Você conhece ou exige a "nota fiscal paulista"?

Uma pergunta de uma usuária me colocou a pensar. Nela, explica-se como funciona a polêmica, mas pouco conhecida "nota fiscal paulista".

Segundo ela, desde dez/07 o governo do estado implantou esse programa com o objetivo do comprador exigir a nota fiscal de compra, em troca de pequenas vantagens. Esta nota fiscal é emitida pelo vendedor de forma opcional ao comprador, devendo o mesmo informar o CPF. Isto vai no sistema do governo e poderá ser acessado por um site da Secretaria da Fazenda. As vantagens são créditos em dívidas que por ventura tenha com o governo de SP: o IPVA, por exemplo.

A polêmica é a questão do controle dos gastos que o governo poderá ter do contribuinte que opta por esse sistema. Outro problema levantado, seria o aumento da arrecadação de impostos do vendedor, que repassaria a nós, compradores.

Devemos considerar, que a informalidade e a sonegação são os grandes males da arrecadação pública, e que devemos exigir a transparência do governo, antes que nos exijam

Update:

... a nossa transparência. Opinem!

Comments

• Ao pedir a nota fiscal paulista, o governo tem condições de saber quanto o contribuinte consumiu, e poderá confrontar com o quanto declara ganhar, fiscalizando assim sonegadores. Mas a CPMF também fazia este papel, e de forma mais efetiva e obrigatória, não se esqueça disso.

Eu sempre peço a NF Paulista, e, como declaro meus rendimentos corretamente, não terei nenhuma desvantagem, aliás, apenas vantagens, pois serei reembolsado, e, mesmo que seja um valor muito baixo, e mais do que o nada que recebí pela CPMF. Além disso, o governo dá a oportunidade de consultarmos as notas fiscais declarada através do site da NF paulista, e, como guardo todas as notas, saberei quem são os comerciantes sonegadores, e poderei denuncia-los.

A polêmica foi levantada com o único propósito de descaracterizar a idéia, pois estamos em ano de eleições.

Exijo transparência, mas mesmo que não receba aquilo que exijo, faço minha parte.

• Desde que foi criada a "Nota Fiscal Paulista" eu me cadastrei em vários estabelecimentos (como o Carrefour) e peço a nota fisca. Como as empresas tem um prazo para aderirem ao programa nem todas as lojas estão participando desse programa.

• Sim e estou usando desse direito.

• SIM CONHEÇO. MAS É DIFÍCIL AS LOJAS FORNECER NOTAS. TEM UMA LOJA QUE CHAMA " RAIO DE SOL" NA LAPA, QUE NÃO DÁ NOTA NENHUMA , E DIZ QUE NINGUÉM TASCA.

• a nota fical paulista é uma maneira de que não ocorra riscos de sonegação fiscal e que o consumidor sem exija a nota para ser beneficiado com descintos em outros impostos

• Sim, + é uma *****... nem adianta pedir ...

Sign In or Register to comment.