Posso ser considerada afro-descêndente?

Me escrevi na prova da Etec e assinalei que sou afro-descêndente, só que agora estou na dúvida. Sou morena clara, e tenho cabelos cacheados desde a raiz, sou filha de pai pardo e mãe branca. Por isso não sou negra e nem branca, sou café com leite. Depois que fechei a inscrição vi que eles consideram afro-decêndentes quem é negro e pardo. Não sou parda mais tbm não sou branca, tô mais pra morena. Será que eles podem me desclassificar por isso?

Posso ser considerada afro-descêndente?

me ajudem.

Comments

• Minha filha fique tranquila. Se esse negócio de cota para negros e descendentes for sério mesmo, a maioria dos brasileiros terão vaga na faculdade. Quem não tem um neguinho na genealogia... que atire a primeira pedra! Difícil é ser branco neste País. Afinal o precomceito é contra quem? Negros ou Brancos. É impossível saber.

• Pois é... Ele disse que não conhecia o dono do avião que andou levando ele não sei para onde, mas o dono do avião já afirmou que é amigo dele e é dono de uma ONG que recebe verbas do Ministério do Trabalho. E agora? Será que afro-descendente mentiroso não pode ser desmascarado?

• No Brasil, quem não é afro-descendente? R: Só uma pequena parte de nossa população. Não importa a cor da sua pele ou se seus cabelos são carapinha ou não. Somos um povo quase totalmente mestiço e temos em maior ou menor grau genes dos tres grandes ramos formadores do nosso povo. E o povo negro contribuiu com bastante dos seus genes para esse resultado. Quer uma prova de sua, assim como a minha, afro-descendência? Olhe-se no espelho... Se o seu globo ocular não for totalmente branco, mas branco mesmo, e tiver alguns traços de ton amarelado, e se a palma de sua mão mostrar limites entre ela e a costa de suas mãos fique tranquila: embora morena você tem traços da raça que com sangue, suor e lágrimas e sobretudo com espírito de suprema doação ajudou o Brasil e muitos países do mundo a se civilizarem e atingirem o grau tecnológico no qual lhoje se encontram. Tenha orgulho. E não diga mais "não sou branca nem negra" mas diga com orgulho " - sou mestiça, brasileira e cidadã, graças a Deus". Os babacas que criaram esta "droga social" de cota não vieram fazer justiça à raça negra e seus descendentes, mas colocar todos nós como pedintes do "favor" e não conquistadores do mérito.

• Acho que vc está muito longe pra isso.

• vc é nerguinha c for sim c for morena e café com leite e nao negona cem por cento. adoro os afros eles tem conteudo ou seja bem dotados!!!!!!!!!!!!

• Por essas é outras que esse conceito é tão falho... diria que afro-descendente é quem descende de africano (e tem africanosbrancos!)... Se vc pensa que é, deve ser esmo... mas tem lugar que seleciona pela cor, daí depende da pessoa que vai decidir!!!

• Vai, faz e verá!

Sign In or Register to comment.