Posso ser considerada afro-descêndente?
Me escrevi na prova da Etec e assinalei que sou afro-descêndente, só que agora estou na dúvida. Sou morena clara, e tenho cabelos cacheados desde a raiz, sou filha de pai pardo e mãe branca. Por isso não sou negra e nem branca, sou café com leite. Depois que fechei a inscrição vi que eles consideram afro-decêndentes quem é negro e pardo. Não sou parda mais tbm não sou branca, tô mais pra morena. Será que eles podem me desclassificar por isso?
Posso ser considerada afro-descêndente?
me ajudem.
Comments
Minha filha fique tranquila. Se esse negócio de cota para negros e descendentes for sério mesmo, a maioria dos brasileiros terão vaga na faculdade. Quem não tem um neguinho na genealogia... que atire a primeira pedra! Difícil é ser branco neste País. Afinal o precomceito é contra quem? Negros ou Brancos. É impossível saber.
Pois é... Ele disse que não conhecia o dono do avião que andou levando ele não sei para onde, mas o dono do avião já afirmou que é amigo dele e é dono de uma ONG que recebe verbas do Ministério do Trabalho. E agora? Será que afro-descendente mentiroso não pode ser desmascarado?
No Brasil, quem não é afro-descendente? R: Só uma pequena parte de nossa população. Não importa a cor da sua pele ou se seus cabelos são carapinha ou não. Somos um povo quase totalmente mestiço e temos em maior ou menor grau genes dos tres grandes ramos formadores do nosso povo. E o povo negro contribuiu com bastante dos seus genes para esse resultado. Quer uma prova de sua, assim como a minha, afro-descendência? Olhe-se no espelho... Se o seu globo ocular não for totalmente branco, mas branco mesmo, e tiver alguns traços de ton amarelado, e se a palma de sua mão mostrar limites entre ela e a costa de suas mãos fique tranquila: embora morena você tem traços da raça que com sangue, suor e lágrimas e sobretudo com espírito de suprema doação ajudou o Brasil e muitos países do mundo a se civilizarem e atingirem o grau tecnológico no qual lhoje se encontram. Tenha orgulho. E não diga mais "não sou branca nem negra" mas diga com orgulho " - sou mestiça, brasileira e cidadã, graças a Deus". Os babacas que criaram esta "droga social" de cota não vieram fazer justiça à raça negra e seus descendentes, mas colocar todos nós como pedintes do "favor" e não conquistadores do mérito.
Acho que vc está muito longe pra isso.
vc é nerguinha c for sim c for morena e café com leite e nao negona cem por cento. adoro os afros eles tem conteudo ou seja bem dotados!!!!!!!!!!!!
Por essas é outras que esse conceito é tão falho... diria que afro-descendente é quem descende de africano (e tem africanosbrancos!)... Se vc pensa que é, deve ser esmo... mas tem lugar que seleciona pela cor, daí depende da pessoa que vai decidir!!!
Vai, faz e verá!