Você mantém a ética e a moral apenas por ter uma religião?
Por exemplo, você Cristão, só não mata por que é pecado, ou por que não sabe que não tem o direito de tirar a vida de ninguém?
Pergunto isso, pois alguns conceitos basicos de moral e de ética eu tinha antes mesmo de ser cristão.
Desde já Obrigado.
Shalom
Comments
A moral e a ética não são invenções das religiões e sim da capacidade de discernirmos o certo e o errado, a religião sozinha não torna ninguém mais ético
Não, os princÃpios de moral e ética se aprende com a famÃlia.
Há muitas pessoas que se dizem "cristão" e não tem conceitos morais e éticos.
A ética e a moral nunca esteve relacionado a religião ou qualquer outro tipo de seguimento, está diretamente incorporada a nós, e cabe a nós sabermos desenvolvê-la e utilizarmos de forma q não agrida as pessoas, mas sabemos q todos nós temos defeitos e nem todos age da maneira correta. Muitos usam desculpas só pra justificar alguns atos imorais ou anti-éticos, na verdade nossas atitudes dependem unica e exclusivamente da gente, vc pode até ser influenciado algumas vezes mas a última decisão sempre será a nossa.
Um abraço!
Se modo algum, ética, valores morais, se aprende de criança, na familia, independe de crença, ou fé religiosa, ateus também tem ética.
Como tu mesma menciona "são conceitos básicos" que todo ser humano deve ter.
Já passei dessa fase.
Não.
Acho que devo os meus mais importantes valores à educação que tive, através da minha famÃlia.
religião maqueia mas não tira a natureza humana.
Quando deixei de ser religioso meus valores morais ficaram ainda melhores e mais maduros.
à claro que as religiões também tem aspectos morais porém, não servirão para nada se você não tiver construÃdo seu senso moral pela educação doméstica.
Claro é uma questao de moral, amor ao próximo de obediência e de temor a Deus.
"Não, a religião não é nada disso; a religião é a fé, a esperança e a caridade". Eliphas Levi
"Renunciaremos é ciência porque existem ignorantes? E haverá que abandonar a religião porque certas pessoas entendem-na mal e mal a praticam?". Eliphas Levi
"Saber a verdade, Querer o bem, Amar o belo e Fazer o que é Justo. Porque a verdade, o bem, o belo e o justo são inseparáveis". Eliphas Levi
"Quanto à religião, não há mais que uma. E não tem havido nunca, senão uma verdadeira. à a esta que chamo verdadeiramente de Católica ou universal. Um muçulmano pode praticá-la como o tem demonstrado muito bem o emir Abd-el-Kader, quando salvou os Cristãos de Damasco. Esta religião é a Caridade; o sÃmbolo da caridade é a Comunhão; e o oposto da comunhão é excomunhão; comungar é evocar a Deus, excomungar é evocar ao diabo". Eliphas Levi
"Fazer bem é triunfar; e, aquele que não triunfa, é mais ou menos responsável por sua torpeza. As coisas, na realidade, estão de tal forma ordenadas pela Sabedoria Suprema que o mal não poderia ter um êxito real e durável, e que o bem, apesar de todas as demoras e de todos os obstáculos, chega sempre a seu fim. Falas do mal que se produziu a propósito do Cristianismo. Este mal passou em parte, e o que dele resta, passará. Porém, o bem ficou e ficará. Não é em nome de Torquemada, e sim em nome de Vicente de Paula que as irmãs de Caridade cuidam dos pobres órfãos. Alexandre VI não publicou jamais uma constituição apostólica justificando o envenenamento e o incesto. A religião é santa, os homens é que são maus. Eliphas Levi