A psicologia evoluiu ou estagnou nas diferenças de Freud e Jung?
Sou leigo, mas não consigo entender como essa briga deles possa perdurar na própria ciência, um dos dois têm que estar errado em pontos de vista, por que isso não é equacionado para a própria unidade da psicologia?
Comments
Já deu muitos passos.. sempre evoluindo..
Existe mesmo uma corrente liderada por um psicólogo francês (do qual sempre me esqueço o nome .. acabo de tentar encontrar na WEB e não consegui) que afirma que a Análise e a psiquiatria são uma "impostura" ... ou seja, falsas, acreditando em outros métodos de cura, sem a participação do psicólogo....
Basicamente, Freud classificou e definiu os compartimentos da mente humana, a ID, o subconsciente, o alter ego... Jung, foi mais além, e previu consequências fisicas da mente sobre o corpo,provenientes do desiquilibrio entre aqueles compartimentos da mente. O francês diz que remédios e sessões de análise em grupo são suficientes sem ter que expor o paciente a longos e (segundo ele) sofridos periodos de sessões de análise freudiana...
Agora aparecem novas ideias, onde até a psicanálise sob a ação de espíritos é considerada...
Evidentemente, temos que considerar que a fé remove montanhas, e que sempre existem os espertinhos que querem ganhar dinheiro fácil....
Um abraço
Amigo oc,
Amigo sou quase tão leiga quanto vc mas tenho informações cientÃficas que dizem que o maior numero de doenças nervosas são causados por desequilÃbrio quÃmico de nosso organismo.
Apesar de se saber que o responsável por certos comportamentos sejam quÃmico, a maneira com que Freud estudou o comportamento humano é insuperável.
Quem sou eu para julgar um ou outro, ambos são respeitáveis dentro de suas teses, mas estou de acordo com Freud quando diz que tudo no comportamento do homem é regido por seu instinto sexual.
Por isso eu acho que ainda esta para nascer quem conseguira mudar a maioria das teses do Freud na psicanálise.