Aos psicólogos e psiquiatras?

A observação a seguir não é uma crítica nem uma tentativa de diminuir a profissão de psicólogos e psiquiatras. É apenas uma passagem que achei interessante.

(Não se pode melhorar o presente examinando o passado) "como se

alguém pudesse melhorar o sabor do jantar de hoje acrescentando os restos bichados do jantar de ontem."

parte entre aspas:Stephen King em JOGO PERIGOSO

Comments

  • "Não se pode melhorar o presente examinando o passado"

    EU NÃO CONCORDO!

    Porque o presente é o resultado de tudo o que aconteceu no passado!

  • Não concordo, está bonita a frase de Stephen King, mas não concordo. Tudo o que vivemos agora irá influenciar o nosso comportamento futuro. Por exemplo, quando uma criança teimosa se queima no fogão, ela não voltará a colocar lá a mão. O mesmo acontece no nosso dia-a-dia, quando aprendemos algo positivo ou negativo, tentamos sempre reter essa informação e isso irá influenciar para sempre o nosso comportamento. em suma, o passado influencia o nosso presente e o nosso futuro.

  • Acredito que se pode melhorar o presente examinando o passado, sim, mas o profissional deve saber direcionar, analisar ou interpretar o modo como essa situação se reflete no presente do ajudado. Só assim poderá ajuda-lo. Se ficar apenas ouvindo sem apresentar uma reflexão sobre a situação não conseguirá ajudar seu cliente. E se ficar direcionando as atividades a serem realizadas pelo cliente, também não o ajuda, pois só a pessoa é quem sabe o que deve realmente realizar ou deixar de realizar em sua vida.

    Para mim o profissional deveria proporcionar ao cliente uma reflexão sobre sua vida, seus conflitos, suas emoções, seja no passado ou no presente.

    Existe um livro que eu adoro, li várias vezes, fala sobre a relação de ajuda, já li vários livros sobre o assunto mas eu gosto especialmete desse. Tenho umas anotações em meu caderno:

    Responder ao conteúdo:

    -Identificar o tema básico

    -Resumi-lo para o ajudado usando o formato "Você está me dizendo que................"

    Responder ao sentimento:

    -Identificar a categoria do sentimento

    -Identificar a intensidade do sentimento

    -Escolher a palavra-sentimento

    -Responder usando o formato: "Você está se sentindo................"

    Responder ao sentimento e ao conteúdo:

    -Identificar o sentimento

    -Identificar a razão para o sentimento

    -Responder usando o formato:"Voçê está se sentindo ....... porque....."

    Responder com imagens:

    - Encontrar uma representação concreta para o relato do cliente

    - Transformá-la em palavras

    - Responder usando o formato:

    " É como se ......................."

    "Quando ..................., é como se ...................."

    "Você se sente.................. como se ..................."

    "Diante de .......... você se sente .......... como se..........."

    Responder ao comportamento:

    " Por um lado você me diz que ........... por outro você me parece............"

    Personalizando:

    "Você se sente ....................porque você ................."

    "Você se sente ....................porque você não sabe ..............."

    "Você se sente ....................porque você não sabe .............. e você gostaria de .................."

    Dessa maneira eu acredito que o profissional ajudaria seu cliente a refletir e a entender melhor o que acontece consigo, mesmo que esses acontecimentos presentes sejam influenciado por aspectos passados da vida. É necessário refletir e interpretar tal influência do passado no presente. E na minha opinião os psicologos deveriam estar preparados para isso.

    Bom dia.

  • Se não dermos uma olhada no passado, com certeza não viveremos o presente e nem faremos nenhum futuro.

  • eu diria que se tem que pegar essa parte do jantar bichado de ontem

    e transformá-lo em novo para comê-lo denovo hoje...

    pois o jantar é servido uma vez só, quando nascemos, e é só um.

  • nem todo psicologo e ou psiquiatra faz seu trabalho baseado no passado.

  • Absolutamente inverossímel e um tanto inocente esta colocação, que não se pode melhorar o presente examinando o passado.

    Se pesquisares esta afirmação, é a pedra angular do Pós-pós modernismo que inferioriza e elimina o passado afirmando que a constante renovação de idéias e o abandono daquilo que passou é o correto.

    Esta civilização de valores invertidos mentidos e permanentes na insanidade, comprova sua absoluta decadência construtiva.

    O passado deve ser inescrutado para que enganos não sejam cometidos no presente.

    Esta afirmação da eliminação do passado é o que sustenta valores triviais do consumo de massa com a criação constante de mercadorias que vão se substituindo indefinidamente, criando um eterno refugo de "lixo".

Sign In or Register to comment.