeito do verbo saber. Estudemos o complemento: O aluno soube DE sua aprovação hoje cedo. Neste caso, 'de sua aprovação' é objeto indireto devido a preposição. Mas em outra situação, esse verbo podeapresentar-se como intransitivo ou transitivo direto. Nesta questão é verbo transitivo indireto. "Hoje cedo" é adjunto adverbial de tempo.
C- ficou sabendo -------> verbo transitivo indireto.
D) Na ordem direta: O homem ficará satisfeito, depois da dificílima viagem?
"ficar" é verbo de ligação na oração principal.A segunda oração é subordinada temporal.
Na oração principal, 'ficar' indica o estado de satisfação que o sujeito poderá ficar.
Ficará ----> verbo de ligação.
E) O verbo haver nesta oração é impessoal, isto significa que écasode oração sem sujeito. Ocomplemento do verbo éum objeto direto pq o verbo "haver" não estáexigindo preposição.
Veja:
HÁ .................... ( falta um complemento). A esse complemento sem exigência de preposição (DE< EM< COM< PARA< AO), chamamos de objeto direto.
O objeto direto na oração é'criança. Todas às vezesem que o verbo exige o complemento sem preposição, o verbo será chamado de verbo transitivo direto.
Beijos
Caso, portanto, de verbo transitivo direto.