Qual a diferença do ENADE para o PROVÃO? Se é que existe alguma.?
No site do Inep existe um link que compara as faculdades pelo enade de 2005 e em outro link, onde você procura por cursos específicos, eles te dão a avaliação pelo provão de 2003, no caso de Pedagogia.
Comments
Isso acontece porque em 2004 o ENADE substitui o ENC (Provão) e apesar de serem muito parecidos, eles tem algumas diferenças entre si.
Uma delas é o que alguém respondeu a sua pergunta, o ENC era feito com todos os formandos no curso avaliado, já o ENADE é feito com ingressantes (pessoas no começo do curso) e concluintes (pessoas no fim do curso).
Outra diferença é quanto a amostragem, antes era feito um censo, agora é feita uma amostragem de alunos.
Tem outras diferenças também. Procura no google "diferença provão enade" que vc acha artigos sobre isso...
Na minha opinião não existe diferença alguma. Há um tempo atrás o nome era PROVÃO DO MEC e há pouco tempo passou a se chamar ENADE. Eu não entendo nem o porquê da mudança do nome se o objetivo é o mesmo: avaliar o desempenho dos alunos do nÃvel superior. E tem mais, na minha opinião o tipo de prova nem mudou: basea-se sempre no modelo de educação sulista e não leva em consideração as diferenças regionais.
Ainda tem o fato de avaliarem e não preverem as melhorias para os próximos anos. Dizem que vão mudar e melhorar os cursos que apresentarem baixo rendimento, mas nada é feito.
O que eus ei é q oprovão e no ultimo ano do cursdo já o enade é durante o curso e eu acho q é + d eum enade duranto o cursdo ja o provao é so um!