questão do senai por favor me ajudem?????????????

bom pessoal essa questão caiu também na minha prova e não soube montar a conta e nem ao menos resolve-la por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!

Em uma escorregador aquático,como o indicado na figura a seguir, o atrito é desprezível

*Um escorregador com a altura 12,8 m

A maior velocidade possível que uma pessoa pode atingir, descendo do ponto mais alto até o ponto mais baixo é de

CONSIDERE: g = 10m/s

a. 6 m/s

b. 8 m/s

c. 10 m/s

d. 16 m/s

e. 20 m/s

por favor me ajudem?????

Comments

  • Olha só, temos dois tipos de energia envolvidos nesse exercício:

    Energia potencial --> aquela que se encontra armazenada nos corpos. Relacionada a altura h.

    Energia cinética --> aquela relacionada a algum tipo de movimento. relacionada a velocidade v.

    Vamos ao exercício:

    g = 10m/s²

    h= 12,8

    Como despreza o atrito, ocorre conservação de energia, ou seja, a energia potencial que uma pessoa possui no alto no escorregador sera integralmente transformada em energia cinética sem que exista dissipação de energia.

    No alto do escorregador ela tem energia potencial:

    Ep = m.g.h

    Ep = 1.10.12,8

    Ep = 128 joules

    Repare que o exercíco não te dá a massa, adote o valor 1 para a massa pois não interfere no resultado final.

    No final do escorregador toda energia potencial vai ter se convertido em energia cinética.

    Ep = Ec = 128

    Ec = m.v²/2

    128 = 1.v²/2

    v² = 256

    v = 16m/s

    LETRA D

  • > "Em uma escorregador aquático,como o indicado na figura a seguir ..."

    Vou considerar que a figura corresponde a um tobogã clássico.

    Nesse caso, a energia potencial será convertida em energia cinética ao longo da descida do tobogã:

    ½ mv² = mgh

    v = √2gh

    Aplicando os dados numéricos do enunciado:

    v = √2 10 12,8

    v = 16 m/s

    Resposta: D

  • Ele no alto dos 12,8 metros irá acumular uma energia potencial e quando descer esta energia se transformará em cinética.Então temos:

    Ec=Ep

    MV²/2=m*g*h

    MV²/2=10*12,8m

    MV²/2=128m

    MV²=256m(corta os m)

    V²=256 ----- V=16m/s. -----letra D.

  • Há transformação de energia potencial em energia cinética. Como despreza atrito, há conservação de energia mecânica.

    Energia mecânica (Em) soma das energias cinética e potencial

    Energia potencial (Ep) mgh

    Energia cinética (Ec) mv²/2

    Como há conservação de energia mecânica: energia mecânica inicial é igual energia mecânica final.

    Emi = Emf

    Eci + Epi = Ecf + Epf

    (não há energia cinética no início pq não há velocidade, e não há energia potencial no final pq não há altura)

    mgh = mv²/2

    gh = v²/2

    substituindo g = 10 e h = 12,8

    v² = 10.12,8 /2

    v = 8 m/s

Sign In or Register to comment.