A psicologia evoluiu ou estagnou nas diferenças de Freud e Jung?
Sou leigo, mas não consigo entender como essa briga deles possa perdurar na própria ciência, um dos dois têm que estar errado em pontos de vista, por que isso não é equacionado para a própria unidade da psicologia?
Comments
Já deu muitos passos.. sempre evoluindo..
Existe mesmo uma corrente liderada por um psicólogo francês (do qual sempre me esqueço o nome .. acabo de tentar encontrar na WEB e não consegui) que afirma que a Análise e a psiquiatria são uma "impostura" ... ou seja, falsas, acreditando em outros métodos de cura, sem a participação do psicólogo....
Basicamente, Freud classificou e definiu os compartimentos da mente humana, a ID, o subconsciente, o alter ego... Jung, foi mais além, e previu consequências fisicas da mente sobre o corpo,provenientes do desiquilibrio entre aqueles compartimentos da mente. O francês diz que remédios e sessões de análise em grupo são suficientes sem ter que expor o paciente a longos e (segundo ele) sofridos periodos de sessões de análise freudiana...
Agora aparecem novas ideias, onde até a psicanálise sob a ação de espíritos é considerada...
Evidentemente, temos que considerar que a fé remove montanhas, e que sempre existem os espertinhos que querem ganhar dinheiro fácil....
Um abraço
Amigo oc,
Amigo sou quase tão leiga quanto vc mas tenho informações cientÃficas que dizem que o maior numero de doenças nervosas são causados por desequilÃbrio quÃmico de nosso organismo.
Apesar de se saber que o responsável por certos comportamentos sejam quÃmico, a maneira com que Freud estudou o comportamento humano é insuperável.
Quem sou eu para julgar um ou outro, ambos são respeitáveis dentro de suas teses, mas estou de acordo com Freud quando diz que tudo no comportamento do homem é regido por seu instinto sexual.
Por isso eu acho que ainda esta para nascer quem conseguira mudar a maioria das teses do Freud na psicanálise.
Com toda a evolução ainda é o pensamento froidiano a prevalecer.
Um abraço, Helda.
Amigo oculto, estamos na era das incertezas, portto, dentro da própria ciência as certezas hj são mto relativas, e em se tratando da psicologia, psicanálise, psiquiatria, medicina, etc..n é diferente, n haverá um equacionamento justamente para o bem de todas as ciências, para o bem do ser humano que deve ser considerado dentro de um contexto do qual faz parte. Desta forma, os profissionais da área devem estar sempre atentos e questionando tto as teorias de Freud, Jung e outros, que ao mesmo tempo em que diferem bastante, podem ser utilizadas e aplicadas nos casos em que se adequarem. Isso é uma questão de conscientização dos profissionais para q n ocorra esse racha na categoria!
LETE.
Em 1910, e ainda mais em 1911, Jones registra que "Freud sentia-se conturbado ao saber que a intensa absorção de Jung em suas pesquisas mitológicas estava interferindo gravemente nos deveres de presidência (da Sociedade PsicanalÃtica Internacional) que havia atribuÃdo a ele."
Quando a ruptura definitiva aconteceu, em abril de 1914, Jung sentiu-se desamparado: "todos os meus amigos e conhecidos se afastaram de mim. Meu livro não foi considerado uma obra séria. Passei por mÃstico e, dessa forma, encerraram o assunto."
Freud se deu conta disso e numa carta que escreveu a Jones disse: Pode ser que superestimamos Jung e as suas realizações no futuro. Não se encontra ele numa situação simpática perante o público, no momento em que se volta contra mim, isto é, contra o seu passado."
Jung escreveu outras palavras. Avaliou que "olhando para trás, posso dizer que sou o único que prosseguiu o estudo dos dois problemas que mais interessaram a Freud: o dos 'resÃduos arcáicos' e da sexualidade. Espalhou-se o erro de que não vejo valor na sexualidade. Muito pelo contrário, ela desempenha um grande papel em minha psicologia, principalmente como expressão fundamental, mas não única, da totalidade psÃquica. Minha preocupação essencial era aprofundar a sexualidade além do seu limite pessoal e seu alcance de função biológica, explicando-lhe o lado espiritual e o sentido numinoso. Exprimia, assim, o que fascinara Freud, sem que ele o compreendesse."
Evoluiu, com certeza! Só por aÃ, já temos duas teorias riquÃssimas! Agora, uma coisa é certa: nenhum dos dois pensamentos é cientÃfico, logo não dá para ser testado e nem dá para termos certeza de que um deles está errado. São dois pontos de vista diferentes sobre um monte de coisas em comum. Até mesmo por isso, a psicologia está longe de ser uma unidade, e eu acho que isso é uma das coisas mais ricas no estudo dela!
O cérebro humano é muito mais do que qualquer um pode sonhar.
---------------------------------------------
Evolui, tem tem a palavra respeito como remédio para muitos
e verdade !!!
A briga não é deles, mas dos profisisonais e estudiosos da Psicanálise, não da psicologia. Pode acreditar, existe uma diferença enorme entre uma coisa e outra.
Um abração!