O que é o Sacramento da Confissão?
Catecismo da Igreja Católica:
(1423) Chama-se sacramento da Conversão, pois realiza sacramentalmente o convite de Jesus
(1989) à conversão , o caminho de volta ao Pai , do qual a pessoa se afastou pelo pecado.
(1440) Chama-se sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação do cristão pecador.
(1424) É chamado sacramento da CONFISSÃO porque a declaração, a confissão dos pecados
(1456) diante do sacerdote é um elemento essencial desse sacramento. Num sentido profundo esse sacramento também é uma “confissão”, reconhecimento e louvor da santidade de Deus e de sua misericórdia para com o homem pecador.
(14490) Também é chamado sacramento do perdão porque pela absolvição sacramental do sacerdote Deus concede “o perdão e a paz ”
(1442) É chamado sacramento da Reconciliação porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: “Reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5,20).
Quem vive do amor misericordioso de Deus está pronto a responder ao apelo do Senhor:
“Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mt 5,24).
Comments
Ola tudo bem, prefiro me confessar com Deus
A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve a remissão de pecados perante um padre (presbÃtero) ou bispo que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo pecado).
A Igreja Católica pune automaticamente com excomunhão qualquer sacerdote que revelar o que lhe foi dito em confissão.
...
Muitos protestantes falam "Ah! Eu me confesso com Deus!"
...
Aqui a resposta da BÃblia para eles : "Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão, iam ao encontro de João.
Confessavam os próprios pecados, e João baptizava-os no rio Jordão."
(Mateus 3, 5-6)
"Confessai uns aos outros os vossos pecados e rezai uns pelos outros, para serdes curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força."
(Tiago 5- 16)