Como resolver isso ?

Bom.. meu pai é alcolatra. Eu e meus irmaos ja tentamos se reunir na sala pra coversar com ele sobre o assunto, mas ele sempre faz pouco caso! Ele é do tipo que entra por um lado e sai pelo outro.. tem dias em q ele nem volta pra casa! Não adianta tentar conversar com ele, pq ele nunca da ouvidos.

Ele n é uma má pessoa, e eu o amo muito! Sempre fico muito triste e ate mesmo choro quando ele n volta pra casa! Ja tenho 16 anos ( vou fazer 17 esse ano ) e resolvi esquecer os problemas do meu pai e focar nos meus estudos.. mas as vezes parece inevitavel.

Ao mesmo tempo que as vezes sinto raiva eu sinto dó.. e as vezes tmbm sinto q sou eu q tenho q dizer algo a ele. Ele ja fez muita coisa pior do q isso e eu n sei oq posso fazer pra ajudar ele! Nao quero nem pensar nesse negociode internar, pois acho q seria contra a vontade dele. Alguem de experiencia propria pra me dar um conselho ?

Comments

  • Izabelli, vc já faz o que é possível.

    Infelizmente algumas famílias convivem com esse problema e tem razão quanto a interná-lo contra sua vontade. Não surtirá efeito porque ele não aceita ter o problema.

    Entendo que fique triste, por ser seu pai, mas apesar dessa dor que carrega, não perca o foco dos seus objetivos. É difícil, mas vc querendo vai conseguir.

    Não sinta raiva do seu pai, alcoolismo é uma doença ligada a falha de alguns genes.

    As pessoas que tem esse problema, vivem bem até que colocam uma primeira gota de álcool na boca.

    Não conseguem se controlar e bebem até ficar completamente embriagadas e a medida que o tempo passa, precisam a cada vez, mais álcool. Infelizmente é uma doença e seu pai é o doente.

    A você e seus irmão recomendo que controlem o álcool ou mesmo evitem beber, pois sendo uma doença genética, vcs podem ter recebido essa carga genética.

    O estímulo constante e contínuo a partir da bebida, "acorda" o gene defeituoso e podem ter o mesmo problema do seu pai.

    Há uma coisa que pode tentar e pode dar certo.

    Na sua cidade existe um grupo de AA - Alcoólicos Anônimos.

    Procure, são as pessoas mais indicadas para lhe ajudar, inclusive na forma de abordagem para que seu pai passe a frequentar o AA.

    Se ele for, haverá recaídas, mas sóbrio tenho certeza que ele conseguirá vencer e deixar todos vcs mais tranquilos com seu pai de volta.

  • O Dudu te deu um ótimo conselho, vá ao o AA, o AA não é um grupo que ajuda apenas os alcoólatras, mas também os familiares, lá você vai encontrar pessoas como você, que estão passando pelo mesmo problema (no seu caso, por ser menor, eles podem te encaminhar há outro grupo, com a idade similar a sua). Aconselhe sua família a procurar também o AA, sua família mais forte, mas bem orientada vai conseguir ajudar melhor o seu pai, talvez lá vocês encontrem os argumentos necessários para convencer ele a participar também das reuniões e quem sabe, esse seja o primeiro passo para mudança dele. Só não deixe se abater, pois será mais difícil ajuda-lo, não desista dos seus planos. Boa sorte! ^^

Sign In or Register to comment.